O montante de R$ 500 milhões disponibilizado pelo governo federal para o programa do carro popular está quase no fim. Conforme a última atualização, já foram consumidos R$ 420 milhões, o que corresponde a 84% do total. Se continuar nesse ritmo, o incentivo termina ainda nesta semana. Mas, quais são as marcas de carros que mais aproveitaram esse empurrãozinho?
Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a marca que mais obteve incentivos do programa do carro popular foi a FCA, que é o grupo formado entre a Fiat e as marcas da Chrysler (Jeep e RAM, que atuam diretamente no Brasil), anterior à aliança Stellantis, mas que ainda é válida para alguns fins. As duas marcas consumiram R$ 170 milhões, nada menos que 40% do montante até o momento.
Naturalmente a marca que mais vendeu foi a Fiat, que tem vários modelos disponíveis com o desconto, entre eles um dos carros mais baratos do país, o Mobi, que divide o posto com o Kwid, ambos vendidos a partir de R$ 58.990. Já a Jeep tem apenas um modelo participando do programa do carro popular, o Renegade, a partir de R$ 115.990.
Volkswagen é a segunda das marcas
A marca seguinte que mais está aproveitando o programa do carro popular é a Volkswagen, que já recebeu R$ 60 milhões do montante distribuído até o momento em descontos patrocinados. O modelo mais barato vendido pela marca é o Polo Track, com preço sugerido de R$ 74.990.
A terceira marca que mais obteve incentivos do programa do carro popular foi a Renault, com R$ 50 milhões. Além do Kwid, a marca participa com descontos para o Duster, Oroch, Logan e o Stepway.
A Hyundai vem em seguida, já tendo obtido R$ 40 milhões em descontos do programa do carro popular. A marca coreana foi uma das que deram descontos mais agressivos, com o HB20 a partir de R$ 69.990.
Francesas venderam bem no programa do carro popular
As francesas Peugeot e Citroën, do grupo PSA (que se juntou à Stellantis), obtiveram juntas R$ 40 milhões em descontos do programa do carro popular. As versões de entrada do Peugeot 208 e do Citroën C3 são vendidas por R$ 62.990. Isso prova que a estratégia de popularizar os modelos das marcas vem dando certo.
Já a Chevrolet está bem abaixo do esperado, tendo somado R$ 20 milhões em incentivos. Porém, ao ver o posicionamento de seu carro de entrada, um Onix vendido a partir de R$ 78.390, é de se entender.
A Nissan também obteve R$ 20 milhões em descontos patrocinados. O fabricante participa do programado carro popular apenas com SUV Kicks, vendido a partir de R$ 109.990. A Honda vem em seguida, com R$ 10 milhões em incentivos, o mesmo montante da Toyota.
Quanto cada fabricante obteve em incentivos
MARCA BENEFÍCIO PERCENTUAL Fiat + Jeep R$ 170 milhões 40% Volkswagen R$ 60 milhões 14% Renault R$ 50 milhões 12% Hyundai R$ 40 milhões 9,5% Peugeot + Citroën R$ 40 milhões 9,5% Chevrolet R$ 20 milhões 4,7% Nissan R$ 20 milhões 4,7% Honda R$ 10 milhões 2,4% Toyota R$ 10 milhões 2,4%
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