Os carros elétricos se destacam por serem eficientes e, ao mesmo tempo, mais sustentáveis, já que não emitem gases poluentes na atmosfera. Isso se não considerarmos o processo de produção dos veículos e da energia para movê-los. Além disso, outra vantagem também torna esses modelos atraentes: eles são mais baratos de se manter.
E isso não está relacionado apenas ao fato de consumirem energia elétrica ao invés de combustível (que é muito mais caro). O carro elétrico apresenta, também, baixos custos de manutenção regular, já que tem número muito menor de componentes mecânicos.
Com isso, os serviços são simplificados e se tornam, assim, mais baratos que os dos carros populares (a combustão e híbridos).
No caso da linha Chevrolet, por exemplo, o custo total das revisões programadas até 50 mil quilômetros para o novo Bolt EV é, aproximadamente, 20% menor que o do Onix 1.0 MT, atual carro de entrada da marca. Se a comparação for feita com outro modelo do mercado, seja a combustão ou híbrido, esse percentual de economia tende a aumentar mais ainda.
O carro elétrico, no entanto, exige capacitação especial
Apesar de a manutenção ser simplificada em relação as dos demais veículos populares, o carro elétrico exige, para o serviço adequado de revisão, ferramentas e procedimentos exclusivos, além de mecânicos especializados.
Adalberto Casalecchi, gerente de serviços para a rede de concessionárias Chevrolet, ressalta que as oficinas precisam estar devidamente preparados para receber os EVs.
“Um carro elétrico não tem troca de óleo, correias, velas ou filtro de ar do motor ou de combustível, por exemplo. Tudo isso reduz também o tempo de mão de obra do mecânico. Mas, como quase tudo é eletroeletrônico num EV, a oficina precisa ter ferramentas e procedimentos específicos, assim como profissionais devidamente capacitados, para lidar com o sistema de alta tensão com segurança”.
Adalberto Casalecchi
Dentre as especificidades da manutenção, o carro elétrico demanda, por exemplo, a troca do líquido de arrefecimento que refrigera as baterias.
Por outro lado, o carro elétrico precisa ser levado, com intervalos programados, às oficinas, assim como nos casos dos demais tipos de automóveis. Isso acontece porque mantém-se as checagens de itens de desgaste comuns, como sistemas de freios, suspensão e direção.
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