Depois de muita disputa e dezenas de comentários no Fórum, o Fiat Punto foi eleito o carro do ano pelos leitores do Portal Vrum. Na enquete, que ficou publicada por cerca de doze dias, o modelo italiano recebeu 4.693 dos 11.633 votos totais, o equivalente a 40,34%. Contrariando o esperado por muitos, o Citroën C4 Pallas ficou em segundo lugar, com 2.911 votos, 25,02%, seguido pelo Chevrolet Vectra GT que, havia ficado em segundo nas pesquisas de boca de urna, também atrás do compacto da Fiat. O hatch médio da GM recebeu 2.269 votos, 19,5%. Vale lembrar que apenas modelos inéditos, lançados no Brasil em 2007, puderam concorrer.
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Os três primeiros disputaram a liderança até o terceiro dia da eleição, quando o modelo italiano engatou uma quinta e passou a liderar até a linha de chegada. Pallas e Vectra GT travaram uma disputa interessante, já que o Chevrolet ficou na frente do sedã francês nos cincos primeiros dias, mas não conseguiu manter o fôlego nos sete últimos dias. Talvez se o carro tivesse o motor 2.4 16V Flexpower, que desenvolve 146 cv com gasolina e 150 cv com álcool, sua votação teria sido mais expressiva.
Nissan Sentra ficou com o quarto lugar, com participação de 6,58% na enquete, ou 766 votos. Seu irmão "sem bunda", Tiida, não foi páreo para os seis concorrentes e acabou ficando em último, com apenas 201 votos, equivalente a 1,72%. Os dois carros da Renault travaram uma disputa acirrada pela quinto lugar, vencida, com 427 votos (3,67%), pelo Logan. O hatch Sandero veio colado na traseira do irmão, com 3,14% de participação, equivalente a 366 votos.
Modelo | Votos | % |
Fiat Punto | 4.693 | 40,34 |
Citroën C4 Pallas | 2.911 | 25,02 |
Chevrolet Vectra GT | 2.269 | 19,50 |
Nissan Sentra | 766 | 6,58 |
Renault Logan | 427 | 3,67 |
Renault Sandero | 366 | 3,14 |
Nissan Tiida | 201 | 1,72 |
Total | 11.633 | 100 |
O eleito
O Fiat Punto é vendido no Brasil em quatro versões: 1.4, ELX 1.4, HLX 1.8 e Sporting. O motor 1.4 flex é o mesmo que equipa o Palio. Porém, ele recebeu algumas atualizações. O propulsor desenvolve 85 cv com gasolina (contra 80 cv do Palio) e 86 cv com álcool (81 cv do Palio). O torque também aumentou um pouco, de 12,2 mkgf com gasolina para 12,4 mkgf e de 12,4 mkgf para 12,5 mkgf com álcool. A relação das marchas também mudou. Já o propulsor 1.8 do Punto é o mesmo do Palio 1.8R, com 113 cv de potência e 18 mkgf de torque com gasolina e 115 cv e 18,5 mkgf com álcool. A relação da transmissão é a mesma, com exceção da 5ª marcha. Entre os Puntos HLX e Sporting, o modelo mais esportivo é um pouco mais rápido no teste de 0 a 100 km/h (10,5 s com gasolina e 10,3 s com álcool, contra 10,8 s e 10,6 s, respectivamente) e velocidade máxima: 182 km/h com gasolina e 184 km/h com álcool no Sporting e 181 km/h (g) e 183 km/h (a) no HLX.
Versões 1.4 e ELX 1.4
O Punto 1.4 (R$ 38.540) básico tem, como equipamentos de série, direção hidráulica, computador de bordo, trava e vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador e limpador do vidro traseiro, comando interno de abertura do porta-malas, sistema follow me home, fiat code, entre outros itens. Esta versão é a menos indicada do modelo. Isto porque o motorista não tem ar-condicionado nem como opcional. Ele pode apenas incluir predisposição para rádio e desembaçador com ar quente, além da pintura metálica. Além dos itens da versão básica, por mais R$ 3.770 o Punto ELX oferece como equipamentos de série ar condicionado, brake light, computador de bordo b (distância b, consumo médio b, velocidade média b e tempo de percurso b), faróis de neblina, molduras dos faróis de neblina na cor prata extra-série, pára-brisa degradê, vidros laterais posteriores e da tampa traseira escurecidos vênus 55 e volante com regulagem em altura e profundidade. Além disso, a lista de opcionais é bem maior. Os destaques vão para os kits HSD (High Safety Drive - Air bag duplo e ABS), que custa R$ 2.959, e para o Kit Convergence (Blue&Me - Sistema baseado no Windows Mobile com porta USB e viva-voz Bluetooth + volante em couro com comandos do rádio e telefone + HSD - High Safety Drive - Air bag duplo e ABS + Rádio cd player com mp3 e rds integrado ao painel), que vale R$ 3.978. Por R$ 5.384 pode-se comprar o Teto solar elétrico (Skydome).
Versões HLX 1.8 e Sporting
Além do motor mais potente e dos itens da versão ELX, a HLX tem ainda como equipamentos de série apóia-braço central no banco do motorista (incompatível com side bag), bancos revestidos em veludo, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento das portas e vidros, detalhes internos cromados, limpador dianteiro com intermitência variável, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), retrovisores externos elétricos, vidros laminados nas portas laterais, iluminação do porta-malas e indicador de temperatura externa. Entes os opcionais, os destaques vão para os kits HSD (High Safety Drive - Air bag duplo e ABS), que custa R$ 2.959, e para o Kit Convergence (Blue&Me - Sistema baseado no Windows Mobile com porta USB e viva-voz Bluetooth + volante em couro com comandos do rádio e telefone + HSD - High Safety Drive - Air bag duplo e ABS + Rádio cd player com mp3 e rds integrado ao painel), que vale R$ 3.978. Por R$ 5.384 pode-se comprar o Teto solar elétrico (Skydome). A versão HLX tem ainda outros opcionais em relação à ELX. O ar-condicionado digital tem preço sugerido de R$ 1.020 e os Side bags dianteiros + window bags custam R$ 2.510.
A versão Sporting é a topo de linha da família Punto. Por causa disso, ela é a mais cara. Mesmo muito equipada, seu custo benefício não é tão atraente se comparado aos das versões ELX e HLX. O grande apelo do acabamento Sporting está no visual. Já o desempenho é bom, mas nada comparado ao de um esportivo de verdade. A média de consumo é razoável (para baixo). Pagando R$ 53.150, o Sporting tem todos os equipamentos da versão HLX, além de airbag duplo, freios ABS, cintos e detalhes internos vermelhos, faixas decorativas esportivas nas colunas centrais das portas, faróis com máscara negra, minissaias laterais na cor do veículo, molduras dos faróis de neblina na cor preto fosco, ponteira de escapamento esportiva, quadro de instrumentos com display de cristal líquido e aros vermelhos, recobrimento esportivo do pedais e apóia-pé, rodas em liga leve 6.0 x 16 com acabamento esportivo + pneus 195/55 R16, spoiler na tampa traseira, tapetes em carpete com escrita Punto, tomada 12V no console central e viva-voz para telefone celular com tecnologia Bluetooth. Por mais R$ 510 você tem o sistema Blue&Me. Já o ar-condicionado digital tem preço sugerido de R$ 1.020, os Side bags dianteiros + window bags custam R$ 2.510 e o Teto solar elétrico (Skydome) vale R$ 5.384.
Veja a opinião do repórter sobre a eleição!
Leia mais sobre os sete concorrentes no Veja Também, no canto superior direito desta página.
Comentários dos leitores
André Tourinho: "Ao menos aqui no brasil, não tivemos nenhum lançamento revolucionário, mas para citar o mais importante entre os que tivemos, eu fico com o vectra gt, apesar de seu preço salgado."
Antonio Renato: "É inegável a consistência e confiabilidade que mantém o produto GM à frente nas avaliações de custo x benefício. E o mercado brasileiro não é formado por motoristas que saíram dos galhos das árvores para o volante, como disse o sr. presidente da vw do Brasil. Vectra GT é o melhor de 2007."
Antônio Alcides Rocha: "Sem dúvida o Punto com seu preço menor, performace idêntica aos carros mais caros na categoria, foi o melhor lançamento de 2007, por estas e outras vantagens deverá ser eleito o carro do ano de 2007. Parabéns a Fiat pelo lançamento do mais belo carro de 2007 o Fiat."
Renato Ferraz: "Bom, eu daria um voto para o X5 da BMW e o Z4M coupé. Os carros da BMW são as verdadeiras maquinas, e em meu critério nem a ferrari me surpriende tanto quanto os veículos BMW."
Elvis Barreto: "Muito bom o carro. Comprei um 1.4 e não perde em nada pros 1.6 que tenho visto. O consumo não é ruim. O meu faz em média 13.5 com gas e 11 com álc. Responde bem ao transito de Brasília."
Samuel Saul Costa: "Com certeza o Fiat Punto, carro que vai mudar o mercado brasileiro, mudar conceitos. Não vamos mais trocar segurança por conforto pois o preço de airbags e abs ficaram justos e acessiveis. Parabens Fiat."
Tadeu Schmitt: "Sem dúvida o Logan, porque veio com um conceito diferente, o do custo/benefício, que vende para quem preza pelo suado dinheiro e é um contraponto aos "bonitinhos mais ordinários" do mercado (Fox, Ecosport, etc.)."
Observações importantes
. Os sete finalistas foram escolhidos para a enquete depois de uma pré-seleção feita pelo Portal Vrum;
. A eleição do Carro do Ano de 2007 elege o melhor modelo inédito lançado em 2007. Por causa disso, modelos como Vectra e Civic, lançados antes deste ano e comentados no Fórum do Vrum, não entraram na disputa;
. Modelos reestilizados, como EcoSport, Siena, Palio e Golf, não entraram na disputa;
. Pesquisa de preços feita no dia 27/12/07, no site da Fiat, tomando como base o estado de Minas Gerais.
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