Se dizem que em coração de mãe sempre cabe mais um, dentro do automóvel tem que ter espaço para mais alguma coisa: carrinho, lanche, mamadeira, água, brinquedo, bicicleta ou até uma chupeta; roupinha extra, agasalho, uma bolsa enorme, além da bolsa da mãe. É levar, muitas vezes, uma mudança inteira só para o passeio de algumas horas, sem deixar para trás aquela tralha que o filho (ou filha) resolve pegar de última hora. E, além de não esquecer nada na bagagem, a mãe ainda precisa administrar com cautela e paciência a atenção redobrada no trânsito e a confusão dentro do carro. É um olho lá, outro cá...
Como hoje é Dia das Mães, pensamos em um automóvel que atenda a todas as necessidades daquelas que se desdobram em jornadas duplas. O carro ideal tem que ter porta-malas grande, bom espaço interno nos bancos de trás para acomodar o bebê-conforto, depois a cadeirinha e, com o passar do tempo, as pernas dos adolescentes (já que a estatura média do brasileiro vem aumentando). E a segurança é fundamental: deve haver travas para controle da abertura de portas e vidros, restritas ao motorista, no caso de serem elétricas; além de airbags, freios ABS, cintos de três pontos e encostos de cabeça, apenas para ficar no essencial. Há ainda detalhes que só são percebidos no dia a dia, mas que a indústria automotiva vem se encarregando de oferecer. Pena que, por enquanto, são restritos a veículos mais caros. De qualquer forma – mesmo lembrando que carro de mãe é aquele que obviamente cabe no bolso –, o caderno Vrum foi a campo buscar aquele que seria o automóvel ideal e selecionou dois mais completos no quesito “mimos para as mamães”.
O Kia Carnival é o típico carro tamanho família, o que foi representado, na concessionária Automark, por bonecos: o carro tem oito lugares e ainda porta-malas avantajado. Os seis bancos traseiros reclinam e, para os da fileira do meio, há o kit multimídia com dois DVDs nos bancos de trás, ideal para distrair desde bebês a adolescentes, com a opção de jogos interativos. Para maior conforto há saídas de ar-condicionado em quatro pontos diferentes do teto para as duas fileiras de bancos traseiros. Sem falar nos vários porta-trecos e portas-garrafas. Apesar dos 10 airbags, a falha está na falta do encosto de cabeça e cinto de três pontos para os passageiros dos assentos centrais. A Carnival, a exemplo de modelos como os Fiat Uno, Idea e Freemont, tem um segundo retrovisor interno, para a mamãe ficar de olho nos pequenos.
O Peugeot 3008 é outro modelo mais do que prático para mamães. Além de oito airbags, o carro tem o sistema isofix para a fixação mais segura das cadeirinhas. O para-brisa é acústico, eliminando até 70% dos ruídos externos. E, nas janelas laterais, um mimo importantíssimo: cortinas retráteis para aliviar o excesso de luz do sol no rostinho das crianças. Os bancos traseiros rebatem automaticamente pelo simples toque de um botão no porta-malas que, aliás, tem abertura dupla: uma tampa que
abre para cima e outra para baixo. Outros detalhes do porta-malas são um fundo falso para a separação de objetos e a possibilidade de acesso pelo banco de trás, retirando-se o descansa braços com porta-copos.
Os modelos escolhidos, no entanto, são importados e custam caro. Mas muitos dos itens oferecidos podem ser encontrados individualmente em outros veículos, como equipamentos de série, opcionais ou acessórios. Fica a dica para quem procura conforto, segurança e/ou praticidade a mais para oferecer aos pequenos e a esperança de que os fabricantes comecem a pensar nas mamães de todas as classes e bolsos.
Memória
Preferência pelosmodelos altos
Veículos mais altos, como os monovolumes e atualmente os utilitários-esportivos tornaram-se preferidos pelas mulheres pela beleza e posição elevada de dirigir. O Renault Scénic, no final da década de 1990, foi uma espécie de precursor na atração, principalmente, de mães, inovando com uma enormidade de porta-trecos e mesinhas do tipo avião fixadas nas costas dos bancos dianteiros, que faziam a alegria da criançada. Tais itens, assim como porta-revistas, copos e/ou garrafas, gavetas ocultas ou esconderijos sob os assoalhos e até pequenas redes para separar objetos nos porta-malas já são mais comuns e podem ser encontrados nos diferentes segmentos de automóveis.