Julio Cabral
Os policiais norte-americanos já podem respirar aliviados, pois o saudoso Chevrolet Caprice, retirado de linha em 1996, voltou à força. Ao menos nominalmente. A General Motors pegou um Caprice australiano, modelo grande da subsidiária Holden e o adaptou como uma versão ?patrulha? para as forças policiais do país norte-americano. O novo ?vigilante? foi apresentado na Convenção Anual de Chefes de Polícia em Denver, no Colorado. O Caprice australiano nada mais é que uma versão de entre-eixos mais longo do Chevrolet Omega importado para o Brasil, que era vendido nos EUA como Pontiac G8. É claro que para transformar o três volumes em um ?veículo da lei? foi feito mais do que simplesmente adaptar um volante no lado esquerdo.
A começar pelo motor. A opção mais possante chega com um vigoroso V8 6 litros capaz de rodar a E85 ? 85% de álcool e 15% de gasolina. Do bloco são extraídos 360 cv de potência ? contra 263 cv do Caprice 5.7 anterior ? e 53,2 kgfm de torque. O suficiente para impulsionar o carro de tração traseira de zero a 100 km/h em menos de 6 segundos. E, para acompanhar essa performance e suportar a dureza das ruas, o modelo recebeu radiadores de óleo, de transmissão e de direção, além de um alternador reforçado.
Os freios e as suspensões ? independentes nas quatro rodas ? também são mais resistentes e o controle eletrônico de estabilidade foi recalibrado, garantia extra de emoção em perseguições. As próprias rodas de aço são de grande diâmetro: aro 18. Depois que o carro entrar em serviço, a partir de 2011, irá haver também uma versão com motor V6, prevista para 2012.
Cuidados especiais foram aplicados no interior. O porta-malas de 535 litros abriga duas baterias, uma delas dedicada apenas aos sistemas elétricos do carro. O painel recebe um computador com tela sensível ao toque ? touchscreen ? no lugar do rádio comunicador, que pode ser transferido para o porta-malas, além de suportes para armas e outros itens. A segurança passiva foi incrementada pelos airbags do tipo cortina, que só atendem aos passageiros da frente, sem prejudicar ?a gaiola? protetora. Com um entre-eixos de 3,01 metros, há espaço de sobra para cinco passageiros. Curiosamente, os bancos dianteiros tem um ?espaço? reservado para acomodar os cintos cheios de equipamento dos oficiais ? com arma elétrica, o taser, algemas e uma pistola ?, sem incômodos.
O Caprice não será vendido ao público. O modelo irá disputar o mercado de carros policiais com o Ford Crown Victoria, sedã grande tradicionalista com tração traseira, cuja popularidade é sustentada pelas frotas da Polícia e de táxis ao redor do país. E irá se juntar aos carros de patrulha já produzidos pela GM: o sedã Impala ? menor e de tração dianteira ? e o utilitário esportivo Tahoe.