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Calorão: 5 cuidados com o carro para os dias muito quentes

Preparamos cinco pontos de atenção que é fundamental se ter com o carro em dias de calor intenso. Um deles é importante nos carros velhinhos

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Temperatura elevada exige cuidados especiais com o veículo
Temperatura elevada exige cuidados especiais com o veículo Foto: Temperatura elevada exige cuidados especiais com o veículo

Os próximos dias prometem temperatura alta em grande parte do Brasil. Nesses dias de calor é preciso dedicar mais atenção ao veículo, para não correr o risco de ficar parado no meio do caminho, a pé e sem ar-condicionado. Confira a seguir 5 cuidados para se ter com o carro nesses dias quentes.

  • 1 Ar-condicionado

Mão segurando filtro anti pólen realizando manutenção; para matéria de cuidados com o carro em dias de calor extremo.
Troca do filtro de cabine é recomendável uma vez ao ano

Nesses dias de calor seu melhor amigo é o ar-condicionado. É ele que vai garantir uma temperatura agradável no interior do veículo. Assim, esse item merece um cuidado permanente. Uma coisa fácil e rápida de se resolver é trocar o filtro de cabine.

Se você usa muito o carro e tem problemas respiratórios, a recomendação é trocar esse item a cada 6 meses. Se não, basta trocar uma vez por ano que já está ótimo. Quando houver um tempo, vale verificar se tudo está correto no sistema.

Também é importante não forçar demais o ar-condicionado nesses dias de extremo calor. Então, se o carro ficou estacionado por horas debaixo do sol, quando for sair tente aliviar aquele calor excessivo que ficou guardado ali dentro abrindo as janelas, para só depois ligar o sistema.

Calor pode afetar o interior e o exterior do carro

  • 2 Pintura

Polimento de pintura feito em modelo Audi em oficina homem com máquina de polir; para matéria de cuidados com o carro em dias de calor extremo.
Carro exposto ao sol frequentemente precisa receber aplicação de regular de um produto que evite o ressecamento (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

Muita gente deixa o carro estacionado debaixo do sol durante o dia. Nesses dias de calor excessivo, é bom assegurar que o carro está sempre limpo, já que o cocô de pássaros e a resina de árvore podem danificar a pintura ainda mais. Outra dica é o uso regular de um produto (como um cera automotiva) que evite o ressecamento. E não se esqueça, jamais lave o carro debaixo do sol ou com a carroceria quente.

  • 3 Multimídia

Sistema Multimídia do Jeep Compass 1.3 turbo modelo 2012; para matéria de cuidados com o carro em dias de calor extremo.
Sistema multimídia pode apresentar falhas devido à longa exposição ao sol

O sistema multimídia é um equipamento eletrônico. Como essas telas costumam ficar muito expostas ao sol, certamente podem apresentar problemas nos dias de forte calor. A dica para quem deixa o carro exposto ao tempo é usar um tapa sol no para-brisa, quem também pode proteger o restante do painel e até os bancos.

Cuidados debaixo do capô

  • 4 Bateria

Bateria sendo instalada em cofre de motor de carro; para matéria de cuidados com o carro em dias de calor extremo.
Bateria não selada pode perder o eletrólito

Para não ficar parado no meio da rua nesses dias de calor, dê uma atenção à bateria do carro. É que a temperatura escaldante pode acabar evaporando o eletrólito, que é a parte líquida do componente. Essa dica é válida principalmente para os carros mais velhinhos, que geralmente não usam baterias seladas. Nesse caso, é bom verificar o estado dessas baterias que requerem manutenção.

  • 5 Arrefecimento

Visão superior de aparelho verificador de vazamento no sistema de arrefecimento sobre o motor de carro; para matéria de cuidados com o carro em dias de calor extremo.
Equipamento para detectar vazamento no sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento do carro trabalha mais nos dias de calor, e precisa estar em forma para desempenhar bem o seu trabalho. Como o sistema é fechado, não é normal que perca o fluido. Assim é preciso inspecionar se o nível no depósito está dentro do volume mínimo necessário.

Se estiver abaixo do mínimo, é preciso completar com água desmineralizada (água da torneira só em caso de emergência) e aditivo (ou mesmo o fluido pronto contendo ambos os produtos na proporção correta). Claro que todo o sistema de arrefecimento também precisa estar íntegro, sem vazamentos ou obstruções.