O Cadillac CTS representou o renascimento da marca de luxo de Detroit. Quando a sua primeira geração foi lançada em 2003, o modelo assombrou os fãs mais tradicionais com as suas linhas vincadas, cheias de ângulos retos inspirados no conceito Evoq de 1999, e tração traseira. A Cadillac apresentou hoje a versão que faltava: o CTS coupé. O modelo abusa das formas arrojadas, dentro da linha de estilo batizada pela marca como ?Ciência e Arte?. É praticamente uma versão de rua do conceito apresentado em janeiro de 2008, no Salão de Detroit. Em comum com o sedã, o coupé compartilha apenas o painel de instrumentos, o console, os farois, para-choques dianteiros e grade.
Como os antigos coupés, o CTS não possui coluna central, o que deixa um grande vão livre ao se abrir os vidros dianteiros e traseiros. Entre os toques de modernidade, as portas não contam com maçaneta, apenas com uma película sensível ao toque. O para-brisa com 62,3º de inclinação e o teto com uma queda quase que horizontal, garantem ao carro um ar aerodinâmico e moderno, uma sensação complementada pela traseira curta e alta, que não chega a formar um terceiro volume bem definido.
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A traseira com lanternas verticais em LEDs chama a atenção pelas formas inspiradas em um diamante. Esses ângulos multifacetados, dão uma dose de requinte e modernidade ao modelo. As dimensões são semelhantes a do sedã, com um entre-eixos de 2,88 metros. Mas em comprimento, o duas portas é 5,1 cm menor, com 4,82 m, tal como em altura, com apenas 1,44 m. O espaço interno é suficiente para dois adultos na frente e duas crianças ou pessoas de menor estatura atrás, no estilo 2+2.
O novo coupé chega com apenas uma opção de motor, um V6 3.6 que, graças à injeção direta de combustível, gera bons 308 cv de potência e 37,8 kgfm de torque. De série o câmbio é um manual de seis marchas, mas há como opção um automático de seis velocidades com trocas sequencias por borboletas no volante. A suspensão é independente nas quatro rodas, por braços duplos na dianteira e braços múltiplos na dianteira. O modelo básico vem com tração traseira e diferencial de deslizamento limitado, porém um sistema integral, com tração nas quatro rodas, está disponível como opcional.
Em se tratando de um Cadillac, o CTS coupé conta com uma vasta gama de equipamentos, que inclui sistema de som Bose 5.1 com disco rígido de 40 gigabytes e viva-voz Bluetooth, navegador, farois com luzes adaptativas, partida a distância e câmera traseira. Além de itens previsíveis em um carro desta categoria, como ar-condicionado digital com duas zonas de regulagem, direção assistida, trio elétrico e bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória. Opcionalmente o motorista pode contar com bancos esportivos da Recaro com 14 ajustes elétricos.
O CTS coupé começará a ser vendido no segundo trimestre de 2010, já como modelo 2011. Ainda em 2010 irá chegar a versão de alta performance ?V?, que deve compartilhar a mesma base mecânica do sedã. Trata-se de um monstro com motor V8 6.2 capaz de entregar 563 cv e 76,1 kgfm, administrados por um câmbio de seis marchas automático ou manual. O três volumes ?endiabrado?, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em cerca de 4 segundos, cravou um recorde entre os sedãs de produção ao percorrer uma volta no circuito alemão de Nürburgring em apenas 7:59.32. Será um coupé capaz de rivalizar com esportivos de todo o mundo, o orgulho da marca.