O Citroën C5 é um veículo médio, bem equipado, mas sem pretensões esportivas ou de ser um carro de alto luxo. Na Europa, seu público-alvo é o pai de família ou o profissional de médio escalão, cujo veículo é fornecido pela empresa. Mas esse caráter pacato não impediu o fabricante de usar a base do sedã para construir um carro-conceito de alta gama.
O C5 Airspace é um conversível que mostra novas soluções tecnológicas e de engenharia. Obviamente, a grande estrela é o teto. Em primeiro lugar, chama a atenção o tamanho do vidro dianteiro. Maior do que em veículos convencionais, chega até perto do meio do teto, preservando a sensação de dirigir ao ar livre, mesmo quando está fechado.
Mas as novidades não se resumem ao pára-brisa. Como é padrão nos conversíveis atuais, a capota é do tipo rígido, para dar a sensação de um cupê quando fechado, mas no C5 Airspace é feita em fibra de carbono, para reduzir o peso, e revestida em tecido. De acordo com a própria montadora, o material foi escolhido para aproximar o carro dos cabriolets de alta gama, que, em sua maioria, ainda usam tetos em tecido ou couro.
Outra inovação é o sistema de recolhimento do teto: totalmente automático e acionado com o toque de um botão. A capota fica armazenada na parte superior do porta-malas, mas a operação não requer a abertura da tampa do bagageiro.
Esteticamente, o Airspace apresenta os elementos típicos dos veículos Citroën, como os dois chevrons na capota e os faróis irregulares e alongados, mas com espaço para experimentação. A grade inferior, particularmente grande, aliada aos grandes pára-lamas (projetados para acomodar rodas aro 19 polegadas) e a um vinco pronunciado que corre toda a lateral do veículo, dão ao modelo uma aparência robusta e agressiva. O toque de classe fica por conta do estreito friso cromado, que também esconde as maçanetas das portas. A pintura cinza de última geração varia de tom de acordo com a luminosidade.
No entanto, o conceito também é uma plataforma para demonstrar novas tecnologias. O motor V6 HDI, de 208cv e 45kgfm, pode aceitar diesel convencional ou biodiesel. Além disso, é equipado com a tecnologia HurbanHybrid. Não se trata de um híbrido convencional, com motor a combustão e bateria, mas sim uma evolução do start-stop desenvolvido pela própria Citroën. O sistema é capaz de armazenar energia e, quando o veículo está parado ou em velocidades de até 6km/h, o motor é desligado, sem necessidade de desativar equipamentos como ar-condicionado ou som. O resultado é diminuição dos níveis de ruído e de gases como CO2.
Outra tecnologia do veículo é a Snow Motion, um sistema antiderrapagem que, de acordo com a montadora, em terrenos escorregadios, quando o veículo está equipado com pneus de inverno, garante aderência similar à de veículos com tração integral.