Começaram as vendas do novo Citroën C3 elétrico na Índia. No país asiático, o modelo se chama ëC3 e tem o mesmo preço de um C3 com motor flex no Brasil, isso se convertido diretamente de rupias indianas para o real.
O valor do hatch compacto eletrificado na Índia varia entre 1,15 milhão e 1,42 milhão de rupias, o que equivale a R$ 72.200 e R$ 78.020 por aqui. Essa faixa de preço é bem próxima à que o C3 flex se encaixa: a versão de entrada do modelo é vendida a R$ 83.990 no Brasil.
Na parte externa, o C3 elétrico tem o visual idêntico ao modelo a combustão – com exceção do escapamento, que não existe na versão eletrificada. Há ainda uma mudança na parte de carregamento: o plugue para transmissão de energia fica no para-lamas dianteiro direito.
Mecânica do C3 elétrico
O conjunto mecânico do ëC3, por sua vez, traz um motor elétrico de 57cv de potência e 14,5kgfm de torque. Segundo a fabricante, o carro acelera até 60km/h em 6,8 segundos e alcança máxima limitada em 107km/h.
Veículo de proposta urbana, o C3 elétrico conta com um pacote de baterias com capacidade de 29,2kWh, sendo que o alcance chega a 320 quilômetros – segundo o ciclo indiano ARAI. Há dois modos de condução: Standart e Eco.
A bateria recarrega de 10% a 80% em apenas 57 minutos. O veículo pode ser recarregado em tomadas residenciais em tempo menor: 10h30 para alcançar 100% da carga.
Interior do veículo
O interior do ëC3 é o mesmo da versão flex. Ele traz um acabamento simples, embora coerente com o segmento de entrada: no caso, os materiais de revestimento são de plástico duro, mas o padrão de montagem é bom.
A diferença é o câmbio, que traz um seletor mais moderno.
Citroën ëC3 no Brasil
Ainda não há previsão de chegada do C3 elétrico no Brasil, se é que um dia virá. Estima-se que o modelo chegue ao país no ano que vem para rivalizar no mercado com o Renault Kwid E-Tech, à venda por R$ 146.990.
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