A Ford confirmou que seu primeiro modelo híbrido plug-in a chegar ao mercado (americano, é claro!) será o multiuso C-Max Energi. O modelo ainda não tem data certa para ser lançado.
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A marca do oval apenas informou que o veículo estreia nos Estados Unidos “em alguns meses”. Mesmo sem ter essa intenção, o anúncio define a ordem de lançamentos dos híbridos plug-in que já tinham sido anunciados, justamente o C-Max e o Fusion. De qualquer forma, a chegada do Fusion Energi está prevista para este ano.
Voltando ao C-Max Energi, a Ford já divulgou algumas características do modelo. Primeiro, que a velocidade máxima usando apenas o modo elétrico é de 136km/h. A autonomia total com um tanque de gasolina é de 885 quilômetros, sendo que 32 quilômetros podem ser feitos apenas no modo elétrico. A potência é de 198cv. Pelo tom do comunicado, parece que a missão do modelo é ser uma espécie de anti-Toyota Prius, já que o modelo japonês é usado para todo tipo de comparação.
Já na versão puramente híbrida (que não pode ser recarregada na tomada), chamada C-Max Hybrid, a potência líquida, somando o motor 2.0 a combustão ao elétrico, é de 190cv (50cv a mais do que o Prius, diz a Ford). O curioso é que nessa versão o consumo apresentado, e certificado pela agência americana de proteção ao meio ambiente, é de 20km/l tanto em circuito urbano quanto rodoviário (batendo o Prius em quase 3km/l). A marca comemora o bom desempenho de consumo na
estrada, já que na cidade os híbridos já lideravam. A equipe de engenharia não revela como obteve a proeza, mas, de acordo com Joe Bakaj, vice-presidente de engenharia de powertrain da Ford, a marca já registrou cerca de 500 patentes de tecnologia híbrida.
ZOMBARIA?
Eles, de certa forma, chegam a zombar de motores que precisam recorrer à frenagem regenerativa e sistema start/stop para atingir bom consumo na cidade, e batem no peito para afirmar que, graças à sua tecnologia, agora é possível ter eficiência em altas velocidades. A Ford promete vários itens de conforto e conveniência, desde instrumentos que ajudam a dirigir com mais eficiência (o SmartGauge) até assistente de estacionamento (Park Assist) e sensor para abertura do porta-malas sem usar as mãos. A marca também enaltece o bom espaço para cinco passageiros e carga.
Para ter mais opções de escolha, as versões híbridas do C-Max têm um botão que possibilita a escolha entre três modos de operação. No modo híbrido normal (auto), o computador de bordo seleciona automaticamente a melhor combinação de uso da bateria e do motor a gasolina, com base na potência exigida e carga disponível. No modo somente elétrico (now), o veículo funciona apenas com a bateria. Nele, o motor a gasolina não é usado, a não ser que o motorista acione um comando. No modo econômico (later), a energia elétrica da bateria é poupada para ser usada depois.