A BYD deseja iniciar atividades produtivas na Bahia, e, para isso, começou as negociações sobre esta futura operação. Segundo informações divulgadas pelo site Automotive Business, os acordos envolvem a ampliação de uma linha férrea já existente e o uso das instalações da Ford em Camaçari (BA).
O processo está sendo acompanhado pelo sindicato dos trabalhadores de Camaçari e região. Segundo Julio Bonfim, presidente da entidade, a Ford terá de entregar a fábrica à BYD sem custos, pois o terreno e a estrutura são de propriedade do governo da Bahia.
"Pelo contrato de concessão firmado na época [2002], a montadora [a Ford] se mantém proprietária dos ativos apenas se seguir com atividade produtiva, o que não é o caso”.
Julio Bonfim
BYD se instalaria nos mesmos moldes da Ford
De acordo com Bonfim, a BYD se instalaria no local por meio de concessão estadual, assim como a Ford. Ao mesmo tempo, o presidente do sindicato revelou que o maquinário utilizado pela empresa americana já foi retirado de lá.
Diante disso, provavelmente, a BYD não teria de pagar nenhuma quantia à Ford. No entanto, isso ainda está sendo negociado entre os envolvidos, incluindo o governo da Bahia, que é a parte mais interessada no negócio.
Fábrica precisará ser adaptada
De qualquer forma, as instalações precisarão passar por adaptações e melhorias para atenderem às demandas produtivas da BYD.
Isso é necessário, principalmente, porque a produção dos veículos elétricos, que é um dos objetivos da fabricante chinesa, exigirá um linha de montagem específica. Isso incluirá a construção de novos prédios e a preparação para a aparelhagem de unidades de fornecedores chineses.
Além disso, Julio Bonfim ainda afirmou que as operações devem priorizar ex-funcionários da Ford Camaçari, uma vez que eles já possuem longa experiência nas linhas produtivas.
BYD quer produzir ônibus e caminhões elétricos
Dentre as intenções da BYD com a ativação das atividades na Bahia, está, além da produção dos carros elétricos já mencionados, a fabricação de ônibus e caminhões elétricos para atender à região e outros estados do Nordeste e Norte.
O complexo deverá produzir, também, células de baterias de lítio-fosfato de ferro para exportação.
- Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas