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Buracos - Fique no balanço seguro

Depois do período de chuva, buracos grandes parecem brotar nas estradas. Se você passou com seu carro sobre algum deles, faça uma revisão no sistema de suspensão

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Se você é um motorista cuidadoso, não despreze aqueles sinais de problemas que o veículo emite: volante trepidando, balanço excessivo da carroceria quando o carro passa por uma lombada ou depressão, barulho quando ele vira o volante, entre outros. Esse desprezo pode custar a vida dos ocupantes do veículo. Por exemplo, ao prolongar em excesso a troca de um amortecedor, o veículo pode passar reto numa curva de piso irregular e sair da pista, causando um acidente fatal. Por isso, faça uma revisão na suspensão, principalmente depois de encarar estradas que mais parecem um queijo.

Amortecedores

Função - Diferentemente do que muita gente pensa, o amortecedor não é responsável por absorver aquelas pancadas quando o carro cai num buraco. Esse trabalho é reservado para as molas. O amortecedor faz um trabalho paralelo ao da mola: funciona como um freio, que pára as oscilações da mola, causadas pelas irregularidades do piso. Ou seja, mantém o contato permanente entre o pneu e o solo.

Problemas - Os amortecedores com durabilidade comprometida provocam o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem (perda de contato do pneu com o solo devido à lâmina de água que se foram na pista), balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade. Além disso, um veículo a 50km/h, com apenas um amortecedor gasto, pode aumentar a distância de frenagem em dois metros. Segundo testes de fabricantes, se o carro estiver com os quatro amortecedores 50% gastos em uma curva, o motorista começa a perder o controle do veículo a 57km/h, bem antes que o equipamento em boas condições.

Troca - Não existe troca preventiva aos 40 mil quilômetros. Isso é roubo, pois um amortecedor pode durar 10 mil ou 100 mil quilômetros, dependendo da utilização (peso, tipo de piso etc.). O componente somente deve ser substituído depois de um apurado e criterioso exame visual, no qual se verifique o estado de componentes como bucha, selo, haste etc., além de possíveis vazamentos. Mas o dono do carro deve fazer uma inspeção a cada 15 mil quilômetros, ou quando houver alguma irregularidade.

Recondicionado - Não coloque amortecedores recondicionados em seu carro, pois eles põem em risco a sua vida e da sua família. Primeiro porque é economicamente inviável recondicionar amortecedores, ou seja, para se conseguir dar a ele as mesmas características originais, o custo seria igual (ou até maior) ao de um novo. Além disso, os componentes originais (retentores, válvulas, haste, batentes e óleo) não são vendidos no mercado. Por isso, eles não conseguem reproduzir as mesmas características de um novo.

Alinhamento

Para que serve - Trata-se da verificação dos valores do sistema de suspensão e direção para que funcionem de acordo com as prescrições do fabricante do veículo. O serviço inclui a checagem, simultânea, dos ângulos de convergência e divergência dos sistema de direção e o camber e o cáster da suspensão. Esses acertos são fundamentais para que se obtenha a máxima performance tanto da dirigibilidade quanto da estabilidade e eficiência das frenagens, porque mantém os pneus em melhor contato com o solo.

Quando fazer - A cada 5 mil quilômetros, a cada troca de pneus, quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro, desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama", trepidação das rodas dianteiras, vibração do carro, volante duro, o carro tende para os lados quando o motorista larga o volante ou quando o carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados.

Molas helicoidais

Estão presente na maioria dos conjunto de suspensão dos carros de passeio.

Função - Garantir a sustentação do veículo e ajuda a absorver impactos.

Troca - O estado das molas deve ser verificado sempre que se fizer o alinhamento da direção/suspensão ou a cada cinco mil quilômetros. Se os elos estiverem marcados significa fadiga na mola, interferindo no alinhamento da direção.

Carregado

Carregar o carro com peso acima do limite especificado pelo manual do proprietário, além de ser extremamente perigoso, prejudica diretamente o sistema de suspensão, freios e direção, além de afetar o monobloco.

Componentes

Existem vários componentes do sistema de suspensão que devem ser checados durante uma revisão:

1) Batente Protege o amortecedor no final do curso, reduzindo o batimento da mola. Verifique ao fazer o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão. Se estiver danificado, irá comprometer a ação e a durabilidade do conjunto amortecedor/mola.

2) Pivô Permite a articulação da roda e sustenta o peso do conjunto de suspensão. Verifique a cada cinco mil quilômetros ou em todo alinhamento. Danos em sua vedação comprometem a sua durabilidade e funcionamento. Se travar, pode quebrar e provocar um acidente grave.

3) Terminal de direção Transmite o movimento da caixa de direção para as rodas. Verifique a cada cinco mil quilômetros em todo o alinhamento. Pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e a estabilidade do veículo.

4) Bucha da suspensão Articula o braço inferior da suspensão, evitando folgas e ruídos. Verifique a cada cinco mil quilômetros ou em todo alinhamento. Se estiver danificada, gera ruídos e desgaste prematuro da suspensão.

5) Tirante da barra estabilizadora Barra auxiliar que atua na torção da barra estabilizadora e em conjunto com o amortecedor. Verifique a cada cinco mil quilômetros ou em todo o alinhamento. Quando danificado, não permite a atuação da barra estabilizadora e compromete a estabilidade do veículo.