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Buick Lacrosse - Buicão remoçado

Foi-se o tempo que a marca norte-americana, do Grupo GM, era associada a carros de pessoas mais velhas. A montadora quer rejuvenescer, com produtos como o novo sedã

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O processo de revitalização da Buick se funde com a própria tentativa da GM de sobreviver à crise econômica mundial. A marca vinha perdendo mercado com o envelhecimento de seus clientes fiéis. O plano apresentado esta semana pela General Motors ao Tesouro americano prevê um enxugamento do grupo, que ficará reduzido a três marcas, das oito que existem atualmente. Estrategicamente, a Buick foi preservada, ao lado da Chevrolet e da Cadillac. Pontiac, Saturn, Hummer e Saab foram deixadas de lado. Apresentado no Salão de Detroit deste ano, o novo sedã LaCrosse é a prova mais recente do esforço que a marca está fazendo para criar produtos com design mais moderno e mecânica refinada e atrair novos consumidores.

Na verdade, ao criar a nova geração do sedã LaCrosse, a Buick seguiu a mesma fórmula - bem-sucedida - do utilitário-esportivo Enclave, com a renovação total de estilo. O carro ficou menos americano e mais europeu e japonês. As linhas parecem ter sido inspiradas no conceito Invicta, mostrado no Salão de Pequim de 2007, mas alguns juram que se trata da versão norte-americana do Opel Insignia, substituto do Vectra no mercado europeu.

A mudança, porém, conservou alguns detalhes característicos da marca, como a enorme grade cromada e com barras verticais, as lanterna horizontalizadas, rodas de liga com muitos raios e detalhes cromados espalhados pela carroceria. A modernidade fica evidente nos faróis espichados (e com luzes de xenônio e direcionais), nas lanternas com luzes de Led, nas saídas de escape duplas e retangulares e da frente, no teto alongado, na linha de cintura elevada e nos para-lamas encorpados. Tudo mantendo a sobriedade que uma marca de luxo exige.

Por dentro

Tela do sistema multimídia convive harmonicamente com detalhes em madeira nobre (D). Cromados também predominam na traseira, incluindo a saída dupla de escape

O LaCrosse também renovou o ambiente interno, mas sem perder o requinte. A tela do sofisticado sistema de navegação convive harmonicamente com os detalhes em madeira e com o revestimento em couro especial, também presentes no volante e painéis de porta. O pacote voltado para o conforto inclui bancos dianteiros com aquecimento e ventilação e DVD no costado, para distrair as crianças; e sofisticado sistema de climatização. Os itens de segurança são fartos e sofisticados, entre eles um display de navegação instalado no para-brisa, que possibilita monitorar a velocidade sem tirar os olhos da estrada; airbags frontais, laterais e de cortina; sistema que alerta o motorista quando há um veículo trafegando na ?zona cega? (na pista ao lado); e câmera que projeta as imagens na tela do painel central.

A mecânica também foi modernizada. O LaCrosse tem tração nas quatro rodas e novos motores V6 (3.0, de 258cv; ou 3.6, de 283cv), com injeção direta de combustível, que são mais potentes e econômicos e menos poluentes. O câmbio é automático, de seis velocidades. São três versões de acabamento (CX, CXL ou CXS), sendo que a primeira tem rodas de 17 polegadas; e a segunda e a terceira, de 18 polegadas. Na versão mais sofisticada (CXS) existe a opção de rodas de 19 polegadas.