A Buick, divisão de luxo da General Motors, aproveitou mais uma vez o Salão de Xangai para revelar o conceito do novo Riviera. O carro foi desenvolvido pela GM na China em parceria com os escritórios de design na Ásia.
Clique e veja mais fotos do Riviera!
O conceito do carro é retirado da fluidez da água na natureza. As linhas do carro produzem um efeito 3D que se assemelha ao movimento das ondas do mar. Na dianteira, a grande e conjunto de faróis teve desenho inspirado em cachoeiras.
"O novo Riviera oferece um preview da futura linguagem de design da Buck. Ao assimiltar tecnologias avançadas, funções flexíveis e estética contemporânea, o novo carro inicia um novo capítulo nos 110 anos da marca", diz o presidente da GM em Xangai, Ye Yongming.
O veículo acomoda quatro passageiros, com interior altamente elegante e refinado, com uso de materiais nobres. No painel, linhas orgânicas voltam a evocar o movimento da água, bem como a iluminação azul dos instrumentos.
Duas enormes portas dão acesso aos assentos dianteiros e traseiros. O sistema de abertura, como “gaivota” é nova referência a uma espécie típica do litoral. O Riviera é equipado com o W-PHEV, motor elétrico híbrido produzido pela GM, que garante a condução mais esportiva.
Outra opção interessante é a conexão de rede 4G do veículo, que garante um tráfego de informação em tempo real, com dados sobre as condições climáticas, trânsito, entretenimento e comunicação com outros carros. Essas informações, aliadas com dez câmeras ao redor do Riviera e 18 micro sensores, incluindo de monitoramento de distância, são integradas e projetadas como holograma no parabrisa. Os comandos desse sistema podem ser feitos por voz e gestos, com total interação entre carro e motorista.
História
O Buick Riviera foi lançado em 1963 e teve oito gerações até o final da produção, em 1999. É considerado a obra prima do designer Bill Mitchell, chefe de estilo da GM nos anos 60, que criou o carro para concorrer com o Ford Thunderbird. Começou a ser comercializado em 1962, como modelo 63, inicialmente com motor V8 de 6.6 litros e 325 cavalos. Segundo a Buick, mais de 40 mil unidades foram produzidas da primeira geração. Em 2007, um conceito foi apresentado, também no Salão de Xangai, mas não foi colocado em fabricação.