UAI

Bugatti Veyron 16.4 Super Sport - Míssil terra-terra

A nova versão do superesportivo bateu o recorde de velocidade para modelos de produção, com a marca de 431km/h. Motor 8.0 tem 1.200cv de potência máxima

Publicidade
Foto:

Por incrível que pareça, o topo da cadeia alimentar é um lugar concorrido. Ao menos no mundo dos automóveis, em que a disputa pelo posto de carro de produção mais rápido do mundo não arrefece. O ritmo das sucessões se tornou maior após a ascendência do franco-germânico Bugatti Veyron, que ao atingir 408km/h, em abril de 2005, pulverizou a marca do Koenigsegg CCR, que havia cravado 403km/h dois meses antes. A coroa foi tomada em outubro de 2007, quando o plebeu texano SSC Ultimate Aero TT fez valer o nome Shelby e alcançou os 412km/h. Demorou, mas no sábado uma nova versão do Bugatti Veyron 16.4 denominada auspiciosamente como Super Sport elevou a aposta com um novo recorde: 431km/h na pista de testes da Volkswagen — dona da Bugatti — em Ehra-Lessien, arredores de Wolfsburg. Tudo assistido por um representante do Guiness Book of Records.

Assista, abaixo, a tentativa de um jornalista inglês de chegar aos 407 km/h com o Bugatti Veyron em 2008



Quando sentou ao volante do modelo com carroceria em fibra de carbono exposta e detalhes laranja, o piloto oficial da Bugatti, Pierre Henri Raphanel, sabia que não se tratava de um Veyron normal. Enquanto o primeiro modelo de 2005 tem 1.001cv de potência, neste o motor 8.0 ganhou turbocompressores e intercoolers maiores para despejar 1.200cv e 152,9kgfm de torque. Números que levaram a VW/Bugatti a crer que bateria o recorde, mas com uma média inferior. “Pensamos que poderíamos atingir uma média de 425 km/h, mas as condições do dia de testes estavam perfeitas e permitiram ainda mais”, exulta Wolfgang Schreiber, engenheiro chefe da companhia.

COLADO NO ASFALTO Para manter o bólido agarrado no asfalto, o carro foi preparado com novos amortecedores, de geometria inspirada nas pistas e barras estabilizadoras mais rígidas, um pacote que permite a esse Veyron marcar a aceleração lateral de 1,4 G, superior ao seu próprio peso. Por fora, o modelo é reconhecido pelas entradas de ar dianteiras maiores e pelo duplo spoiler traseiro.

Os cinco primeiros modelos a serem produzidos farão parte da série limitada World Record Edition (edição do recorde mundial), que apresenta a mesma padronagem do recordista. A apresentação oficial se dará em um dos palcos dos Bugattis de outras épocas, no Concurso de Elegância de Pebble Beach, um dos maiores encontros de automóveis clássicos do mundo, a ser realizado em Monterey, na Califórnia, em 15 de agosto.

A produção terá início no segundo semestre deste ano, em uma escala limitada, pois até hoje foram vendidos apenas 260 cupês e 35 unidades do Grand Sport conversível. Os compradores do Bugatti Veyron Super Sport interessados em bater esse recorde na prática podem tirar o superesportivo da chuva. De acordo com a marca, o modelo é refreado a 415 km/h para poupar os pneus. Sem problemas, afinal, a marca ainda é 3 km/h superior aos 412km/h do SSC Ultimate Aero TT.

Nova versão do Bugatti Veyron chegou aos 431 km/h, batendo o recorde anterior de velocidade máxima, que era de 412 km/h