As palavras do presidente da Bugatti, Franz Josef Paefgen, resumem bem as três principais qualidades do conceito 16C Galibier, que a marca exibe no Salão de Frankfurt: "É o mais exclusivo, elegante e poderoso sedã do mundo". O carro foi construído para badalar o centenário da marca italiana, que hoje pertence ao Grupo Volkswagen, um dos anfitriões da mostra alemã.
As linhas do superesportivo seguem a badalada filosofia dos sedãs com jeito de cupê, como a Porsche fez com o Panamera, e se inspira também nos antigos Type 35 Torpedo. Para aliviar o peso, a Bugatti usou na construção alumínio polido (nas laterais e portas), fibra de carbono (na carroceria, que tem cor azul marinho) e materiais de uso exclusivo e superleves. Imagina se não tivesse usado, pois o Galibier, que tem 5,3 metros de comprimento, pesa quase duas toneladas (1.900 quilos). Na frente, faróis com luzes de LED e a tão famosa e respeitada grade dos modelos da Bugatti.
Compressor
O poder vem do incrível motor 8.0 de 16 cilindros, com compressor volumétrico de dois estágios, que deve desenvolver potência máxima entre 800cv e 1.000cv. Para a mudança de marchas, o motorista tem à sua disposição um câmbio de oito velocidades e dupla embreagem, de última geração.
Com essa verdadeira usina debaixo do capô, o sedã, que geralmente é um tipo com pretensões mais familiares ou executivas, se transforma num verdadeiro bólido, alcançando a velocidade máxima de 350km/h. Para tentar domar essa poderosa tropa, o modelo tem tração integral e um novo conjunto de suspensão, que foi totalmente recalibrado.
Por dentro, painel todo feito em maneira fina e couro, com console central contendo uma tela de LCD, que informa as principais funções do carro. Outro detalhe interessante é que velocímetro e tacômetro estão posicionados no centro do painel, permitindo assim que os passageiros do banco traseiro também se informem a respeito da velocidade e desempenho do carro. Para completar o requinte, o interior tem relógio chique, da empresa suíça Parmigiani, que pode ser retirado e utilizado no pulso, com uma pulseira inteligente que acompanha o acessório. O Bugatti 16C Galibier concept está sendo apresentado no Salão de Frankfurt, que termina amanhã, e poderá ganhar uma versão de produção, prevista para 2012.