Apaixonado pela Fórmula 1, o britânico Kevin Thomas, decidiu que queria ser o dono de uma máquina semelhante ao de seus ídolos no esporte e passou quatro anos na garagem de sua casa construpindo aos poucos uma réplica da BAR-Honda.
O sonho nasceu depois que a Renault colocou um carro de sua escuderia em exposição perto de sua cidade, Brighton, na Inglaterra. “Eu adoraria ter um desses”, lembrou o entusiasta.
Kevin voltou para a casa e começou a pesquisar. No site de compras e leilões eBay, achou algumas peças de colecionadores. Pela internet, ele achou outros apaixonados pela Fórmula 1 que tinham outras partes que precisava e com isso foi montando o carro. Ao todo, ele conseguiu comprar o equivalente a 100 mil libras, cerca de R$ 308 mil, por apenas oito mil libras, ou R$ 24,6 mil.
O carro ainda não está completo. “Verifico o eBay todas as manhãs para ver se encontro o que me falta, pois não é fácil achar essas peças, apenas um grupo especifico de automobilistas têm os contatos certos”, explica.
Apesar de não ter treinamento formal ou conhecimento da indústria da construção de carros de corrida, Kevin Thomas começou a confecção de réplicas durante seu tempo livre. Ele conseguiu identificar todos os detalhes do carro - incluindo os sistemas e suspensão, rodas, pneus, volante e o assento original. Todos os dias Kevin recebe mensagens de interessados em lhe passar alguma parte, mas hoje, após quatro anos de trabalho na contrução do Honda, ficou faltando apenas o motor.
A peça fundamental, Kevin espera conseguir em pouco tempo, mas prevê que pode demorar mais um ou dois anos. “A vantagem de você mesmo fazer o seu próprio carro é demorar o tempo que for preciso para aprimorar o projeto”, diz.
Apesar da dificuldade, o aprendiz de engenheiro espera ter o carro completo em breve, mas admite que já começou a pensar no próximo projeto.