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Bravo X Focus - Arena moderna

Os dois hatches médios travam duelo em um dos segmentos mais disputados no mercado nacional. Ambos são equipados com motorização flex e muitos itens de segurança e conforto

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Foto:

 

O Ford Focus é considerado o melhor carro do mundo na categoria, ficando atrás apenas das marcas premium. O Bravo é o sucessor do Stilo e chegou ao Brasil no fim do ano passado, depois de três anos de mercado europeu. Leia o comparativo e saiba por que o Focus é um adversário difícil de ser batido.

 

Ricos em conteúdo

Há muitos equipamentos de série nas versões de entrada dos dois modelos. A ergonomia está em alta, apesar dos pequenos deslizes.

 

FICHAS TÉCNICAS

 

BRAVO

 

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.747cm³ de cilindrada, que desenvolve 130cv (g)/132cv (e) de potência a 5.250rpm e torques máximos de 18,4kgfm (g)/ 18,9kgfm (e) a 4.500rpm



TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
Discos ventilados dianteiros e sólidos traseiros, com ABS (opcional)

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com braços oscilantes fixados ao subchassi e barra estabilizadora; traseira, semi-independente, com travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora/roda de liga-leve/7 x 16 polegadas/205/55 R16



CAPACIDADES
Tanque, 58 litros; carga útil (passageiros e bagagem),
400 quilos

FOCUS

 

Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.596cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máximas de 109cv (g) a 6.250rpm e 116cv (e) a 5.500rpm e torques máximos de 15,4kgfm (g) e 16,3kgfm (e) a 4.250rpm



Transmissão

Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios
Disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, com ABS (opcional) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC)

Suspensões/rodas/pneus
Dianteira, rodas independentes, do tipo McPherson, e barra estabilizadora; e traseira, multilink e barra estabilizadora / em liga leve de 16 polegadas / 205/55 R16



Capacidades
Tanque, 55 litros; carga útil (passageiros e bagagem),
400 quilos

EQUIPAMENTOS

 

BRAVO

 

DE SÉRIE
Conforto/conveniência
- Ar-condicionado, banco traseiro bipartido, banco do motorista com regulagem de altura, Blue&Me, chave com telecomando, destravamento elétrico da tampa do tanque de combustível, direção elétrica Dual Drive, temporizador de faróis com chave desligada (Follow me home), ganchos para fixação de carga no porta-malas, My Car Fiat, para-sóis com espelho e iluminação, controlador de velocidade (piloto automático), porta-luvas e porta-malas iluminados, rádio CD/Player/MP3, retrovisores externos elétricos, sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas nas portas, vidros dianteiros e traseiros elétricos com one touch, e volante com regulagem de altura e distância.

Aparência - Rodas de liga leve aro 16 polegadas,

Segurança - Freios ABS, air bag duplo, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, faróis de neblina com sistema Cornering, Fiat Code, gancho universal para cadeiras de crianças no banco traseiro (Isofix), safe lock, sinalizador de mudança de faixa, vidros dianteiros e traseiros com antiesmagamento,

OPCIONAIS
Apóia-braço central no banco do motorista (com vão refrigerado) e no banco traseiro, ar-condicionado automático Dual Temp, bancos revestidos parcialmente em couro, Blue&Me NAV, guarnições abaixo dos vidros e maçanetas cromadas, kit parafusos antifurto, airbag para o joelho, laterais e de cortina rádio NAV, retrovisores externos rebatíveis, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga aro 17, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro e traseiro, som Hi-Fi com subwoofer, kit de parafusos antifurto, teto solar elétrico Skydome, volante revestido em couro com comandos do rádio, som hi-fi com subwoofer, ABS

 

 

 

FOCUS
Série
Conforto/conveniência
- Ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento um toque, CD-player/MP3, console central com descansa-braço, abertura e fechamento global das portas, porta-luvas refrigerado


Aparência - Rodas de liga aro 16, volante revestido em couro, retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio pintados na cor do veículo

Segurança - Airbag duplo frontal, alarme, três apoios de cabeça e três cintos de segurança de três pontos retráteis no banco traseiro e faróis auxiliares de neblina.

Opcionais
Freios ABS e pintura metálica. 

 

Duelo dinâmico

Ford Focus e Fiat Bravo são carros bem equipados e de porta-malas com boa capacidade de carga para modelos hatch. As linhas da carroceria ainda são atuais mesmo com a idade.

 

O Focus vendido no Brasil é o da segunda geração reestilizado. A terceira geração do Focus começa a ser vendida este mês no mercado europeu, e deverá chegar ao país no ano que vem conforme a proposta da Ford de vender o mesmo carro em todos os continentes. O Bravo roda há algum tempo na Europa e o estilo é bem parecido com o do Punto. Esse hatch se destaca pelos itens de segurança mesmo que na lista de equipamentos opcionais.

Espaço interno
Bravo 6 Focus 9
Melhor para o Focus, que tem distância entre-eixos maior do que o Bravo. Um dos pontos críticos do Fiat é o espaço para passageiros, principalmente no banco traseiro. Apesar de a medida de conforto — distância entre o pedal de freio à metade do encosto do banco traseiro — ser a mesma, o Ford dá um banho.

Porta-malas
Bravo 9 Focus 7

Agora é o Fiat que dá o troco. O porta-malas do Bravo tem maior capacidade de carga e é o melhor entre os hatches disponíveis no mercado. O do Focus não decepciona, mas deveria ser maior.

Câmbio
Bravo 7 Focus 8

Os engates são precisos e bem definidos nos dois carros, com ligeira vantagem do Ford, que tem menor curso de alavanca e mais precisão. As relações de transmissão estão bem escalonadas nos dois modelos.

Suspensão/direção
Bravo 7 Focus 10

Este é o principal destaque do Focus: a precisão incrível da direção e o sofisticado sistema multilink na traseira, que é confortável, absorve as imperfeições do solo e mantém o carro colado no chão. A calibragem da suspensão do Bravo merece elogios, pois é difícil conseguir conforto com eixo rígido na traseira. Porém, o sistema de direção decepciona pela leveza em velocidades elevadas. Falta precisão.

Motor/desempenho
Bravo 9 Focus 8

Melhor para o Bravo, com motor 1.8 de maiores torque e potência. Além disso, o motor Fiat usa corrente em vez de correia dentada. O motor Ford é totalmente construído em alumínio e foi eleito o mais moderno do Brasil pela imprensa especializada no ano passado. Usa correia dentada de alta durabilidade —é o único da Ford que aboliu a corrente —com troca prevista aos 140 mil quilômetros. E, claro, perde em desempenho por causa da cilindrada menor.

Estilo
Bravo 8 Focus 8

Questão puramente subjetiva, os dois agradam, sendo que o estilo parrudo do Ford chama mais atenção. O Bravo, por ser novidade, atrai olhares na rua, mas a semelhança com o Punto é opinião quase unânime.

Quadro de instrumentos de fácil leitura e material emborrachado

Volante de três raios e instrumentos voltados para o motorista



Ergonomia
Bravo 8 Focus 7

Boa nos dois modelos. A maioria dos problemas se refere à falta de regulagem dos bancos, que provocam cansaço em percurso longos. A vantagem é do Bravo, que tem menos pontos negativos.

Conforto/ tecnologia
Bravo 8 Focus 8

Ponto para o Bravo que tem mais itens de tecnologia do que o Focus. O carro da Fiat é mais moderno neste aspecto. Porém, os ocupantes desfrutam de mais conforto no Ford, por causa do espaço interno e da suspensão.

Consumo
Bravo 6 focus 6

Permanece o mistério do consumo do motor flex, que não consegue médias razoáveis nem com álcool nem com gasolina. Esses carros não fogem à regra. As médias obtidas com gasolina são ruins.

Acabamento/montagem
Bravo 7 Focus 8

Bom nos dois modelos, com vantagem para a Ford que apresenta nível de ruídos internos menor e melhor encaixe das partes móveis.

Segurança
Bravo 9 focus 7

Ambos são equipados de série com itens básicos, como apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos retráteis para todos os ocupantes. Porém, na lista de opcionais do Bravo figuram airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista. O ABS é opcional nos dois modelos.

Custo/benefício
Bravo 8 Focus 8

A relação é boa nos dois modelos, que têm muitos itens de conforto, conveniência e de segurança de série como opcionais. O Ford tem três anos de garantia, mas as revisões são feitas a cada seis meses. Isso faz com que o usuário desembolse mais apesar dos preços fixos das revisões. O Fiat tem dois anos de garantia, e as revisões são anuais. O Focus só agora se destaca no mercado de usados. O Bravo acaba de chegar e ainda é uma incógnita.

Resultado
BRAVO 92

FOCUS 94


Quanto custa
O Fiat Bravo é vendido na versão de entrada Essence 1.8 16V por R$ 55.480 e completo, R$ 75.228.

O Focus GLX 1.6 Sigma flex tem preço sugerido de R$ 55.220 e R$ 56.220 (com ABS).

Focus é mais largo, parrudo e lanternas são do tipo tuning

Lanternas no meio da tampa traseira dão charme ao conjunto