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Brasil ultrapassa a Itália como o maior mercado da Fiat

O mercado italiano vendeu 27 mil carros a menos que o brasileiro em 2009

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A importância dos mercados emergentes para os grandes fabricantes automotivos é inequívoca. Pela primeira vez em 111 anos de história da Fiat (criada em 1899), o mercado italiano deixou de ser o principal da marca. Foram vendidas 722 mil modelos na Itália, contra 736.973 no Brasil. O marco coincide com o anúncio do relatório financeiro da companhia. Em 2009, o lucro do grupo Fiat sofreu perdas de 800 milhões de euros, cerca de R$ 2 bilhões, contra um lucro líquido de 1,7 bilhão de euros, o equivalente a R$ 4,4 bilhões. De acordo com a Fiat, cerca de 600 milhões do prejuízo foram causados pela crise econômica mundial.

O faturamente total do grupo Fiat somou 50,1 bilhões de euros - cerca de R$ 130 bilhões - em 2009, 15,9% a menos do que em 2008. Mas o ritmo da contração foi maior no primeiro semestre do ano passado, de 23,8%, contra apenas 6,6% de queda no segundo semestre em comparação ao mesmo período de 2008, o que assinala um cenário mais favorável para esse ano. 

O endividamento do grupo, por sua vez, foi reduzido em 1,5 bilhão de euros, alcançando a cifra de 4,4 bilhões - R$ 11,4 bilhões. A Fiat afirma que a melhora foi possível graças à gestão rigorosa de capital de giro e estoque em todas as áreas. Para 2010, o conglomerado, que envolve empresas como a Iveco, Magneti Marelli e FPT, projeta um lucro líquido entre 200 milhões de euros e 300 milhões de euros.