UAI

Boris Responde - 31/07/2011

Publicidade
Foto:

REVISÕES - Seguir o que diz o manual é realmente a melhor opção? Raphael Martins - Rio de Janeiro

  Até que ponto as revisões exigidas no manual de um carro zero quilômetro são realmente eficazes? Faz-se necessário seguir rigorosamente o que é exigido ou é apenas um meio que a montadora tem de sempre ganhar um dinheirinho?
 
As revisões preventivas são realmente necessárias, pois evitam a manutenção corretiva, que sempre é mais cara. Além disso, se você não fizer, perde a garantia. Entretanto, preste atenção no orçamento da concessionária e não deixe que empurrem serviços não previstos pelo fabricante só para aumentar o faturamento.

 

NA GARAGEM - Carro que fica parado requer cuidado dobrado
Luiz Ferreira Filho - Garanhuns (PE)
 
Tenho um VW Gol 1992 que, quando passa de dois a três dias parado, dá muito trabalho para funcionar. O que fazer?

 
Oi, Luiz. Deve faltar gasolina, talvez problema no carburador. O afogador está funcionando legal? Quem sabe?

 
LUBRIFICANTE - Como fazer para fugir dos óleos adulterados?
Juliano Oliveira Fuzita - Campinas (SP)
 
Você mencionou a picaretagem feita na venda de óleo de motor. Como faço para me precaver dessa maracutáia? Atualmente compro óleo em uma loja conhecida, mas não sei se a loja tem mecanismos que identificam óleos adulterados.

 
Oi, Juliano. É realmente complicado se precaver dessa picaretagem. Compre sempre um óleo de marca tradicional e recomendada, além de fazer a troca numa oficina de confiança. Examine as embalagens do óleo a ser colocado e suspeite de qualquer anormalidade.

 
BARULHINHO -Mistério ao dar a partida no motor
Elias Rodrigues - Bias Fortes (MG)

 
Gostaria de saber se há necessidade de girar a chave e esperar aquele barulhinho ao dar a partida no veículo, como se estivesse injetando combustível do reservatório de partida a frio, mesmo que o veículo esteja abastecido com gasolina. Ou é possível dar a partida diretamente? Qual é a função específica de esperar o barulhinho para, então, efetuar a partida do motor?

 
Pela descrição feita do barulhinho, acho que não tem a ver com o reservatório de partida a frio, mas a bomba de combustível do tanque pressurizando o sistema de injeção do motor. Se for isso mesmo, é sempre interessante esperar o sistema chegar à pressão (são alguns segundos) antes de dar a partida. Se seu carro flex está abastecido com gasolina, o tanquinho da partida a frio não tem nenhuma utilidade.

 
MITO -Há vantagem em dirigir com carro na banguela?
Lourival de Souza Aguiar - lourival.aguiar@embrapa.br

 
Há quem diga que um carro com ignição eletrônica na banguela consome mais combustível do que se estivesse engrenado. Qual a verdade disso ?
 

Oi, Lourival. Quando você desce na banguela, a injeção eletrônica tem que injetar combustível para manter o motor em funcionamento. Se você descer engrenado, as próprias rodas movimentarão o motor e não precisa de injetar combustível.

 

CUIDADO - Mudanças nas medidas dos pneus implica problemas
Antônio K. Nakamura - São Paulo

 
O pneu 185/65 R15 do Honda Civic pode ser substituído por 195/60 R15?

 
O pneu 195x60 ficará um pouco mais baixo que o 185x65, alterando o centro de gravidade do carro de maneira discreta (0,6cm) e também as marcações do hodômetro e velocímetro (um pouco menos do que vão registrar).

 

PNEUS - Trocar as válvulas só se for realmente necessário
Marcos Durães de Souza - marcosduraes@click21.com.br

 
Quando se leva o carro para trocar os pneus, realmente é necessário que as válvulas (ou bicos) sejam obrigatoriamente substituídas ou é mais uma modalidade de PI-CA-RE-TA-GEM?

 
Quando você troca pneus, as válvulas podem ou não ser trocadas. Se elas estiverem com a aparência ruim, desgastadas, com uma porosidade e trinquinhas, é melhor trocá-las. Se estiverem em bom estado, é pi-ca-re-ta-gem.

 
USADO -Dúvidas para manter um VW Santana movido a gás
João Ribeiro Campos Sobrinho - joaoribas@ig.com.br
 
Tenho um VW Santana 1.8, de 1997, a gasolina e GNV, com 171 mil quilômetros, e gostaria de fazer algumas perguntas. Por usar GNV, o motor tem desgaste maior? Se assim for, é melhor fazer uma retífica completa? E qual o profissional mais bem qualificado para fazer isso? O consumo do GNV com ar-condicionado ligado é o mesmo que com o ar desligado?

 
Olá, João. O GNV não aumenta o desgaste do motor. Pelo contrário, evita a queima de combustíveis que podem estar adulterados, como a gasolina ou o etanol. Quanto ao profissional para restaurar seu motor, só mesmo fazendo uma pesquisa entre as retíficas da sua cidade. Escolha a mais tradicional ou a mais bem conceituada. O ar-condicionado aumenta o consumo, qualquer que seja o combustível usado.