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Boris responde - 30/09/2012

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LUBRIFICANTE
É melhor trocar o óleo mineral pelo sintético?

Carlos Afonso Sangi
carlosafonsosangi@hotmail.com


Tenho um Honda Civic 08/08 flex. Como ele saiu da garantia, não vou mais fazer as revisões na concessionária, então procurei saber qual melhor óleo para ele nas oficinas da cidade. Fiquei com uma enorme dúvida, pois alguns mecânicos disseram que o óleo Selênia sintético 10w30 seria muito melhor para o motor do que o recomendado no manual (mineral Honda 10w30). Isso é realmente verdade?

Olha, Carlos, se o fabricante do seu carro recomenda o óleo mineral 10w30, você deve usá-lo. Mas nada impede você de usar o óleo sintético, que é melhor, porém, mais caro. Fique atento ao prazo de troca do lubrificante e não se esqueça de substituir também o filtro de óleo para evitar a contaminação do novo.

 

MANUTENÇÃO
É preciso realmente  alinhar a suspensão traseira do Focus?

Antônio Roberto

tiposlx16@pop.com.br

Há pouco tempo comprei um par de amortecedores traseiros para meu Ford Focus 2003 e não foi necessário trocar outras peças, porém com o tempo notei um barulho como se tivesse algo solto na parte traseira. Com a ajuda de um mecânico, descobri que o barulho vem das bieletas. É necessário o alinhamento das rodas traseiras do Focus Sedan? Pergunto porque todas as vezes que o levei para tal serviço nunca fui avisado que deveria ser feito.

Caro Antônio, o Ford Focus, seja o hatch ou o sedã, tem suspensão traseira multilink, com duplo braço triangular. Por esse motivo, é preciso, sim, fazer o alinhamento da suspensão traseira também.


LAVAGEM
Rodas quentes têm medo de água fria?

J. Messias
messiaseiterer@gmail.com

Gosto de lavar muito bem meus carros. Por isso, tiro as rodas para lavá-las separadamente, aproveitando para limpar as caixas de rodas. Acontece que em programa na TV foi dito por "especialista" que não se deve fazer isso sob risco de empenar as rodas, devido a diferenças de temperatura. Como lavo meu carro aos sábados pela manhã, antes de sair de casa, isso não me importou. Mas fiquei com uma dúvida: quais seriam as condições de diferença de temperatura necessárias para que a água fria causasse alterações nas rodas quentes? Quando vi a tal reportagem fiquei pensando em nossos colegas motoristas da Alemanha, que depois de chegarem de uma viagem por uma Autoban tivessem que transpor rua com neve. O que aconteceria com as rodas de seus carros, segundo o tal especialista?

Messias, acho que andaram confundindo alhos com bugalhos. O que pode empenar por estar muito quente ao encontrar uma poça de água fria são os discos de freio. Lavar rodas não tem nenhum problema nem pode causar defeito. Primeiramente, a roda não esquenta quase nada. E, mesmo se esquentasse, a recomendação então teria como consequência a proibição de passar com o carro em qualquer lugar com um pouco de água acumulada, pois as rodas iriam empenar. Eu, hein!

 

PARTIDA A FRIO
Como faço para retirar a gasolina velha do tanquinho?

Jailton Martins
Nova Serrana - MG


Tenho um Chevrolet Classic 2009/2010 flex e gostaria de saber se tem problema deixar a gasolina muito antiga no tanquinho da partida a frio. Desde que comprei meu carro, há quase três anos, nunca compensou abastecer com etanol, portanto a gasolina já está bem velha e sei que ela tem a validade de seis meses. Preciso trocar a gasolina desse reservatório ou posso deixá-lo vazio? E, caso tenha que trocar, como devo fazer? Não existe dispositivo para abrir o fundo dele.

Caro Jailton: certamente a gasolina que está no reservatório de partida frio do seu carro já está com a data de validade vencida. Você deve removê-la, pois ela se transforma em uma goma que pode entupir o sistema de alimentação do motor. E para retirar a gasolina velha a melhor opção é levar o carro a uma oficina, pois o mecânico sabe como fazer sem causar danos ao sistema. Quanto a deixar o tanquinho vazio, há o risco de ressecamento do próprio e em mangueiras. E, quando você for abastecê-lo futuramente, vai ocorrer vazamento.

 

ABSURDO
Por que nossos carros têm volante descentralizado?

Edivar Silva Gomes
esgbr@oi.com.br

Gostaria de ver no Vrum reportagem sobre o fato de as montadoras brasileiras (exceto Fiat) fabricarem veículos com volantes tortos, descentralizados. Acredito que não é por falta de espaço, pois o Uno, desde a primeira geração, tem a ergonomia correta. Até hoje lançamentos badalados apresentam esta ridícula característica.

Caro Edivar. Infelizmente você tem razão. Alguns modelos de diferentes marcas apresentam este tipo de problema, ou seja, o volante descentralizado em relação aos pedais, obrigando o motorista a dirigir em posição desconfortável. Trata-se de um erro tão grotesco que fica até difícil encontrar explicação. Mas é claro que o volante "torto" é uma solução de engenharia para economizar alguns tostões num projeto mais sofisticado que evitaria o problema.

 

MOTOR
O que é mais importante: torque ou potência?

Renato Romero Armelin
renato.armelin@hotmail.com


Dizem que o motor 1.4 do Agile da GM, de 105cv, e o 1.4 do Fiat Punto, de 88cv, têm o mesmo desempenho. Isso é verdade? Na hora de escolher um automóvel, o que se deve levar em consideração: o torque ou a potência? E qual a diferença entre um e outro?

Na hora de escolher um automóvel, Renato, o mais importante é o torque, que responde pelas arrancadas e ultrapassagens. Potência resulta em velocidade, mas você não pretende andar a 200km/h, não é mesmo? Entre os dois modelos citados, o da General Motors tem torque mais elevado.



REPOSIÇÃO
Posso trocar pneus por outros de medidas pouco diferentes?

Marcelo Azevedo
Araraquara – SP


Tenho um Honda Fit 2009 EX equipado com pneus 185/55 R16, da Bridgestone, modelo Turanza ER300. Preciso trocar os pneus, mas constatei que o único fabricante dessa medida é a Bridgestone. Posso alterar a medida do pneu para 195/55 R15 ou 205 55 R16 (este último bem mais barato por se tratar de medida mais comum)? Daí terei opção da Michelin (Energy Saver), Yokohama (C Drive 2), Pirelli (P 7) etc.
 
Oi, Marcelo. O modelo que mais se aproxima das medidas dos pneus que estão no seu carro é o 195/55 R15, porém você teria que trocar para rodas de 15 polegadas. Já o pneu 205/55 R16 ultrapassa um pouco o limite aceitável pelos fabricantes.

 

SERVIÇO
O volante também deve ser alinhado com a direção?

Marcelo Florimom
florimom@hotmail.com


Estou com o meu terceiro carro. Já tive um Ford Escort por sete anos, um VW Gol por três anos e atualmente tenho um Ford Fiesta 2011. Um fato que me incomoda muito é que todos os meus carros não têm o volante alinhado. Mesmo quando o veículo saía do alinhamento/balanceamento, o volante, independentemente do terreno, nunca estava reto. Imaginava que isso ocorria porque os dois primeiros eram carros usados. Mas o Fiesta é zero e, desde uns dois meses de uso, o volante já tem um leve desalinhamento. O que devo fazer para não ter esse incômodo, ou isso é normal e implicância minha?

Não, Marcelo, não é implicância sua. Quem alinha a direção de um automóvel tem a obrigação de deixar o volante alinhado. Quem não o faz é por total preguiça e falta de seriedade profissional!

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