ABASTECENDO
Devo colocar aditivo no tanque ou usar combustível aditivado?
Luís Gustavo Ruas
dr.ruas@gmail.com
Acabei de adquirir um Chevrolet Cruze LTZ e o manual orienta que após quatro abastecimentos completos seja adicionado aditivo AC Delco. Qual a finalidade? Ao invés do aditivo, posso a cada quatro abastecimentos completos fazer um com gasolina aditivada?
Oi, Luís. O aditivo para combustível ao qual você se refere serve para manter o motor limpo. O produto tem ação detergente e dispersante e auxilia na limpeza do sistema de alimentação de combustível e hastes de válvulas, inibindo a formação de borras na parede do motor. A gasolina aditivada tem a mesma finalidade, portanto cabe a você fazer a escolha de qual produto usar. Se o posto onde você abastece não é de total confiança, melhor usar a gasolina comum, comprar um aditivo e usá-lo de acordo com as instruções do frasco.
DIÂMETRO
Alterar as medidas das rodas pode acarretar problemas?
Francisco Cássio da Silva Alves
fscassio@gmail.com
Gostaria de saber se aumentar o aro das rodas de um VW Polo 1.6, passando de 15 polegadas para 16 polegadas, pode trazer prejuízos para o carro e quais as implicações dessa alteração.
Depende, Francisco. Se você passar para rodas de 16 polegadas mas reduzir o perfil do pneu de modo que o diâmetro total (roda %2b pneu) continue o mesmo, não haverá problemas, exceto que o carro ficará menos confortável, porém ganhará em estabilidade. Entretanto, se o diâmetro final for aumentado, você vai levantar o centro de gravidade do carro e ele ficará menos estável. Ainda vai provocar um erro sistemático na marcação do hodômetro e do velocímetro e alongar as marchas.
ESTRANHO
Por que o pedal de freio do meu carro endurece às vezes?
Ricardo Maia
Belo Horizonte
Tenho um Audi A3 1.8T 2002, com câmbio Tiptronic. Meu carro endurece o pedal de freio quando estou fazendo baliza ou quando o volante está todo virado. O freio fica duro e ruim demais. O que pode estar acontecendo?
Caro Ricardo: se seu carro for levado para a concessionária ou uma oficina com computador adequado, o problema poderá ser resolvido com o remapeamento da válvula que fornece o vácuo para o sistema de assistência do freio.
LUBRIFICANTE
É normal o óleo ficar escuro mesmo usando gasolina aditivada?
Luiz Miguel Júnior
Campinas (SP)
Tenho um VW Polo 2008 e devido à alta do preço do etanol uso apenas gasolina aditivada, para manter todo o sistema limpo (como o etanol faz). Porém, não entendo por que mesmo assim o óleo fica escuro.
Oi, Miguel. É absolutamente normal que o óleo do seu motor fique escuro. Ele só é claro e transparente quando está novo. Depois de submetido às elevadas temperaturas e ao enorme atrito entre as partes móveis do motor, muda mesmo sua coloração.
ARREFECIMENTO
Qual deve ser a proporção de aditivo e água no radiador?
Maurissandro Bregoli
mauribregoli@hotmail.com
Tenho um Renault Clio Sedan 1.0 16V 2005. Qual é a mistura mais adequada para usar no sistema de arrefecimento do veículo em questão? Qual a proporção água/aditivo? Ou não devo usar água (comum)?
Olha, Maurissandro, você deve usar a mistura recomendada no manual do proprietário.
ECONOMIA
Em qual rotação do motor consigo consumo mais baixo?
Ricardo Jardim Carvalho
Ribeirão Preto (SP)
Qual a melhor rotação para ter melhor economia? Tenho um Chevrolet Astra 2.0 e achava que quanto menor a rotação do motor menor o consumo. Mas me parece que com uma rotação próxima a 3.000rpm o consumo é menor. Estou certo? Existe uma relação para isto?
Caro Ricardo: para obter os melhores resultados em termos de consumo, você deve manter o motor entre as rotações máximas de potência e torque.
MOTOR
Tem problema mudar de óleo mineral para semissintético?
Celso Serra
celsoh.serra@hotmail.com
Tenho um Chevrolet Corsa Sedan Wind 2001 que está com 110 mil quilômetros rodados. Faço a troca do óleo a cada 5.000 quilômetros e sempre usei óleo mineral. Minha pergunta é: se começar a usar óleo sintético ou semissintético nas próximas trocas acarretará algum problema no motor do carro?
Oi, Celso. De acordo com especialistas, o fabricante recomenda para o seu carro o óleo semissintético 15W40. Mas se você sempre usou óleo mineral e agora passar para o semissintético ou sintético poderá ter problemas. É que os lubrificantes mais modernos têm maior poder de limpeza e certamente vão remover as prováveis impurezas que existem no interior do motor do seu carro, entupindo os canais de lubrificação. Portanto, o ideal é que seja feita uma limpeza completa da parte interna do motor para que depois você mude de óleo.
ÓLEO
Lubrificantes com a mesma
especificação e marcas diferentes
Fábio Ivanki
Curitiba
Na troca de óleo do meu Renault Scénic RXE 2.0 2001, sempre coloco o lubrificante semissintético 15W40 da marca BR – Petrobras, que custa R$ 22 o litro. Porém, achei um óleo da marca UNI ou Fórmula UNI, que custa R$ 14 o litro e que atende a mesma especificação 15W40. Os dois lubrificantes têm a mesma especificação, mas preços diferentes. Qual devo usar? O tempo de troca deve ser o mesmo?
Olha, Fábio, o importante é você usar lubrificante de boa qualidade e com as especificações indicadas pelo fabricante do seu carro. Não conhecemos essa marca e não podemos, por isso, recomendá-la. Quanto ao tempo de troca, o ideal é você fazê-la a cada 5 mil quilômetros ou seis meses, o que vier primeiro.
MITO?
A eterna dúvida sobre o amaciamento de motor
Willian Djalma
Lagoa Formosa (MG)
Essa história de amaciar motor de carro zero quilômetro é verdadeira? Se for, como fazer?
Caro Willian: os automóveis modernos dispensam esse procedimento de amaciamento do motor, mas de qualquer forma não é aconselhável você forçá-lo em altas rotações nos primeiros 500 quilômetros. Depois disso, pode acelerar sem medo.