VENDENDO
Qual a maneira correta de avaliar um carro de “duas cabeças”?
Humberto Elisiário da Cunha - caronat@ig.com.br
Tenho um Ford Fiesta Sedan 1.6, 2008/2009. Quando levei o carro para avaliar, o vendedor fez a avaliação como modelo 2008. Essa é a maneira correta? Quando ele for vender o meu carro não o venderá como modelo 2009? Outra dúvida: fui a uma concessionária Fiat com o interesse de comprar o Grand Siena. O vendedor enviou a proposta de um 2012/2013. Se eu comprar o carro, apesar de lançamento, também não estarei adquirindo um “duas cabeças”?
Olha, Humberto, o correto na hora de vender um carro “duas cabeças” é fazer a média dos preços do ano de fabricação e do modelo. Mas na prática as revendas acabam pagando pelo seu carro o preço do ano de fabricação, que é mais baixo. E quanto ao Grand Siena, apesar de ser um lançamento, também é considerado “duas cabeças”, já que é 2012/2013.
TECNOLOGIA
Existe carro que zere o consumo quando não há aceleração?
Luiz Latino Bolero - luizbolero@hotmail.com
A grande expectativa da civilização é, sem dúvida, o veículo movido a combustível não poluente, de produção fácil, barato e farto na natureza. O carro elétrico, por exemplo, que parece uma alternativa, encontra também grandes obstáculos relacionados à autonomia da carga e a nossa capacidade de produção energética para abastecê-lo sem comprometer o consumo habitual já existente. Enquanto torcemos pela solução, tenho também minhas dúvidas do porquê ainda as fábricas, tão dotadas de tecnologias, não inventaram o carro que “zerasse” o consumo de combustível quando não houvesse aceleração, ou seja, o motor se desligaria assim que tirássemos o pé do acelerador. As viagens por estradas com muitas descidas, como para o Rio de Janeiro, por exemplo, poderiam proporcionar substancial economia. As questões de segurança relacionadas com os freios, luzes, direção e “reduzida” são problemas que essa capacidade tecnológica poderiam tirar de letra. Concorda?
Oi, Luiz. Concordamos com você em gênero, número e grau. E mais, a solução que você sugere já existe em dois formatos. A Bosch já desenvolveu um sistema start/stop mais avançado que o atual, que desliga o motor na estrada quando você tira o pé do acelerador. Os carros híbridos já vão além disso, pois, ao reduzir ou frear, as baterias que movem o motor elétrico são recarregadas, aproveitando uma energia que é desperdiçada nos modelos convencionais.
TRANSTORNO
Os anéis de segmento do motor não devem ser trocados na retífica?
José Carlos Lelis - lelisjc@hotmail.com
Comprei um Honda Civic EX 1.6, automatico, 99/00. Levei o carro ao mecânico para uma avaliação de pré-compra e ele me informou que só havia um vazamento e que bastaria trocar o retentor do volante, o qual o vendedor comprometeu-se a arrumar. Levei o carro à oficina indicada e foi feita a troca, que de nada adiantou, pois o vazamento continuou. Retornei à oficina e foi constatado que houve um superaquecimento com o dono anterior e o motor teria de ser retificado. E assim foi feito. No outro dia, notei uma fumaça branca e parei o carro. Para meu espanto, não tinha água, pois as mangueiras estavam ressecadas, provocando o vazamento. O motor foi retificado novamente, porém o vazamento continuou. Depois de muitas idas e vindas à oficina, constatou-se que faltou trocar uma peça na retífica. Além disso, o carro perdia potência quando ligava o ar-condicionado. Agora, o problema é nos anéis de segmento, que ficaram fracos por causa da retífica. Os anéis não deveriam ter sido trocados na retífica? O ônus dessa troca agora é por minha conta, depois de todo o desgaste emocional?
Prezado José Carlos, que novela esse seu Civic, heim? Quanto à sua pergunta sobre os anéis de segmento, se foi feita uma retífica completa do motor, claro que eles deveriam ter sido trocados. Se tiver sido só do cabeçote, não.
COMBUSTÃO
Descarbonização do motor pode resultar em queda de consumo?
Wilson Queiroz Almeida - willson_almeida@hotmail.com
Tenho um Chevrolet Kadett 1.8 EFI 1996. No meu modo de ver, trata-se de um carro econômico em comparação com outros modelos no mercado. Ele faz 9,5km/l na cidade e 11km/l na estrada. Recentemente, fiz uma viagem de São Paulo a Governador Valadares, exatamente 975 quilômetros. Foi feita a revisão para a viagem e o mecânico indicou uma descarbonização no motor. Esse procedimento é válido ou não serve para nada? Só que o consumo de meu carro foi menor. Gastei exatamente 71 litros de gasolina, com média de 13,7km/l. Isso se deve à descarbonização ou ao combustível mas rico na estrada? O carro só foi abastecido com gasolina comum.
Oi, Wilson. O motor carbonizado tem a combustão prejudicada e, por isso, depois da limpeza ele pode ter passado a consumir menos combustível.
SEGURANÇA
Sistema antitravamento ABS é mais eficiente com freio a disco?
Marllon P de Sousa - Teresina - PI
Notei que o novo Fiat Grand Siena já vem de série com ABS e EBD, só que o mesmo não tem pinças de freio atrás. Gostaria de saber se isso afeta de algum modo a frenagem ou a eficiência do sistema.
Caro Marllon, os freios a disco sempre funcionam melhor do que os a tambor. Mas o sistema ABS funciona independentemente do tipo de freio.
LEGISLAÇÃO
Quais as regras para as motos com motor de 50cm³ de cilindrada?
Rodrigo Soares - rodrigosoares.2010@hotmail.com
Gostaria de saber sobre as regras de trânsito para as motos com motor de 50cm³ de cilindrada. Afinal, é preciso ou não habilitação para pilotar essas motos? E qual a regra de trânsito? É igual às das motos normais?
Caro, Rodrigo: para conduzir uma moto com motor de 50cm³ você precisa obter no Detran uma autorização para conduzir ciclomotor (ACC) ou portar a carteira nacional de habilitação na categoria A, para motocicletas. O registro e o licenciamento dos ciclomotores devem ser regulamentados pelo município. E ao pilotar uma moto dessa categoria você certamente terá que respeitar as mesmas normas e regras de trânsito estabelecidas para motocicletas de maior cilindrada, observando alguns detalhes. É obrigatório o uso de capacete e a moto deve permanecer à direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa. Além disso, é proibida a circulação em vias de trânsito rápido e sobre a calçada. O veículo deve ser equipado com farol branco ou amarelo, retrovisores de ambos os lados, velocímetro, lanterna traseira, setas e buzina.
NA RUA
Quais os cuidados com o carro que fica exposto ao tempo?
Bruno Lima - brunolimma@live.com
Meu carro fica na rua, chova ou faça sol. Você recomenda o uso de capa?
Depende da qualidade da capa, se ela é revestida na parte superior e nas laterais, se há ventilação e também dos cuidados com a limpeza do carro antes e depois de colocá-la.
POTÊNCIA
Ar-condicionado de carro 1.0 refrigera menos do que o do 2.0?
Ávilo Silva de Meireles - avilo@ipw.com.br
Já sei que o ar-condicionado rouba um pouco da potência do motor, mas uma dúvida me atormenta: um ar-condicionado em um carro equipado com motor 1.0 tem a mesma potência de refrigeração que um instalado em um automóvel com motor 2.0? Ou isso também muda de acordo com a cilindrada e potência do motor?
Oi, Ávilo. O ar-condicionado que equipa um carro com motor 1.0 precisa de um compressor menor do que o que vai no automóvel 2.0, por isso há diferença, sim, no resultado da refrigeração. No carro 2.0 o ar-condicionado tem que ser mais potente para refrigerar o volume maior do habitáculo.