MOTOR
Por que o carro solta fumaça branca quando acelero mais?
Alfredo Ferreira Neto - Santa Rosa (RS)
Tenho um Ford Escort SW com motor Zetec 16V. Uso o óleo recomendado pelo fabricante (API SJ 20W50) e faço a troca corretamente a cada 4 mil quilômetros. Mas quando aumento a rotação do motor, acima de 3.000rpm, ele solta uma fumaça esbranquiçada com um odor muito forte. Já consultei vários mecânicos e todos falaram que isso é normal. O que pode estar acontecendo?
Caro Alfredo. Você não informou qual a quilometragem do seu carro, mas pelas características citadas é possível tirar algumas conclusões. Você deve saber inicialmente que onde há fumaça branca há óleo sendo queimado no motor. Pode ser problema no retentor de válvula, nas juntas ou até mesmo sinal de que o motor já precisa de uma retífica. Normal não é, por isso o recomendado é que você leve o carro a uma oficina especializada para análise detalhada.
REVISÃO
É necessário trocar óleo, iltros e fluidos do meu carro?
Luciana Moura - lucymarq@ig.com.br
Meu carro só tem um ano de uso e 6.400 quilômetros rodados. Levei-o à revisão de garantia e informaram que tenho que trocar óleo e filtro de óleo (é a primeira troca), fluido de freio e filtro de ar. É mesmo necessário? Ou apenas a troca de óleo é necessária? Fico preocupada de estar sendo enganada. Ou realmente é preciso tudo isso?
Cara Luciana. A substituição de alguns componentes do carro deve ser feita por tempo ou quilometragem. No seu caso, o carro rodou pouco, mas com um ano de uso é recomendável você fazer a troca do óleo e do filtro de óleo. O filtro de ar geralmente deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros, mas se estiver muito sujo é melhor trocá-lo. Já o fluido de freio deve ser renovado depois de dois anos.
MANUTENÇÃO
Algumas dúvidas para manter o carro em boas condições
Jan P. R. - jan.pr@live.com
Gostaria de uma orientação quanto ao Fiat Uno 1996 que tenho. Devo trocar o óleo e o filtro a cada quantos quilômetros? Posso usar óleo de alta quilometragem? Com quantas libras devo calibrar os pneus? Posso usar gasolina aditivada?
Vamos por partes, Jan. O óleo do motor e o filtro de óleo no seu caso devem ser substituídos a cada cinco mil quilômetros ou seis meses, o que vier primeiro. Se ele estiver queimando óleo acima do normal, talvez seja recomendável usar um lubrificante de alta quilometragem. Quanto à calibragem dos pneus, siga religiosamente a recomendação do fabricante que consta no manual do seu carro. E a gasolina pode ser a aditivada ou a comum com a adição do aditivo, também vendido nos postos de abastecimento.
SANTANA
Por que o câmbio automático dá tranco na hora de estacionar?
Marcelo Afonso de Souza - Joaçaba (SC)
Tenho um VW Santana 1995 automático de três marchas. Quando estaciono em algum declive, além do freio de mão, deixo a alavanca de marcha no P (parking). Mas quando vou sair, preciso retirá-la do parking antes de ligar o carro. Nesse momento dá um tranco na alavanca, como se o motor estivesse segurando o carro. Como se fosse em um carro comum, não automático, movimentar a alavanca do câmbio sem pisar na embreagem. Isso não vai acabar danificando a caixa? Nota: o Santana, como carro mais antigo e com caixa automática diferente dos atuais, não liga se a alavanca do cambio não estiver no "N" (neutro – ponto-morto).
Oi, Marcelo. Para evitar esse problema, ao estacionar em um declive, você primeiro puxa o freio de mão e trava o carro. Depois, passe a alavanca para o parking (P). Ao sair, faça o contrário: primeiro tire a alavanca do P e depois solte o freio de estacionamento. Assim você evita o tranco na caixa.
ESTRANHO
Carro começa a grilar quando muda do etanol para gasolina
Milene Alcântara - Garça (SP)
Eu tenho um VW Gol G5 flex 2009/2010, que era abastecido com etanol e não tinha problemas. Depois passei a abastecer com gasolina e ele começou a grilar (fazer barulhos quando força demais) sempre nas arrancadas. Fui à concessionária e lá me disseram que isso ocorre por problema com o combustível e não do motor, e para fazer a limpeza querem cobrar, sendo que o carro ainda está na garantia, com todas as revisões em dia e com 19 mil quilômetros rodados. Gostaria de uma opinião de quem realmente conhece para poder tomar as atitudes necessárias, pois acho que estou sendo enrolada.
Oi, Milene, com o etanol seu carro não apresentava problema de pré-ignição, também conhecido como batida de pino, por se tratar de um combustível de alta octanagem. Por isso, a alteração quando você abasteceu com gasolina. Mas não se trata de problema com o combustível nem necessidade de fazer limpeza das válvulas injetoras, já que seu carro está ainda com quilometragem baixa. Existe algum problema que tem que ser resolvido pela concessionária ou pela fábrica.
CHIP
Ele realmente aumenta a potência ou é enganação?
Leandro Luís Viapiana - Teodoro Sampaio (SP)
Sempre ouço falar sobre chip de potência. Gostaria de saber se o uso dele tem algum resultado positivo ou se gera alguma consequência e quais seriam elas. Tenho um Chevrolet Prisma 1.4 Maxx e estou achando muito lenta a retomada de velocidade. Será que somente o uso desse chip resolveria essa questão? Quanto ao consumo de combustível, há muita alteração?
Muita calma nesta hora, Leandro. O chip altera alguns parâmetros da central eletrônica, como a curva de torque, a mistura ar/combustível etc. Pode haver ganho de torque e potência? Pode sim! Mas você deve considerar alguns detalhes. O fabricante do seu automóvel, ao projetá-lo, programou a central eletrônica de forma a obter o melhor aproveitamento do motor, buscando o equilíbrio entre torque, potência, consumo de combustível e emissão de poluentes. Ao usar o chip no seu carro, você pode melhorar o desempenho, mas certamente vai ser penalizado com o aumento do consumo e das emissões. Então, pense bem antes de fazê-lo.
PNEUS
Dúvidas sobre desgaste, edidas e desenhos
Diego Souza - diegonascimentosouza@yahoo.com.br
Tenho um Chevrolet Classic 2007. Preciso efetuar a troca dos pneus, pois dois estão bons e os outros dois começaram a se deformar, devido ao peso que venho carregando no porta-malas. Creio que isso tenha ocorrido em consequência de maus serviços prestados por mecânicos da concessionária, pois faço rodízio, alinhamento e balanceamento entre 10 mil e 12 mil quilômetros. Os pneus do carro já rodaram 42 mil quilômetros, mas devido a essa deformação vou trocá-los. A primeira pergunta é: o manual recomenda o perfil 165/70 R13, mas posso colocar 175/70 R13? A segunda pergunta é: atualmente uso o GPS3 Sport da Goodyear, que é muito bom, porém vi o Michelin XM1 Energy, que tem o desenho dos sulcos totalmente diferente, agradando mais visualmente. Qual o melhor desenho de pneu?
Olha, Diego, não é recomendável você usar pneus de medidas diferentes, pois ao fazê-lo vai alterar o centro de gravidade do carro de maneira discreta e também as marcações de hodômetro e velocímetro e mudar a relação final de marchas. O consumo de combustível também pode apresentar um pequeno aumento. Quanto ao desenho dos pneus, procure optar por aqueles que favorecem a drenagem da água, garantindo maior segurança, principalmente no período de chuva.
CONSUMO
Por que os carros flex são mais beberrões que os outros?
Anderson Pereira de Almeida - Armação dos Búzios (RJ)
Gostaria de fazer uma pergunta que acredito ser dúvida de muitas pessoas. Como no Brasil hoje a maioria da nossa frota é
de carros flex, surgiu uma dúvida e até agora não obtive resposta. Por que os carros flex, mesmo abastecidos apenas com gasolina, têm consumo superior aos fabricados somente para abastecimento com gasolina?
Pois é, Anderson, essa é uma questão que atormenta a cabeça de muitas pessoas. Já consultamos os fabricantes sobre esse assunto e eles insistem em dizer que não há diferença no consumo quando o combustível é gasolina. Mas a prática tem mostrado que os carros flex realmente bebem mais com esse combustível, talvez pelo fato de terem que se adequar para funcionar com etanol também.
AR-CONDICIONADO
Posso instalar um no meu carro ou é melhor o que vem de fábrica?
Carlos Georg - carlosgeorg196@hotmail.com
Tenho um Fiat Palio Economy 2010 com 63 mil quilômetros. Ele não tem ar-condicionado. O que vale mais a pena: instalar o kit de ar-condicionado ou trocar de carro?
Olha, Carlos, existem no mercado empresas especializadas em instalação de ar-condicionado, que garantem resultados satisfatórios. Mas é importante saber que, por mais competente que seja o profissional, jamais vai conseguir um resultado tão perfeito quanto o da fábrica, durante a montagem do veículo. Para instalar um kit de ar-condicionado é preciso desmontar todo o painel e outros componentes e depois para remontá-los nem sempre fica tão bom como era. Aí surgem ruídos, rangidos e outros inconvenientes. A melhor opção é mesmo comprar um carro que já tenha o ar-condicionado de fábrica.