UAI

Boris Responde - 25/09/2011

Mande suas perguntas para: borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

Publicidade
Foto:


CLIO SEDAN
Por que o motor falha quando em marcha lenta?

Brunno Lamberti
Vila Velha (ES)

Tenho um Clio Sedan 2003 1.6 16V. Às vezes ocorre uma anormalidade quando está ligado e parado. Sem mais nem menos, o motor se comporta como se alguma das velas parasse de funcionar e fica como se estivesse mancando. Após engatar a primeira e sair, volta ao normal. O que pode ser?

Assim a distância é complicado, Brunno, mas se você levar o carro em uma oficina equipada com um computador que tenha condições de ler a central de injeção do motor é provável que seja feito um diagnóstico preciso do problema. O defeito pode estar na bobina ou no motor fora do ponto. O Renault Clio tem um problema crônico de trabalhar com a marcha lenta em rotação muito baixa, entre 750rpm e 850rpm, às vezes baixando para 500rpm, dando a impressão de que o motor está falhando. Outra possibilidade seria o ressecamento dos anéis do corpo de injeção, que também vai provocar alteração na marcha lenta.


DIREÇÃO
Esquecimento que vai causar danos ao bolso

Maurício Gomes
mau_adm@yahoo.com.br

Aprendi a dirigir recentemente e às vezes esqueço e saio com o freio de mão puxado. Gostaria de saber o que pode acontecer ao carro, principalmente, ao motor, pastilhas, freios etc. Estou me policiando para evitar esquecer.

Maurício, é bom mesmo você se policiar, pois dirigindo desse jeito você vai forçar o motor, aumentando o consumo de combustível, provocando ainda o desgaste prematuro das lonas ou pastilhas, caso seu carro tenha freio a disco nas quatro rodas.

FLEX
Buscando média de consumo melhor com uso de gasolina

Fernando Maia
Belo Horizonte

Fico imaginando uma forma de melhorar a média dos carros flex abastecidos somente com gasolina. Como moro em Belo Horizonte e uso o carro principalmente em deslocamentos para o trabalho, o uso de etanol nunca foi compensador financeiramente. Não discuto o pretenso ganho ambiental que o etanol poderia trazer. Em todos os carros flex que tive mandei esvaziar o tanquinho de partida a frio e só abasteço com gasolina. Tem sentido e é possível reprogramar a central eletrônica dos flex para quem só utiliza gasolina, com o objetivo de melhorar a média de consumo?

Oi, Fernando. Poderia-se tentar alguma coisa, mas a modificação exigiria um razoável investimento. Os motores flex ainda são pouco eficientes, pois não passam, por enquanto, de propulsores a gasolina adaptados para o uso do etanol.


CORES
De preto sólido para fosco muda-se o documento?

André Lima Rabelo
andrelimarabelo@gmail.com

Tenho um carro de cor preta e o envelopei de preto fosco. A minha dúvida é se tenho que alterar o documento de meu veículo, tendo em vista que no documento consta apenas cor preta.

Não existem variações cromáticas no sistema de registro de cores do Detran. Então, André, preto, mesmo fosco, continua sendo preto.


MOTOR
Falha pode ser problema nos bicos da injeção?

Luciano Souza Silva
luciano.ssilva@yahoo.com.br

Tenho um VW Gol G5 com 35 mil quilômetros rodados e nos últimos dias percebi que ele está falhando ao acelerar. Será que pode ser sujeira nos bicos? O uso de aditivos é recomendado? Qual aditivo devo usar?

Olha, Luciano, falha ao acelerar pode ser provocada por vários problemas e a maneira mais prática de determinar a causa é o diagnóstico emitido pelo computador que analisa a central eletrônica.

DEVANEIOS
Será que a Volkswagen vai ressuscitar defunto?

André Bezerra
Cianorte (PR)

Gostaria de saber se é verdade que vão lançar o novo VW Logus no lugar do Jetta, pois este se aposenta no fim do ano.

Caro André: são duas hipóteses sem nenhum sentido. Relançar o Logus não teria uma receptividade favorável do mercado, pois se trata de um projeto desatualizado. Por outro lado, o Jetta é um carro supermoderno, recém-lançado no Brasil e que é sucesso em outros países.

DEFEITO
Folga e rangidos na direção do Fiat Stilo

Thassio da Silva Santos
thassinho87@yahoo.com.br

Tenho um Fiat Stilo 07/07 1.8 8V e comecei a perceber um estalo quando esterço o volante em baixa velocidade e provocando folga na coluna de direção dá para ouvir o rangido e sentir perfeitamente. Isso é normal em carros com direção hidráulica? Pode ser alguma folga na coluna de direção? Já ouvi casos de Stilos que tiveram problema na caixa de direção e na coluna de direção.

Caro Thassio: inicialmente, vale lembrar que o sistema de direção do Stilo tem assistência elétrica e não hidráulica. Mas, independentemente disso, é claro que há um defeito no sistema. O Stilo tem um histórico de problema na junção da coluna de direção, que costuma apresentar folga. Em alguns casos, é preciso trocar a coluna. Já o rangido, é preciso conferir em uma oficina, pois pode ser proveniente de outro componente, até mesmo da suspensão.

Mande suas perguntas para: borisresponde.mg@diariosassociados.com.br