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Boris responde - 25/03/2012

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EIS A QUESTÃO
Dúvida na compra do carro com câmbio automático ou manual

Leandro Ribeiro Leão
Leandroribeiroleao@hotmail.com

Vou comprar um Toyota Corolla SEG 1.8, 2005, mas estou na dúvida entre o câmbio manual ou automático. Isso porque o automático tem somente quatro marchas.

Leandro, se você quer conforto, compre o automático. Mas se você prefere desempenho (que já não é o forte do modelo), recomendo um manual, pois o automático prejudica ainda mais a resposta do motor.

LUBRIFICANTE
Qual a quantidade certa de óleo que devo colocar no motor do carro?

Giovane Sabino da Silva
Frederico Westphalen (RS)

Tenho um VW Polo 1.6, 2003, e ao trocar o óleo do motor e o filtro me deparei com a seguinte situação: ao colocar a quantidade de óleo indicada no manual (quatro litros), ele não atingiu a marca máxima na vareta, ficando pouco acima do meio. Isso é normal? Somente atingiu a marcação ideal com 4,5 litros de óleo. É normal baixar um pouco de óleo num motor com quase 80 mil quilômetros rodados?

Oi, Giovane. Os fabricantes geralmente informam a quantidade de óleo que vai no cárter com o acréscimo do que vai no filtro, em geral mais meio litro. Para saber se você está colocando a quantidade certa de óleo é preciso que o carro esteja com o motor frio e que tenha sido retirado todo o lubrificante velho. No caso do seu carro, pode ser que sejam quatro litros mais meio para o filtro de óleo. E quanto ao consumo do lubrificante, os fabricantes já preveem uma baixa depois de certa quilometragem. Pode ser de até um litro a cada mil quilômetros rodados.


ILUMINADO
Devo ligar os faróis na estrada, por segurança, em viagens longas?

Leonardo Forbrig
leonardoforbrig@yahoo.com.br

Gostaria de saber se em viagens longas devo ligar os faróis baixos e os de neblina, não só por motivo de segurança, mas também para gastar a carga da bateria, para ela não sobrecarregar.

Caro, Leonardo. Você deve acender os faróis do seu carro ao trafegar por rodovias unicamente por questão de segurança, para torná-lo mais visível aos outros motoristas. E basta apenas o farol baixo. O de neblina, como o próprio nome diz, só deve ser usado quando esse fenômeno climático ocorrer. Quanto à bateria, ela não vai sobrecarregar se o farol estiver desligado. Existe um regulador para evitar a sobrecarga.



COMBUSTÍVEL
É verdade que a gasolina aditivada contém chumbo?


Isabel Pires
ifpv_@hotmail.com

Tenho um Honda CR-V e quando comprei fui orientada na concessionária a só colocar gasolina aditivada. Só que recentemente um amigo disse que a gasolina aditivada tem chumbo. E na tampa do tanque do meu carro tem um aviso para não colocar gasolina com chumbo. Então fica a dúvida: com que gasolina abasteço?

Olha, Isabel, pode usar sem susto a gasolina aditivada: não tem chumbo em nenhum de seus aditivos. Seu amigo deve ter feito confusão, pois no passado, quando tinha no Brasil a gasolina azul, a maior octanagem era conseguida com a adição de chumbo tetraetila. Atualmente, nenhuma gasolina comercializada no país (exceto a de aviação) contém o chumbo.



FLEX
Entre o etanol e a gasolina, qual provoca menos desgaste do motor?

Anderson Vasconcelos.
Taboão da Serra (SP)

Tenho um Chevrolet Prisma 1.4 flex, 2008. Meu amigo mecânico disse que um carro abastecido apenas com etanol apresenta, ao longo do tempo, menor desgaste nas partes internas do motor em comparação a outro abastecido apenas com gasolina. Outras pessoas dizem que o etanol, que tem maior concentração de água, provoca maior oxidação nas partes internas do motor em comparação com a gasolina. Minha pergunta é: entre o etanol e a gasolina, qual mantém por mais tempo a vida útil do motor? Existe um ou outro combustível que seja mais ou menos agressivo para o motor ou isso é mito?

Caro Anderson, em termos práticos o etanol, apesar de ter água em sua composição, é o combustível mais limpo e que menos agride o motor, que já foi preparado para recebê-lo. E a gasolina com maior teor de carbono deixa mais resíduos de combustão na câmara.

MOTOR
Se o marcador de temperatura sobe rápido é sinal de problema?

José Vital de Matos Ferreira Filho
vitalmatos@ig.com.br

Tenho uma Ford Ranger 2006 a diesel e com menos de cinco minutos o marcador de temperatura do motor atinge o meio do visor. Isso é normal nos carros a diesel?

Oi, José. O fato de o marcador de temperatura atingir o meio em cinco minutos não é problema, desde que permaneça ali. Você deve ficar atento se o marcador se aproximar da zona de risco, geralmente na cor vermelha. Aí é sinal que existe problema e o motor pode superaquecer, então é melhor você levar sua picape para a revisão.


MISTÉRIO
Nada resolve o problema de fraqueza quando ligo os faróis

A.F.Silva
Botucatu (SP)

Tenho um Uno Mille EP, 1996, a gasolina, e quando ligo os faróis ele perde força e o motor diminui a rotação. Já troquei a bateria, o alternador, rolamentos, rotor e o regulador de voltagem. O que pode ser?

Olha, Silva, o caso do seu carro é realmente estranho. Se você já trocou todos esses componentes e mesmo assim quando acende os faróis o motor perde a força, é sinal que existe um problema mais grave. Pode ser até que esteja na hora de substituir as velas, bobinas ou outro componente. Mas o ideal é que você leve o carro para uma boa revisão na oficina.


PARADO

Vou empenar o carro se estacionar com duas rodas na calçada e as outras na rua?

Diego Braga
Betim-MG

Noto em algumas ruas da capital e região motoristas que estacionam seus veículos com uma parte sobre o meio-fio da calçada e outra parte na rua, deixando assim o carro inclinado. Quero saber se essa prática pode ocasionar algum dano na
estrutura do automóvel.

Olha, Diego, dependendo do projeto poderá haver torção da carroceria. Portanto, evite esse procedimento.


DOCUMENTOS
Por que pagar taxa de licenciamento se meu carro ficou parado o ano todo?

Alexandre Ajala
ajalalex@yahoo.com.br

Estou com meu veículo parado, em reforma geral. Estou com documento em dia, sem multas ou outros, até antes da arrecadação “embolsória”. Meu veículo rodou pouco em 2011. É um autêntico carro de garagem e, caso venha a ficar pronto este ano, pergunto: o licenciamento que devo pagar é referente apenas ao ano que começar ou não a rodar? Exemplo: 2012 e não ao ano parado, seja por reforma ou esteja guardado? IPVA é um imposto que incide sobre o veículo estando parado ou não, agora licenciamento é a permissão para poder rodar o ano todo. Então, não devo pagar um imposto de rodagem, pois o veículo não rodou naquele ano, certo? Devo pagar o licenciamento apenas caso seja o ano no qual começar a rodar, correto?

Oi, Alexandre. O IPVA, como o próprio nome diz, é um imposto de propriedade do veículo e não de circulação. Por isso, tendo ou não usado seu automóvel durante o ano, o imposto é devido assim como o licenciamento. Além do mais, como provar que o carro não rodou? E, no caso de o governo admitir essa hipótese, já pensou quanta maracutaia viria por aí?



ESTRANHO
O que pode estar fazendo com que o motor do meu carro perca pressão?

Ladim dos Reis
ladimdosreis@yahoo.com

Tenho um Ford Fiesta 1.6, 2003, e a luz de óleo do motor acende bem fraquinha e só na lenta. O mecânico trocou a cebolinha e bomba de óleo do motor, Andei 1.500 quilômetros e baixou um litro e meio de óleo. Voltei ao mecânico e ele disse que o motor está perdendo um pouco de pressão, necessitando de uma retífica, pois pode estar com folga no eixo. Ele colocou óleo mais grosso, 25W60. O que eu faço?

Oi, Ladim. Seu motor pode mesmo estar precisando de uma retífica. Entretanto, se apagar a luz de pressão e ele reduzir o consumo de óleo com o de maior viscosidade, dá para você ir rodando mais uns tempos. Depois, prepare-se para botar a mão no bolso...

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