FREIOS
Sistema a tambor é mais comum porque é bem mais barato
André Souza
andrecsouza2003@hotmail.com
Gostaria de saber por que as montadoras mantêm em alguns modelos o freio traseiro de tambor, sendo que os carros estão cada vez mais modernos. Carros como o Honda City ainda têm este tipo de freio no eixo traseiro. Será que fica tão caro assim colocar sistema a disco na traseira?
Sim, André, os discos são mais caros do que os tambores. Além disso, os freios dianteiros são muito mais importantes do que os traseiros.
PICARETAGEM
Colocar gasolina no carro a etanol não limpa peças
Ana Cláudia Valle
anaclaudia.valle@grupoafinidade.com.br
Tenho um Escort XR3 CHT 1.6, ano 1984, movido a etanol, e queria saber se é verdade que colocar uma certa quantia de gasolina (no caso, quatro litros do combustível derivado do petróleo a cada 20 litros do que é derivado da cana) é útil ao motor do veículo. Alguns dizem que isso limpa as peças dentro do motor. É verdade ou picaretagem?
Picaretagem, Ana Cláudia. Se seu carro é movido a etanol, ele tem uma alta taxa de compressão e gasolina no tanque pode danificá-lo.
PALIO FIRE
Leitor convive com problemas constantes de alinhamento
Alan Fernando Santos de Ávila
Diamantina (MG)
Tenho um Fiat Palio Economy Fire, ano 2010, que está com 31 mil quilômetros rodados. Faço constantemente o alinhamento da direção e jamais fiz uma viagem acima de 300 quilômetros sem este este procedimento. Porém tenho problemas constantes de desgaste irregular dos pneus dianteiros, que já foram trocados duas vezes. Por isso, estou suspeitando de um problema na fabricação do veículo. Como posso saber se esse problema existe? Já levei o carro à concessionária e me falaram que é normal o gasto de pneus devido à tração dianteira. Na última vez que fiz alinhamento inventaram uma tal de cambagem. Isso existe? Funciona?
Sim, Alan, a cambagem é um dos três itens que compõem a geometria da direção e que precisa de ser ajustada quando se alinha o carro (a convergência e o cáster são os outros dois). Se os seus pneus estão durando apenas 15 mil quilômetros, em média, é óbvio que existe alguma anormalidade no seu automóvel. A tração dianteira provoca mesmo um desgaste um pouco mais acentuado nos pneus da frente, mas não é desculpa para durar tão pouco.
CELTA
Consumo tem tantas variáveis que fica complicado aferir
Magno Almeida
Porto Seguro (BA)
Comprei um Celta zero quilômetro (ano 2011/2012) que vem apresentando consumo elevado de combustível. O carro está com aproximadamente 7.500 quilômetros rodados e, quando abastecido com gasolina, faz 7,7km/l (percurso cidade) e 11km/l (estrada). Quando coloco etanol, o consumo se reduz para 5,2km/ (cidade) e 6,8km/l (estrada). O veículo está na garantia e já o levei à concessionária três vezes para ajustar/reparar e o mecânico me informa que não existe problema algum. Gostaria de saber se o veículo está com consumo elevado mesmo ou se a concessionária está com picaretagem?
Consumo de automóvel, Magno, é uma das coisas mais complicadas de aferir. São dezenas de fatores que influenciam no resultado, a começar pelo próprio estilo do motorista e o peso do seu pé no acelerador. Mas interferem também a qualidade do combustível, a topografia da cidade, a altitude, a regulagem do motor, da central eletrônica, o estado das velas, válvulas, anéis de pistão, peso do carro, calibragem dos pneus e muitos outros. Mas o consumo do seu Celta está aparentemente elevado mesmo.
CÂMBIO
Automático convencional gasta mais combustível do que o automatizado
Regilene Matos Dias
regilenemdias@yahoo.com.br
Carro equipado com câmbio automático gasta mais combustível?
Se for o automático convencional, o consumo é maior. Se for do tipo automatizado (Dualogic, I-Motion e Easytronic), é menor.
STRADA
Peso da picape influi diretamente na conta do combustível
Waldir Rodrigues Pereira
wrop@senado.gov.br
Minha cunhada tem uma picape Strada Trekking 1.4 flex, ano 2009, e quer trocar por uma Strada Adventure Flex 1.8 2012 com ar-condicionado. Sabemos que, ao usar o ar, o consumo tende a aumentar. Porém, caso não usando, existe uma diferença de consumo entre uma e outra? Nossa dúvida parte do princípio de que, sendo a Adventure mais pesada que a Trekking, o consumo seria mais alto.
Olha, Waldir, se você troca o seu carro por outro mais pesado, você vai estar carregando mais peso o tempo todo, o que com certeza vai aumentar o consumo, a menos que o novo modelo tenha um motor bem mais moderno e eficiente. Além disso, é claro que o ar-condicionado sempre exige uns cavalinhos e, consequentemente, mais uns litros de combustível no fim do mês.
AGILE
Palhetas do limpador não têm garantia de fábrica
Marco Aurélio
marquim75@bol.com.br
Segundo um consultor técnico da GM, as paletas do limpador não têm garantia de fábrica. Isso é verdade? Tenho um Agile adquirido em 2011, cujas palhetas estão "pulando e fazendo muito barulho ao limpar". Fui no início de dezembro à concessionária, eles limparam e nada mudou. Voltei em 17 de janeiro e eles me disseram que as palhetas não estão na garantia. Observei que o Agile 2012 vem de fábrica com outro modelo de palheta, totalmente diferente. Será que a fábrica sabia desse problema? Ou simplesmente fui premiado?
Marco Aurélio, garantia de automóvel é sujeita a chuvas e trovoadas. Entre as trovoadas, não estão cobertas pela garantia as peças de duração limitada, como pneus, disco de embreagem, pastilhas e lonas de freio, etc. Como as palhetas são de borracha e devem ser substituídas periodicamente, fica fácil para qualquer fábrica alegar que elas estão fora da garantia.
MANUTENÇÃO
Existem testes confiáveis para checar problemas na sonda lambda
Alexandre Augusto Cardoso
Ourinhos (SP)
Tenho um Palio 2000 e certa vez um mecânico não muito confiável me disse que a sonda lambda estaria com problema e que um dos sintomas seria o consumo elevado. O do meu carro não passa de 8,5km/l de gasolina na cidade. Realmente acho muito para um Palio com motor 1.0. Você sabe se existe algum teste de sonda lambda que seja realmente confiável?
Existe sim, Alexandre. Se ela for de três ou quatro fios, o mecânico pode usar um multímetro para testá-la.
MOTO
Importar motor usado é proibido no Brasil
Ricardo Serra
Paraguaçu Paulista (SP)
Gostaria de saber duas questões sobre importação. Tenho uma moto antiga, com mais de 30 anos. Será que posso comprar um motor usado via internet nos Estados Unidos para ser entregue no Brasil, via correio ou Fedex? Isso seria permitido pela Receita Federal? É possível a um brasileiro comprar no México um veículo antigo fabricado naquele país e vir rodando com ele? Eu poderia usar este veículo no Brasil por quanto tempo? Depois seria possível regularizá-lo?
Ricardo, importar motor (ou qualquer outro componente) usado é proibido no Brasil. Vir rodando com um carro de outro país é possível, mas tem um prazo máximo – de seis meses – para permanecer aqui. Se ele tiver mais de 30 anos de fabricação, é possível regularizá-lo, pagando os impostos de importação.