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Boris responde - 24/06/2012

Email para esta coluna: borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

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DIREÇÃO

Por que quando faço manobras ocorre trepidação no volante?

Carlos Eduardo Torres -kduandrade@yahoo.com.br

Sou proprietário de um Renault Duster 2.0 manual. O carro é muito bom, porém em algumas manobras, principalmente na garagem do meu prédio, ocorre uma forte trepidação no volante. Ela só acontece em alguns tipos de piso. Entrei em contato com a Renault e fui avisado que essa trepidação é normal em algumas situações e que vai diminuir com o tempo. Tenho o carro desde novembro de 2011 e o problema continua. Você saberia me dizer qual é o problema?


Oi, Carlos. Aparentemente há uma incompatibilidade de gênios e superfícies entre os pneus de seu carro e o piso, o que provoca o barulho e a trepidação. Quanto mais rodar o pneu, menor deverá ser o ruído.

LOGUS

O que faz meu carro afogar depois de dar a partida?

Sinval Santos - Ananindeua (PA)

Tenho um VW Logus 1995, equipado com motor AP 1.8. Quando ligo o carro, o sistema de alimentação injeta muita gasolina e afoga. Gostaria de saber o porquê disso. Onde está o problema?


Oi, Sinval. Em 1995, foi lançada a injeção eletrônica, mas até então, o carro usava carburador eletrônico. Se o seu tem carburador, experimente desligar o afogador automático. Se for com injeção, só na oficina, com equipamento específico.

MANUTENÇÃO

O que será que está acontecendo com o marcador de temperatura?

Paulo Roberto Rodrigues Pereira - rodriguesete@hotmail.com

Tenho uma VW Parati 2004 e atualmente o marcador de temperatura está com defeito, mas a ventoinha funciona normalmente quando a temperatura aumenta. O que poderia ser feito? Será que o sensor de temperatura está com defeito?


Caro Paulo: se a ventoinha do seu carro liga normalmente e não deixa o motor esquentar muito, então o defeito não pode ser do sensor de temperatura, mas do próprio marcador, que deve estar com mau contato ou problema semelhante.

PUNTO

É verdade que motor mais forte consome menos combustível?

Letícia Borba - lbr11@yahoo.com.br

Estou pensando em comprar um Fiat Punto 1.6 16V, 2012, cambio manual, mas tenho algumas dúvidas. Me disseram que o motor 1.8 é mais econômico que o 1.6 devido à relação peso x potência do carro. Dizem que o motor mais forte força menos e por isso tem consumo menor. É verdade? Qual é o mais econômico, afinal? Outra dúvida é a respeito do novo modelo. Pesquisando na internet, alguns sites revelam que será lançado ainda este ano e outros afirmam que será somente em 2013. Minha dúvida é: compensa comprar o carro agora ou esperar um pouco, uma vez que estou interessada no modelo atual, considerando o preço do carro na concessionária?

O Punto com motor 1.6 é mais econômico, Letícia, mas, se você quiser desempenho, é melhor comprar o 1.8. O novo modelo deve chegar ainda este ano, provavelmente em agosto, mas se você quiser o atual é uma boa desculpa para argumentar com o vendedor e conseguir um bom desconto.

ECONOMIA

Deixar o carro engrenado em descida vale também para GNV?

Leandro Lopes - Barra Mansa (RJ)

Vocês sempre falam que descer ladeira com o carro engrenado gera economia de combustível, mas isso também e válido para carro que usa GNV?

Caro Leandro: nos carros equipados com os kits de gás natural veicular (GNV) mais antigos vale a pena colocar na “banguela”, ou seja, deixar desengrenado na descida, pois assim o sistema vai injetar somente a quantidade necessária para manter o motor em funcionamento na marcha lenta. Já os kits GNV de última geração, equipados com válvula eletroinjetora, o funcionamento é diferente. Na descida é melhor deixar o carro engrenado, sem aceleração, pois assim o sistema para de injetar o gás e o motor continua girando graças ao movimento das rodas de tração.

POLÊMICA

Por que os sedãs não têm limpador no vidro traseiro?

Marco Amaral - marcoamaral2011@bol.com.br

Não me convence a afirmação de que sedã não precisa de limpador do vidro traseiro, por não reter a água da chuva. Tenho um Fiat Siena, e quando chove essa teoria perde o fundamento. Na chuva, o vidro de trás fica com a visibilidade comprometida, sendo perigoso por não enxergarmos nada. Concorda? Você já dirigiu um sedã na chuva? Por que então as montadoras ainda insistem em não colocar o limpador no vidro traseiro?

Caro Marco: os sedãs não têm limpador no vidro traseiro porque o próprio desenho da carroceria favorece sua limpeza. O fluxo de ar vindo do teto pela própria aerodinâmica não permite o acúmulo de água e sujeira, ao contrário dos modelos hatch e perua, nos quais o turbilhonamento favorece esse tipo de situação, exigindo o uso do limpador do vidro traseiro para não comprometer a visibilidade.

ÓLEO

Posso substituir o lubrificante mineral por outro sintético?

Fábio Simonete - Santa Fé do Sul (SP)

Comprei um Chevrolet Agile LTZ 11/11 e chegou a hora de efetuar a primeira troca de óleo do motor. No manual do fabricante diz que o óleo recomendado é o 5w30 mineral, mas eu gostaria de usar um lubrificante semissintético ou sintético. Tem algum problema em usar óleo 5w30 sintético no lugar do mineral? Ouvi falar que não se pode misturar óleo mineral com sintético, pois pode criar borra e danificar o motor. Mas se eu efetuar a troca do óleo e também do filtro, eu poderia mudar para sintético sem causar danos ao motor?

Oi, Fábio. O correto é você usar o lubrificante com as especificações determinadas pelo fabricante. Mas se você quiser mudar de mineral para sintético, pode fazê-lo desde que sejam mantidas as classificações de viscosidade e aditivação. Para isso, é importante que seja esgotado todo óleo do motor e do cárter, pois não pode haver mistura dos lubrificantes mineral e sintético. E é claro que o filtro também deverá ser substituído.

EQUIPAMENTO

Instalar teto solar em lojas especializadas é seguro?

Alex Oliveira - look_alex.os@hotmail.com

Tenho um Chevrolet Vectra 2010 e andei pesquisando em lojas especializadas a possibilidade de instalar um teto solar do mesmo modelo do original que vem na versão Elite, e me disseram que é seguro o serviço. Corro algum risco ou não há problema algum?

Instalar teto solar fora da fábrica é uma questão delicada, Alex. O carro que já sai da montadora com o equipamento recebe todos os cuidados, como reforço estrutural no teto, para evitar torção da carroceria, e a devida vedação, que não vai permitir infiltração de água e poeira. Portanto, se você resolver instalar o teto solar no seu carro, procure uma empresa especializada e faça uma pesquisa, para saber se há reclamações sobre ela. Ou então, venda seu carro e compre outro que já tenha o equipamento de fábrica.

CUIDADO

O que acontece com o carro se rodar com freio de mão puxado?

Rômulo Pereira Revoredo - romulopr@oi.com.br

O manual do VW Jetta TSI diz que dirigir com o freio de estacionamento puxado pode provocar graves danos ao carro. Como eventualmente alguém da família pode esquecer o freio de mão puxado, pergunto quais danos seriam, já que não foi explicitado. Além de forçar o motor e desgastar as pastilhas de freio, pode ocorrer algo mais?

Olha, Rômulo, se acontecer de você esquecer de soltar o freio de estacionamento e sair com o carro, certamente terá problemas no sistema de freio, pois pastilhas e discos vão superaquecer e ficarão danificadas. Além disso, vai forçar o motor, provocando superaquecimento, podendo levá-lo a fundir. Outra consequência que também vai afetar seu bolso é o aumento do consumo de combustível.