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Boris responde - 23/09/12

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NA LATA
Carro de beira de praia está mais sujeito a ferrugem?

Alexandro Ferreira
Timóteo – MG

Quero comprar um veiculo no Recife, por motivo de preço mais baixo. Porém, sempre ouço comentários de que esses carros são relativamente baratos porque são de cidades litorâneas. Dizem que eles têm problemas de corrosão devido ao sal e outros já comentam que são carros remarcados ou adulterados. Isso é verdade?


Oi, Alexandro. Realmente, carros que circulam em cidades litorâneas têm uma tendência maior a apresentar problemas de ferrugem na carroceria. Quanto à questão de serem remarcados ou adulterados, não saberia dizer, mas basta você se precaver e fazer uma consulta no Detran local.

FALHA
O Voyage 1.0 tem mesmo problema crônico de freio?

Laércio Gomes
Jaraguá do Sul – SC

Em novembro de 2010, comprei meu VW Voyage novinho na concessionária de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Logo nas primeiras semanas senti que em alguns momentos o freio do carro falhava. Ficava duro e só parava com o freio de mão. Procurei a concessionária para verificar o problema, fizeram uma atualização de software, mas não resolveu. Levei novamente tempos depois, mas o problema não foi resolvido. O gerente de serviços da concessionária afirmou que, de acordo com a Volkswagem, o modelo equipado com motor 1.0 tem essa característica e em alguns momentos o freio pode ocasionalmente falhar. É isso mesmo?

Oi, Laércio. Todos os automóveis com motores de baixa cilindrada apresentam uma deficiência nos freios quando estão em baixas rotações, pois falta vácuo no sistema, exigindo mais esforço do motorista no pedal. Pode experimentar em carros de outras marcas, como Fiat Palio ou Renault Clio, que o problema é o mesmo. O Gol e o Voyage com motor 1.0 apresentaram esse problema com mais intensidade. A fábrica fez um recall para modificar o software da central eletrônica, com o propósito de proporcionar mais vácuo no sistema de freios. Vale observar que o carro não "fica sem freio", apenas exige mais esforço no pedal, e nem sempre o motorista percebe isso. Depois do recall, praticamente sumiram as reclamações dos donos de Gol e Voyage a respeito desse problema.

ARREFECIMENTO
Quantos litros de aditivo devo colocar no sistema?

Felipe Prosdocimi
felipe.prosdocimi@gmail.com

Gostaria de saber quantos litros de aditivo devo colocar no reservatório do sistema de arrefecimento do Ford Ka 2010. No manual, a orientação é para abastecer com um total de 6,25 litros, sendo 60% de água e 40% de aditivo. Porém, levei em uma oficina mecânica e me falaram para abastecer com dois litros. Quem está certo?


Oi, Felipe. Você deve seguir o que recomenda o manual do fabricante. E ponto final. O resto é balela.

POLÊMICA
Afinal, é ou não necessário limpar os bicos injetores?

Júlio Fado
Rio de Janeiro

Você sempre diz que fazer limpeza de bicos injetores é picaretagem! Fui a uma assistência técnica da Renault e o consultor técnico garantiu que é preciso fazer sim a limpeza dos bicos, pois os mesmos ficam carbonizados. E aí, é ou não é?


Caro Júlio, a limpeza dos bicos deve ser feita sempre que houver realmente necessidade, ou seja, quando eles estiverem sujos. É o caso de motores com altas quilometragens ou que usam combustíveis de baixa qualidade. Picaretagem é querer fazer limpeza de bicos injetores em motores com pouca quilometragem.

AUTOMÁTICO
É correto posicionar o câmbio no neutro com o carro parado?

Marialdo Correa de Araújo
mcaset@ig.com.br

Tenho um Ford Landau 1982 automático e um Palio 2012/2013 Dualogic (automatizado). Em ambos, tenho o costume de colocar na posição neutro quando paro em um semáforo ou por um tempo mais longo no trânsito. Algumas pessoas falam que é bobagem, pois alegam que não há gasto do sistema, como se fosse um câmbio manual, que gastaria o disco de embreagem. Devo desengatar o carro ou não é necessário?


Olha, Marialdo: se alguns carros (Astra, por exemplo) fazem isso sozinhos (jogam o neutro quando o carro para, mesmo a alavanca estando em Drive), é porque realmente reduz o consumo.

NO TANQUE
Abastecer com o sol quente faz o combustível evaporar?

Flávio Vieira Gomes
Curvelo – MG


Meu professor de física certa vez me aconselhou a abastecer o carro somente pela manhã ou à noite, como forma de economia. A alegação dele é que durante o dia ensolarado a gasolina nos postos de combustível e no tanque dos veículos, sob altas temperaturas, tende a expandir e assim poderá haver diferença na quantidade de combustível no abastecimento. Isso é verdade?


Caro Flávio, são valores ínfimos, quase imperceptíveis. Mas existe uma dilatação e evaporação, sim.

RESERVA
O tal estepe de emergência não põe o veículo em risco?

José Dias
Parnaíba – PI

O que você acha da picaretagem do carro que a pessoa compra com roda de liga leve e o pneu de socorro (estepe) vem com roda de aço? E ainda no Cobalt ele vem fora do tamanho dos outros pneus. Eles alegam que é permitido e também para proporcionar mais espaço no porta-malas. Se um pneu furar na estrada, longe de borracharia, você corre o risco de o carro capotar pela diferença de pneu? A pessoa pode entrar na Justiça pedindo uma roda igual às outras que vêm no carro?


Oi, José. Não há qualquer problema de segurança com os pneus de emergência, usados em automóveis sofisticados e esportivos. Geralmente, esse tipo de estepe tem medidas diferentes dos conjuntos de uso, ocupando menos espaço no porta-malas. Porém, quando estão em uso, não se deve ultrapassar o limite de velocidade indicado pelo fabricante, que não passa de 80km/h. Dessa forma, não há risco de comprometer a segurança.

CONSUMO
Com câmbio automático também é bom evitar a banguela?

Arthur Nivaldo
Campos Altos – MG

Você disse uma vez que deixar o câmbio no neutro, na banguela, em carros dotados de injeção eletrônica, gasta mais combustível. Porém, com uma marcha engatada o consumo é zero e o carro passa a descer apenas com a própria inércia. Mas e quando se trata do câmbio automático? A marcha também deve ficar engatada para o consumo ser zero?


Sim, Arthur, você deve deixar o câmbio engatado mesmo quando o carro for equipado com transmissão automática. O segredo é que, quando está engatado, o próprio movimento das rodas mantêm o motor girando com um mínimo de injeção de combustível e não o deixa apagar. Mas se você colocar na famosa banguela, é preciso injetar mais combustível para manter o motor funcionando.

ADAPTAÇÃO
Um turbo pode deixar meu carro mais potente e econômico?

Eduardo Rocha
Goiânia

Tenho um Chevrolet Corsa 1.4 Econoflex, que rende seus 100cv com etanol. Porém, com o ar-condicionado ligado e quatro pessoas dentro ele não fica tão ágil como eu gostaria. Agora, imagine com gasolina? A pergunta é: existe um sistema turbo que eu possa instalar no meu carro, que seja como esses modernos aplicados em motores downsizing? Ou seja, que eleve a potência e o torque e ainda diminua o consumo? Ou esse tipo de sistema só é disponível para projetos de competição?


Olha, Eduardo, poder, pode, mas turbo confiável e sem problemas futuros só se for instalado pelo fabricante. Principalmente depois que a eletrônica foi tão incorporada a todo o gerenciamento do automóvel.