UAI

Boris responde - 22/07/2012

Mande suas perguntas para borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

Publicidade
Foto:



LETRINHAS
Por que um modelo usa siglas
de tração 4x4 diferentes?

Fabiano Andrade
Campo Grande – MS


Percebi que o novo Honda CR-V EXL tem inscrição na tampa traseira 4WD na versão que chega ao Brasil e AWD na que vai aos Estados Unidos. Qual a diferença entre essas duas versões de tração 4x4?

Na verdade, Fabiano, as duas siglas têm o mesmo significado. Four wheel drive (4WD) é mais usado no Brasil, enquando All wheel drive (AWD) é mais comum nos EUA. Ambas significam tração nas quatro rodas. A diferença da nomenclatura é apenas uma questão mercadológica. Vale lembrar ainda que no seu carro o sistema só entra em ação quando percebe a necessidade, ou seja, quando as rodas começam a patinar. Quando a tração nas quatro rodas não é permanente e entra automaticamente de acordo com a necessidade, o sistema é chamado On Demand.



MANUTENÇÃO
Limpeza dos bicos? Precisa
ou não passa de picaretagem?

Marcelo Ortega Jankovich
jankovich_2@hotmail.com


Tenho um Fiat Palio ELX flex, 2008, completo, e uso ele muito pouco. Somente agora irei fazer a revisão dos 15 mil quilômetros. Gostaria de saber se é verdade que tem que ser feita a limpeza dos bicos injetores ou se isso é apenas um golpe contra o meu bolso, pois na concessionária que agendei a revisão disseram que é necessário fazer a limpeza, porém nada consta no manual ou no site da Fiat sobre esse serviço.

É golpe no seu bolso, Marcelo. Primeiro, porque os sistemas de injeção dos nossos carros são auto-limpantes, ou seja, dispensam a limpeza dos bicos injetores. O combustível passa pelo bico com uma pressão tão forte que acaba removendo as impurezas. Mas é claro que existem algumas situações nas quais é recomendada a limpeza, principalmente em motores com alta quilometragem. Nesse caso, o motor dá os sinais de que ela é necessária, pois funciona irregularmente, falha em marcha lenta, tosse, engasga, aumenta o consumo, prejudica o desempenho etc.
 
PNEUS
Posso mudar a marca
sem alterar as medidas?

Vinícius Oliveira
Rio de Janeiro


Tenho um Renault Sandero Privilège 1.6 16V 2008/2009 com 50.000 quilômetros rodados e já esta na hora de trocar os pneus. O carro saiu de fábrica com pneu Goodyear 185/65 R15 GPS 3 Sport 88T. Só que esse pneu está muito caro e difícil de encontrar. Gostaria de saber se posso trocar de marca de pneu, de forma que não afete o rendimento do carro e seu conforto.

Olha, Vinícius, se forem mantidas as medidas originais dos pneus, nenhum problema em mudar a marca, desde que não sejam modelos específicos para uso em lama, trilha ou que tenham velocidade máxima e carga incompatíveis com as especificações de fábrica.


DIRIGINDO
É mesmo preciso pisar no pedal
da embreagem ao dar a partida?

Danillo Albuquerque
Olinda – PE


Gostaria de saber se o correto ao ligar o carro é fazê-lo com o pé na embreagem, pois já me falaram que alivia o motor de arranque e bateria, ou o normal é em ponto morto, sem o pé na embreagem?

Oi, Danillo. Precisar não precisa, pois o motor dá a partida acionando ou não a embreagem. Mas, pisar no pedal da embreagem, desacoplando a caixa de marchas, reduz o esforço e alivia tanto o motor de arranque como a bateria.


PREJUÍZO
Olho de gato no meio da
rua pode danificar os pneus?

Adriano Machado
Lambari – MG


Gostaria de saber qual o dano provocado ao pneu do veículo quando passamos em cima daquelas tachas refletoras nas rodovias, conhecidas popularmente como olho de gato.

Caro Adriano. Tudo na vida é relativo. Se você está se referindo àqueles pequenos blocos refletivos colocados às margens de algumas rodovias, certamente estes não deveriam causar problema aos pneus. Já aqueles maiores, geralmente pintados na cor amarela, podem provocar danos à estrutura do pneu e até mesmo na suspensão, principalmente se você passar com o carro em velocidade elevada. Depende também do perfil do pneu do seu carro: se for muito baixo (45 ou 50 ou 55) até olho de gato pode danificá-los. Se você tiver que passar por cima deles, faça-o preferencialmente em velocidade baixa.



ELÉTRICA
Lâmpada dos faróis: troco
as duas ou só a queimada?

Adriano de Arruda
arrudaa@globo.com


A lâmpada do farol dianteiro esquerdo do meu Ford Focus queimou. Antes de trocá-la vou verificar se há algo de errado com a parte elétrica. Meu carro tem três anos de uso, mas acredito não ter grandes problemas. Minha dúvida é se devo trocar as duas lâmpadas, a queimada do lado esquerdo e a outra boa, do lado direito, mesmo não estando queimada.
 
Olha, Adriano, não há necessidade de trocar a lâmpada que não queimou, pois ela não terá luminosidade menor do que a nova que será instalada do outro lado. Troque apenas a queimada.

POLÊMICA
É verdade que carro na banguela
aumenta o consumo de combustível?

Junior Viana
claudomir_viana_63@hotmail.com


Gostaria de saber sobre a famosa banguela, termo que usamos quando colocamos o carro em ponto morto em descidas longas. Gostaria de saber quais as suas vantagens e desvantagens, pois tenho uma Strada cabine dupla 2011/2012 1.8 16V e queria saber se compensa ou não usar a banguela para economizar combustível.

Caro Júnior. Se o carro desce uma ladeira engrenado, o motor vai funcionar (não importa em que rotação) de forma passiva, ou seja, vai girar empurrado pelas rodas, sem necessidade de injetar combustível. Mas se o carro desce em ponto morto, a injeção terá que jogar combustível para que o motor não morra. Então, claro que, assim, o consumo será maior!



TRANSMISSÃO
Qual o tipo de câmbio que melhor
aproveita a força do propulsor?

Alexsandro Farias
Maceió


É verdade que, dependendo do câmbio, se desperdiça pelo menos de 30% a 40% da cavalaria, chegando às rodas uma potência menor do que aquela que o motor oferece? Qual o câmbio que pior aproveita a potência motriz: o de dupla embreagem ou o CVT?

Oi, Alexsandro. Dependendo do sistema de transmissão, pode haver comprometimento da força e potência do motor que chegam às rodas. Mas certamente a diferença não chega a índices tão altos quanto os citados por você. Os câmbios automatizados (simples ou de dupla embreagem) e os do tipo CVT são os que melhor aproveitam a força e o torque do motor. O CVT tem uma pequena desvantagem: exige uma pressão hidráulica constante para acionar as polias, o que rouba um pouco de potência.

ARREFECIMENTO
Posso repor o líquido do
radiador sem fazer a limpeza?

Rodrigo Gorgulho
rodrigo.gorgulho@yahoo.com


Tenho um Fiat Oggi, 1985, inteirinho, original. Posso colocar o aditivo na água do radiador antes de esvaziar e limpar o sistema de resfriamento do motor?

Oi, Rodrigo. Para completar o nível do reservatório de arrefecimento você pode usar o aditivo ou até mesmo água limpa. Mas o ideal é fazer a limpeza de todo o sistema e depois repor com a mistura na proporção adequada de aditivo e água. Siga as recomendações indicadas no manual do proprietário quanto ao produto e prazo de troca e limpeza.

Mande suas perguntas para borisresponde.mg@diariosassociados.com.br