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Boris responde - 22/04/2012

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Foto:

NA CHUVA

Por que o ar-condicionado desembaça o para-brisa?

Jesse James - jessejjamess@hotmail.com

Por que em um carro com ar-condicionado o para-brisa dianteiro não embaça, não importa o nível de chuva, porém num carro que não tem ar-condicionado, durante a chuva, é preciso ficar passando a mão no para-brisa quase toda hora para desembaçá-lo?

Olha, Jesse: o que ocorre na chuva é que geralmente o ar externo fica mais frio do que no interior do carro e com isso o vidro acaba embaçando. O ar-condicionado esfria o ambiente e não permite que o vidro embace. Um recurso para os modelos que não têm ar-condicionado é direcionar a ventilação forçada para o para-brisa. Pode não resolver de forma plena, mas melhora um pouco. O que você não deve fazer é desembaçar com a mão, pois a gordura normalmente presente na pele vai acabar prejudicando a visibilidade.

ESPELHO

Por que o carro visto pelo retrovisor parece estar longe?

Marília de Oliveira Silva - mariliananet@hotmail.com

Gostaria de saber a finalidade do retrovisor externo direito dos carros, em geral da Fiat, e no meu caso, da Strada Locker 2012 ter a visão invertida do veículo que está atrás, mostrando que ele esta a uma distância maior do que é na realidade. O carro parece pequeno por estar longe, quando na verdade ele já esta bem próximo?

Oi, Marília. O chamado espelho convexo, usado nos retrovisores externos no lado direito de alguns modelos, tem apenas como objetivo ampliar o campo de visão para o motorista, por isso o carro que está atrás aparece menor e mais distante. Nesses casos é normal ter uma inscrição no espelho alertando para o fato de o carro refletido estar mais perto do que realmente parece ser na imagem.

FLEX

É realmente preciso alguns cuidados nos primeiros abastecimentos?

Paulo Felipe de Oliveira Costa - pfoc@bol.com.br

Comprei um Chevrolet Classic LS 1.0 flex, zero quilômetro. Na concessionária, o vendedor orientou-me a rodar pelo menos oito quilômetros após abastecer o carro com outro combustível que não o que estava no tanque. Isso para o sistema reconhecer o novo combustível. Segundo ele, se tal procedimento não fosse seguido, eu poderia correr o risco de não conseguir ligar o carro no dia seguinte. Disse ainda que 80% a 90% dos chamados do Chevrolet Road Service tinham como causa o não funcionamento dos carros no dia seguinte, quando houve a troca do combustível. Perguntei a ele se isso só acontecia com o Classic e ele disse que não, informando que o procedimento deveria ser adotado com qualquer carro. Tem fundamento?

Não, Paulo! Não tem o menor fundamento essa orientação do vendedor. Os carros flex devem funcionar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção desde o momento que saem da fábrica. Entretanto, sempre que o combustível é substituído por outro no tanque, é necessário rodar alguns quilômetros até que o novo combustível chegue ao motor e seja reconhecido pela central eletrônica. Isso não tem nada a ver com o carro zero quilômetro, que não exige nenhum cuidado especial.

LUBRIFICANTE

Afinal, qual é o prazo ideal para trocar o óleo do motor?

Wilson Nogueira - wilson.22856@hotmail.com

Tenho um Chevrolet Prisma 2010 e uso óleo 5w30, porém rodei apenas 4 mil quilômetros em seis meses. Tenho que trocar o óleo ou ele tem validade de um ano? Esse óleo é para 7 mil quilômetros? O carro roda todos os dias.

Caro Wilson: o prazo ideal para a troca do óleo lubrificante nos motores modernos é de 5 mil quilômetros ou seis meses. Porém, esse prazo pode variar de acordo com a utilização do veículo. Carros que trafegam a maior parte do tempo em condições severas (para e anda no trânsito urbano, estradas com muita poeira) podem exigir a troca em quilometragem menor. Mas a validade dos aditivos expira com seis meses. O correto é consultar o manual do proprietário.

LEGISLAÇÃO

Tirar uma luz de ré do carro é alterar característica original?

Marcos Santos - maransant@terra.com.br

Tenho um Chevrolet Kadett 98 (gas/GNV) e troquei suas lanternas traseiras por um par que tem luz de ré apenas em um dos lados. Quando o levei para fazer a vistoria do GNV, foi reprovado por esse motivo, pois alegaram que é alteração de característica. Isso procede?

Olha, Marcos, se originalmente seu carro tinha luz de ré nas duas lanternas traseiras, você realmente não pode deixá-lo apenas com uma. Ao fazer isso você estaria alterando as características originais do modelo.

AUTOMÁTICO

Por que o carro volta nas arrancadas em subidas?

Álvaro Braga - Brasília

Tenho um Chevrolet Cruze 2012 automático. Parado no sinal, com o câmbio na posição D (drive), quando solto o pedal de freio ele tende a voltar um pouco. Será que o câmbio desengata automaticamente também (mesmo em D)? E se eu arrancar de uma vez acelerando, o tranco não vai danificar o carro?

Caro Álvaro: os câmbios automáticos mais modernos contam com um dispositivo que segura o carro em arrancadas nas subidas, impedindo que ele retorne. Em outros, como o Cruze, o motor em regime de marcha lenta pode não ter potência para "segurar" o carro na subida. Mas basta acelerar que ele arranca sem voltar um centímetro sequer. No seu caso você pode usar o freio de estacionamento para evitar que o carro volte, e não tenha medo de acelerar, pois certamente não vai trazer danos ao motor nem ao câmbio.

MOTOR

Quando as válvulas batem de forma descompassada é problema?

Jonas Corrêa - Tatuí (SP)

Tenho um Fiat Palio 2008 1.0 Fire. Percebi recentemente que quando o motor está aquecido apresenta um pequeno aparente descompasso no bater das válvulas, como se uma delas estivesse batendo mais forte que as demais. Quando parado no trânsito, às vezes tenho a impressão de que o motor dá pequenas subidas no giro. O nível do óleo está correto. Será que tem algum problema no sistema ou isso é normal com esses motores?

Oi, Jonas. O que tem ocorrido com os motores flex é o incômodo problema chamado pré-ignição, popularmente conhecido como batida de pino. Na verdade é um problema de calibragem do motor. Experimente abastecê-lo com etanol ou gasolina de alta octanagem. Se sumir a pré-ignição, é sinal de que há um problema no motor. Isso não é normal, pois o motor flex foi feito para funcionar corretamente com gasolina ou com etanol. Se ele precisa de uma mistura de ambos para funcionar corretamente, então há mesmo alguma anormalidade.

FREIOS

Se eu trocar as pastilhas fora da concessionária perco a garantia?

Ricardo Lage - Brasília

A troca das pastilhas de freio tem que ser efetuada na concessionária da marca, para que não se perca a referida garantia? Tenho um veículo coreano, que tem 5 anos de garantia, mas já estou precisando trocar as pastilhas dianteiras aos 32 mil quilômetros. Estou com essa dúvida, pois os preços fora da concessionária são muito menores, cerca de 40% a 50% menos. O veículo está com um ano e meio de uso.

Olha, Ricardo, você pode até trocar as pastilhas usando o componente vendido no mercado paralelo, mas desde que seja original. Porém, se depois disso seu carro apresentar qualquer problema no sistema de freio, como no disco, por exemplo, certamente o fabricante vai negar a garantia, alegando que você trocou as pastilhas fora da rede de concessionárias. É questão de risco.