UAI

Boris responde - 21/10/2012

Mande suas preguntas para borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

Publicidade
Foto:



 

SERVIÇO
A Fiat fez recall para resolver defeito na direção do Bravo?

Omar de Alvarenga Neto
omardean@gmail.com

Peço-lhe informar se a Fiat providenciou a correção dos defeitos relatados na direção elétrica (pane elétrica) e acendimento do sensor do airbag do passageiro no Bravo, conforme relato de inúmeros clientes que adquiriram o veículo.

Omar, saiba que se os problemas referentes a direção elétrica e sensor do airbag do Bravo existem, a Fiat até então não convocou recall para solucioná-los. Mas você pode averiguar em uma concessionária da marca se foi feita alguma campanha de serviço, também conhecida como “recall branco”.

ESTRANHO
Por que meu carro novo saiu de fábrica com pneus velhos?

Kleyton Batista
Paracatu - MG

Comprei um Fiat Punto 2011 zero quilômetro com dois pneus com ano de fabricação 2007. Levei o carro à concessionária Primavia, em Paracatu, e o atendente sugeriu que eu entrasse em contato com o fabricante do pneu para questionar sobre a data de fabricação. Isso está correto? Não seria a concessionária a responsável pelo pneu que veio no carro? Onde está a garantia? Por que o carro veio com o pneu 2007 se é ano/modelo 2011? Qual o risco que um pneu vencido pode causar?

Caro Kleyton. A concessionária e a montadora são responsáveis, sim, pelos pneus instalados no carro. Afinal de contas, você não comprou os pneus separadamente em outro local. E tem algo de estranho no fato de ser um carro 2011 com pneus 2007. É importante você saber que os pneus geralmente têm durabilidade de cinco anos, independentemente de estarem rodando. Depois da data de validade vencida a borracha pode ressecar e trincar, colocando em risco a segurança do veículo.


 

DESGASTE
Serviços de proteção à pintura realmente são eficientes?

Fernando Monnerat
Ibirapuã - BA

Gostaria de saber se a proteção de pintura realmente é eficiente em carros que ficam expostos ao sol e chuva, fezes de passarinho, poeira etc. Qual a dica para saber se a empresa que oferece o serviço o faz de maneira correta e com produtos que realmente funcionam?

Caro Fernando: O mercado oferece os chamados serviços de revitalização ou cristalização da pintura, que na verdade consistem na adição de verniz, revigorando o visual e proporcionando maior proteção. Esse tipo de serviço é indicado para veículos que já estão com a pintura queimada, desgastada, pois os novos já saem de fábrica com essa proteção. Existem empresas especializadas no ramo, mas é importante que você saiba que mesmo com esse produto é bom evitar que o carro fique constantemente exposto ao sol e com fezes de pássaros agarradas na pintura.

 

MANUTENÇÃO
Quando preciso trocar o óleo da direção hidráulica?

Samir Elian
swelian@zipmail.com.br
 
Recebi um telefonema da oficina me avisando que o prazo de um ano de validade do óleo da direção hidráulica venceu. Conferi o óleo e ele está vermelho e com boa aparência. Procede o aviso da oficina? Devo trocar o óleo da direção com um ano?

Não procede, Samir. Então, em vez de trocar o óleo, troque de oficina. O óleo da direção hidráulica é do tipo lifetime, ou seja, não precisa ser trocado. Você só precisa ficar atento ao nível desse fluido, e caso esteja baixando por causa de algum vazamento, deve ser completado. E não se esqueça de sanar
esse vazamento.

CHIADO
Que barulho chato é esse que faz quando viro o volante?

Marcos Lira
marcoslira_26@hotmail.com

Comprei um Chevrolet Corsa hatch 2002, mas de uns meses para cá, ao manobrar para estacionar, notei um barulho vindo da direção hidráulica, como se fosse ferro raspando. Vale lembrar que a correia dentada foi trocada por precaução. Será que pode ser a correia do alternador patinando?

Oi, Marcos. Emitir opinião sobre o problema do seu carro sem analisá-lo é complicado. Porém, se você nota que o ruído surge sempre que você vira o volante, pode ser problema na bomba hidráulica do sistema ou até mesmo na correia da direção. Certamente, um bom mecânico vai identificar o defeito e solucioná-lo.


 

FLEX
Carro que sempre foi abastecido com etanol estranha gasolina?

Cássio Adriano Coelho
Curitiba

Tenho um Chevrolet Meriva 1.8 2007/2008 flex. Sempre abasteci com etanol, mas resolvi usar gasolina. Depois disso, o carro começou a falhar, ficou horrível para fazer funcionar. Será que o motor acostumou só com etanol e não está reconhecendo a gasolina?
 
Olha Cássio, carro flex tem que funcionar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos. E não existe essa história de o motor se acostumar com um deles. Existe um sensor no escapamento, chamado sonda lambda, que reconhece o tipo de combustível que está sendo queimado no motor. Se você trocou o etanol pela gasolina e o motor passou a falhar, leve o carro na oficina e peça para verificar a sonda lambda.

 

SEGURANÇA
Posso substituir o cinto abdominal pelo de três pontos?

Eduardo Silva
dudukamp@hotmail.com

Meu carro é um Ford Escort 1991, que tem cintos de segurança subabdominais no banco traseiro. Posso substitui-los pelos de três pontos?
 
Oi, Eduardo. Como o próprio nome diz, os cintos são componentes de segurança, e quando instalados pelas montadoras são fixados em pontos devidamente preparados da carroceria. No caso do seu carro, se não existem pontos de fixação para os cintos de três pontos, não adianta improvisar, pois, no caso de um acidente, não protegerão
os passageiros. 

 



COMBUSTÍVEL
Pode-se usar o diesel S50 em motores mais antigos?

Raimundo Araújo
João Pessoa - PB

Tenho um Toyota Hilux SW4 2008 e estou com algumas dúvidas acerca do uso do novo diesel S50 da Petrobrás. Com o lançamento desse combustível, os motores não pertencentes a essa nova geração podem usá-lo naturalmente? Em caso positivo, há necessidade de alguma providência preliminar à utilização desse diesel, como regularem de bico injetor, lavagem de tanque etc?

Caro Raimundo: os motores mais antigos também podem usar o diesel S50, mas como não foram projetados para ele, você estará jogando dinheiro no lixo, pois é um combustível que custa um pouco mais caro e não trará qualquer vantagem, exceto que o teor menor de enxofre vai deixar de sujar internamente o motor.