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Boris Responde - 21/08/2011

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VW FOX
Dificuldade no engate da ré

George Fanticelli Marques
Belo Horizonte


Tenho um VW Fox com 10 mil quilômetros rodados, que sempre apresenta dificuldade para se engatar a marcha a ré. Às vezes, tenho que engatar a primeira para, depois, encaixar a marcha à ré. Isso é normal?

É normal em vários carros, George, uma certa dificuldade para se engatar a ré. E o que se faz é exatamente o que você está fazendo: engate a primeira e puxe para a ré que ela entra.

PNEUS

Os novos devem ficar no eixo traseiro

Rui Leal
Belo Horizonte


Quando compro pneus novos, normalmente compro aos pares e coloco o par novo na dianteira, pois a possibilidade de derrapagem será menor, bem como a possibilidade de o pneu estourar. Além disso, em carros com tração dianteira (a grande maioria atualmente), o desgaste dos pneus da frente é menor. Ou seja, pneus novos na frente postergam por alguns meses uma nova troca. Recentemente, começaram a recomendar o oposto: o par novo deveria ficar na traseira, pois, se a dianteira derrapar ou estourar, ainda há o volante para controlar o veículo. Por experiência própria, com absoluta certeza é muito mais difícil controlar derrapagens do eixo dianteiro do que do traseiro. A meu ver, seria prudente manter o eixo dianteiro mais preservado de acidentes do que o traseiro... Mas desconfio que isso é conversa mole dos revendedores de pneus, para aumentar a venda. O que você tem a dizer sobre o assunto?

O assunto é extremamente controverso, mas eu pessoalmente concordo com quem recomenda colocar os pneus novos na traseira. A ideia de que é mais fácil controlar um problema na dianteira do automóvel faz mais sentido. Como controlar – sem o volante – um carro derrapando de traseira com um pneu murcho ou estourado?




REFRIGERAÇÃO
Dúvida sobre a troca da água do radiador

Alvaro Braga
Brasília


O manual do meu Subaru Forester XT 2009 informa que a água do radiador deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Acho estranho, pois, no exterior, esse procedimento é feito no mesmo modelo aos 50 mil quilômetros (no Honda CR-V, a troca ocorre aos 80 mil quilômetros). Será que eles (da Subaru) não estão exagerando na revisão?

Cada país tem seus problemas e suas soluções. E se nos países mais frios é usado um outro aditivo para, digamos, evitar o congelamento do líquido, ele serve também para uma vida mais longa do próprio. Só uma hipótese, mas, por outro lado, vários fabricantes recomendam no Brasil a troca a cada dois anos. Deve corresponder aos 30 mil quilômetros, não?


TANQUE
Nível baixo feta bomba?

Edilson Nascimento Silva
João Pessoa


É verdade que rodar com o nível do tanque abaixo do meio força a bomba de combustível?

Não, João, não sei quem inventou essa história de que se o combustível estiver baixo no tanque, a bomba deixa de ser refrigerada. Na verdade, o que a refrigera é o combustível passando dentro dela. Problema, só se ela funcionar sem uma gota de combustível...


AUTOMÁTICO
Óleo do câmbio pode er apenas completado?


Nestor Giovine Junior
Belo Horizonte


Tenho um Honda Civic LXL automático e gostaria de saber se a troca de óleo do câmbio (aos 80 mil quilômetros) deve ser feita esgotando-se todo o fluido da caixa ou apenas completando o nível, como a concessionária faz? Os mecânicos da autorizada alegam que só abrem a caixa se ocorrer algum problema de funcionamento.

Nestor, o que deve ser feito é o que recomenda o fabricante do automóvel. Ele é quem sabe o que é melhor para o carro. E para a sua caixa, no caso. Se a Honda recomenda a troca aos 80 mil quilômetros, então ela deve ser realizada. E não simplesmente completar.

AUTOMATIZADA
Manutenção exige mão de obra especializada?

Fernando Mol Luce
fernandoluce@yahoo.com.br


Comprei um VW Fox na versão i-Motion. Gostaria de saber sobre a manutenção desse carro, mais precisamente do câmbio automatizado. Será que um mecânico "comum" é capaz de inspecionar, consertar e trocar componentes como a embreagem de um câmbio desses?

O câmbio automatizado tem duas manutenções. A relativa aos componentes mecânicos pode ser realizada por qualquer mecânico que tenha conhecimentos sobre câmbio manual. A troca da embreagem, por exemplo, em nada difere das caixas convencionais. Mas o sistema de acionamento, que é eletrônico, exige conhecimentos e equipamentos específicos.



RONCO
Barulho na direção do Prisma é normal?


Clediston Portela
São Luis


Tenho um Prima LS 1.4 2011 e quando estou virando o volante em uma manobra de estacionamento, ouço um ruído (como se fosse um ronco) no sistema de direção. Geralmente, isso ocorre quando viro o volante todo para a direita e quando ele volta para a posição neutra. Esse ruído é alto e pode ser ouvido tanto por quem está dentro do carro como por quem está do lado de fora. Com o motor frio, isso não acontece. Levei o carro à concessionária e me disseram que é normal. É assim mesmo? Por que isso ocorre? Tem como reverter isso, já que esse barulho incomoda?

Se seu carro tem direção hidraúlica (você não informou), um barulho quando o volante é todo esterçado pode ocorrer. Mas você deve evitar de fazê-lo, pois essa manobra cria uma excessiva pressão no sistema hidráulico e pode até vir a romper algum duto do óleo. A diferença entre o motor frio e quente é do próprio óleo do sistema, que, depois de colocado em funcionamento, muda sua fluidez.

CONSUMO
Posso confiar no computador de bordo?

Edvaldo Alencar Silva
Brasília


Sou proprietário de um Gol Power 2010/2011 (atualmente com 5.500 quilômetros rodados) e gostaria de saber até que ponto o consumo de combustivel exibido pelo computador de bordo é confiável, pois já chegou a marcar uma média de 23km/l, andando a uma média de 80km/h. Quando abasteço, sempre faço os calculos e até agora as médias variaram de 12km/l a 14km/l, em percurso misto (rodovia e cidade) e, na maioria das vezes, com ar-condicionado ligado.


Edvaldo, é difícil dar um palpite a distância sobre o computador do seu carro. Mas se ele indica números tão diferentes do que você encontra em seus cálculos, é provável que ele não esteja mostrando corretamente. Ainda mais quando indica um consumo quase impossível, de 23km/l. Só se for na descida...


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