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Boris responde - 18/11/12

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TROCA DE ÓLEO

É melhor considerar o nível ou a quilometragem?

Samir Elian - samirel2009@hotmail.com

Tenho um Volkswagen Fox 1.6 Route com 104 mil quilômetros. Sempre troco o óleo a cada 10 mil quilômetros. Porém, ao verificar o nível do lubrificante, ele está entre o máximo e o mínimo. O mecânico disse para não completar e esperar chegar aos 108 mil quilômetros e então fazer a troca, pois assim o óleo estará no nível mínimo. O que devo fazer?

Seu mecânico está certo, Samir. Se estiver na hora de trocar o óleo, troque-o independentemente de o lubrificante estar no nível certo. Mas, completar com a vareta no ponto médio, entre mínimo e máximo, não deve ser feito, pois o óleo vai – provavelmente – ultrapassar o nível máximo e criar problemas no motor. Procure trocar o lubrificante e o filtro a cada 5 mil quilômetros, pois dessa forma você evita problemas.

MANUTENÇÃO

Meu mecânico está doido ou eu não preciso trocar os amortecedores?

Natália Emilia - nat.grs@hotmail.com

Tenho um Honda Civic LX automático, 2002/2002, e desde quando comprei, há três anos, não troquei os amortecedores, pois um mecânico de minha confiança disse que nesse modelo desse ano não é necessário fazer a troca do componente. Segundo ele, trocam-se somente os kits dos amortecedores. E assim eu fiz e nunca deu problema. A informação está certa ou não tem nada a ver?

Oi, Natália. Acho que seu mecânico está delirando. Não há nenhum carro em que não se trocam os amortecedores, mas os kits. Aliás, nunca ouvi falar nisso: o que vêm a ser kits de amortecedores? O que não existe é quilometragem nem prazo certo para sua substituição: os amortecedores de um carro podem durar apenas 10 mil quilômetros ou chegar aos 100 mil, dependendo das condições de uso. O que não se troca, em geral, é um só, mas os quatro de uma vez. Será que é isso que seu mecânico estava querendo explicar e eu não entendi?

CÂMBIO

Na hora da revenda, qual vende mais fácil, o manual ou automático?

Marcelo Araújo Fonseca - md900@ig.com.br

Estou pesquisando para trocar o meu carro e decidi pelo Peugeot 308. A minha dúvida é se eu opto pelo manual ou automático. Eu prefiro manual, mas a minha dúvida é em relação a desvalorização. Se eu comprar o manual terei dificuldade na hora da revenda?

Quanto mais sofisticado o carro, Marcelo, maior a exigência do consumidor pelo câmbio automático. Então, em um modelo compacto e barato, câmbio automático não interfere no valor de revenda. Mas em um carro como o seu, talvez seja mais fácil vendê-lo mais tarde se tiver o automático. E, quanto mais fácil de vender, mais valorizado no mercado.

DURABILIDADE

É verdade que câmbio automático morre aos 250 mil quilômetros?

Jabes Proeza - jabes_proeza@hotmail.com

Pretendo trocar de carro e estou pensando em comprar um usado com transmissão automática, mas me disseram que a vida útil desses câmbios é de até 250 mil quilômetros rodados. Isso procede? Não quero comprar um carro com a quilometragem muito avançada.

Não procede, Jabes. Caixa automática não tem vida útil limitada a determinada quilometragem. Desde que bem mantida, sem faltar óleo nem ter levado trancos, ela continua rodando. Pode, eventualmente, exigir a troca de algum componente interno, na pior das hipóteses.

SUSPEITA

Produto que promete reduzir consumo é mentira ou milagre?

Marcônio Nunes Pessoa - Teresina - PI

Tenho um Chevrolet Monza 1.8 1993/1994 (tubarão) e queria que o consumo melhorasse. Aqui na minha cidade uma loja vende um produto chamado BioMagnetizer. Eles informam que os benefícios são vários, entre eles a economia de até 25% de combustível e aumento da potência do motor em até 5cv. Isso é verdade ou uma picaretagem?

É pura picaretagem, Marcônio. Se existisse um produto tão milagroso no mercado estaria vendendo mais do que água.

CONSUMO

O que é melhor: vento na cara ou ar-condicionado ligado?

Ricardi Vaz de Carvalho - ric.vc@hotmail.com

Meu amigo afirmou que o carro com o vidro aberto consome mais do que com o ar- condicionado ligado. Isso procede? Ou há vários fatores? Aproveitando o embalo, como faço para tirar aquela mancha amarelada do farol do carro? Parece que está embaçado!

Oi, Ricardo. Seu amigo ouviu o galo cantar, mas não sabe onde. É o seguinte: no trânsito urbano, pouca diferença faz – em termos de consumo – você dirigir com os vidros abertos ou fechados. Mas, a velocidades maiores (na rodovia, por exemplo), fechar os vidros melhora a aerodinâmica e reduz o consumo. Ligar o ar-condicionado aumenta o consumo. Há uma crença de que uma coisa compensa a outra, mas só mesmo em velocidades elevadíssimas, que não é o caso dos nossos automóveis e das nossas estradas. Quanto ao farol, quando o bojo fica amarelado e embaçado, a melhor opção é mesmo a troca por um novo. Se está embaçado é porque provavelmente tem uma fissura que permite a entrada de água.

ESTRANHO

Por que meu carro parece tremer de frio quando ligo o ar-condicionado?

Antônio João Braga Nogueira - ajbn53@gmail.com

O meu Fiat Palio 1.4 flex, apesar de ter sido feita a revisão dos 30 mil quilômetros, passou a dar uma ligeira tremida, como se fosse morrer, quando ligo o ar-condicionado. Porém ele não morre e não estou notando aumento de consumo de combustível. Qual pode ser o problema? Nunca fiz limpeza de bico injetor.

Caro Antônio João, você deve levar seu Palio à concessionária ou a uma oficina de confiança e passá-lo pelo computador, pois tem algum problema no sistema que compensa a rotação de marcha lenta quando o motor é sobrecarregado com o ar-condicionado. Uma possibilidade também é o acúmulo de sujeira no corpo da injeção (e não nos bicos), que causa essa tremedeira, problema que fica ainda mais evidente quando se liga o ar-condicionado. Se for isso, basta uma limpeza no corpo da injeção e o problema acaba. Mas é preciso levar o carro a uma oficina para ter certeza.