SUSPENSÃO
Tenho mesmo que trocar os amortecedores aos pares?
Daltinho Mareto
daltinhomareto@hotmail.com
Tenho um Peugeot 307 2004. Um dos amortecedores está com defeito. Fui efetuar a troca e em duas autopeças me disseram que tenho que trocar os dois, pois senão perco a garantia. Isso é verdade?
Olha, Daltinho, independentemente da garantia, você sempre deve trocar os amortecedores aos pares, pois se você instalar uma peça nova com outra já desgastada, certamente vai desequilibrar
o sistema de suspensão.
POLÊMICA
Posso realmente ter problemas se lavar o motor do meu carro?
Marcus Vinícius Botelho de Carvalho
arcadnoe@uai.com.br
Sempre gostei de carro limpo, mas limpo mesmo! Inclusive o motor. Mas nenhum mecânico me convenceu se devo ou não lavar o motor do meu Chevrolet Astra Ellegance 2.0, 2006. Uns dizem que pode e é até bom para o motor e outros são radicais e afirmam que motor não foi projetado para ser lavado, pois tem muitos componentes eletrônicos que não podem receber água. O que você diz dessa polêmica? Quero ver o motor do meu carro limpinho, mas não tive coragem de mandar dar aquela lavada. Tem alguma tecnologia moderna e segura para lavar um motor de carro?
Oi, Marcus. Lavar o motor de um carro exige alguns cuidados e trata-se de um serviço que deve ser feito por profissional especializado. O problema é que os componentes eletrônicos e alguns agregados do motor realmente não podem ter contato com água, pois se isso acontecer o prejuízo será grande. Por isso, antes de lavar é preciso isolar algumas partes, como a central eletrônica, e evitar jatos de água muito fortes. E o motor só deve ser realmente lavado se estiver muito sujo, com terra, por exemplo. Caso contrário, se for só poeira, é bobagem.
EQUÍVOCO
Multado por falta de cinto de segurança, apesar de estar usando
Kelsey Anastácio do Amaral Ribeiro
kelsey754@gmail.com
Tenho uma Chevrolet C14, a qual pretendo restaurar. Recebi uma multa da Polícia Rodoviária Estadual por estar sem o cinto de segurança. A única ocasião em que posso ter sido multado foi quando passei por um acidente e um patrulheiro da PRE me encarou e, depois que passei, vi pelo retrovisor que ele anotou algo. Posteriormente, recebi a multa. Mas como ele pode ter me multado se não me parou para ver que eu estava com o cinto de segurança, que neste modelo é abdominal de dois pontos? De acordo com o artigo 164 do Código Nacional de Trânsito sou obrigado a usar cinto de segurança, mas, não especifica se é de dois ou três pontos. Como recorro dessa multa?
Caro Kelsey: a Resolução 14 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) será útil para acrescentar em seu recurso. Ela regulamenta os equipamentos obrigatórios, entre eles o cinto de segurança. E você vai ver que a exigência para o cinto de segurança de três pontos é para veículos produzidos a partir de 1999. As resoluções regulamentam (e ampliam) os artigos definidos pelo CTB (no caso do cinto de segurança é o 167). É possível acessar a Resolução 14 pelo site do Denatran (www.denatran.gov.br).
DESTINO
Onde vão parar os carros conceito depois que acabam os salões?
Bruno Silva Rodrigues
silva.bruno.rodrigues@gmail.com
O que é feito com os carros conceito que as montadoras apresentam nos salões do automóvel? Muitas vezes eles são construídos apenas para testar novas tecnologias e que nunca vão para as ruas. Um bom exemplo são aqueles carros esquisitos apresentados principalmente no salão do automóvel no Japão. O que as montadoras fazem com eles depois do salão?
Oi, Bruno. Realmente, os carros conceito são estudos feitos pelas montadoras para desenvolver novas tecnologias, e muitas delas certamente serão usadas nos carros de produção. Depois de apresentados nos salões, os carros conceito são levados de volta para as respectivas fábricas e alguns são destinados a museus das marcas.
MITO
A eterna dúvida sobre o amaciamento de motor
Rodrigo Freitas
Goiânia (GO)
Estou comprando um veículo zero quilômetro e quero saber qual a melhor forma de amaciar o motor.
Olá, Rodrigo. Os carros mais modernos dispensam esse procedimento. O que se recomenda é evitar pisar fundo no acelerador e subir o giro do motor, até rodar os primeiros 500 quilômetros. Depois disso, pode dirigir normalmente, sem medo.
UP GRADE
Instalar equipamentos fora da montadora é arriscado?
Antônio dos Santos Oliveira
antonio.santos1972@hotmail.com
Tenho um VW Gol G3 básico. O mecânico me informou que posso instalar ar-condicionado, direção hidráulica, alarme e vidros elétricos, pois ficam como os que vêm de série. Isso é verdade?
Oi, Antônio. Certamente você encontra empresas especializadas ou até mesmo concessionárias que instalam esses equipamentos no seu carro. Porém, dizer que vai ficar igual ao que sai de fábrica é complicado. Eles podem até funcionar bem, mas na instalação pode haver problemas na remontagem de painéis e outros componentes, gerando ruídos e rangidos.
SEGURANÇA
Corro o risco de ser multado se cadeirinha não tiver selo do Inmetro?
Geraldo Fani
geraldofani@yahoo.com.br
Com a obrigatoriedade do uso das cadeirinhas com Isofix na Argentina, grande parte dos carros comercializados no Brasil está vindo com esse dispositivo. Porém, no mercado nacional não se encontram essas cadeirinhas certificadas pelo Inmetro. Se eu comprar uma fora e usá-la, estou sujeito a levar multa? Se sim, e levando em consideração que ela é mais segura, é possível legalizá-la?
Oi, Geraldo. A exigência dos dispositivos de retenção infantil está prevista na Resolução 277/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa resolução, ao contrário do que foi muito discutido na época, não exige o selo do Inmetro nas cadeirinhas e outros dispositivos. Na prática, há uma contradição: os selos do Inmetro são, sim, exigidos para fins de comercialização, mas não são exigidos em caso de fiscalização. Nesses casos, a única observação é, de fato, em relação à existência do dispositivo adequado para cada idade (bebê conforto, cadeirinha ou booster). Se quiser mais detalhes, pode acessar a Resolução 277 pelo site www.denatran.gov.br. Ressalto somente que fique atento, pois infelizmente ainda são poucos os carros comercializados no Brasil com o sistema Isofix.
COMPENSA?
É viável converter meu Gol a etanol para gasolina?
Sheilane Moraes
sheilanemoraes@yahoo.com.br
Tenho um VW Gol 1989, motor AP 1.6 a etanol. Gostaria de saber se posso convertê-lo para gasolina e se compensa. Se não, o que posso fazer para que ele pegue mais facilmente?
Olha, Sheilane, converter você pode, mas não sei se seria viável pelo custo do serviço e o possível benefício proporcionado pela troca. E permanecendo com o etanol, peça ao mecânico para verificar se o sistema de partida a frio está funcionando corretamente.
DIA A DIA
Dúvidas sobre como dar a partida e viscosidade do óleo
Alexandre Vinícius Gomes de Freitas
alexandre-vinicius@ig.com.br
É correto pisar na embreagem para ligar o carro pela manhã? E a partir de qual quilometragem é correto usar óleo de viscosidade maior?
Caro Alexandre: ao pisar no pedal da embreagem na hora de dar a partida, você desengata a caixa de marchas, reduzindo o esforço e aliviando o motor de arranque e a bateria. Quanto à viscosidade do óleo, ela pode ser aumentada em motores que já passaram dos 100 mil quilômetros e apresentam consumo execesivo de lubrificante.
Mande suas perguntas para borisresponde.mg@diariosassociados.com.br