UAI

Boris responde - 16 de setembro de 2012

Mande suas dúvidas para borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

Publicidade
Foto:




GRILANDO
Por que meu carro não para de bater pino?

Rodrigo Mendes Dias
Ribeirão Preto - SP


Comprei um VW Gol 1.0 geração 5 e está fazendo um barulho estranho na frente do carro. A sensação é de que é cabeçote batendo, mas só faz barulho quando estou em 1ª marcha e passo para a 2ª, porém sem acelerar muito. Aí o motor vibra como se estivesse engatado marcha errada, e tanto faz se é na subida ou na descida! Fui à concessionária onde comprei o carro e disseram-me que é a homocinética e que não é um defeito, mas uma característica do modelo. Porém, não faz barulho quando acelero mais forte nem quando viro toda a direção. Perguntei a um mecânico e ele disse que é normal e pode ser problema de ignição.

Oi, Rodrigo. Provavelmente, esse problema ocorre quando seu carro está abastecido com gasolina. É que os motores flex trabalham com elevada taxa de compressão e foram projetados para funcionar com gasolina misturada a 25% de etanol (a rigor, 22%) e o governo baixou a proporção para 20%. Por esse motivo ocorre o fenômeno da detonação ou pré-ignição, também conhecido como batida de pino. Experimente abastecer com etanol e você vai perceber que o problema vai diminuir ou desaparecer.

MEDIDAS
Pode-se usar pneu 235/70/16 no lugar do 265/65/17?

Joelber Gouvêa
Joelbermg@hotmail.com


Trabalho em uma instituição pública que recentemente adquiriu alguns Mitsubishis Pajero Dakar, 3.2 Diesel, que vieram com pneus 235/70/16. O manual e as fichas técnicas do veículo na internet indicam que o mesmo deveria ser equipado com pneus 265/65/17. Gostaria de saber se tal mudança é aconselhada e quais são as consequências na prática (estabilidade, segurança) que a referida mudança pode ocasionar. Grato pela atenção.

Joelber, levando em consideração a medida original passada por você, 265/65/17, o diâmetro do conjunto roda/pneu é de 77,6cm. Já o diâmetro do conjunto que veio equipando os modelos, 235/70/16, é de 73,5cm. Nesse caso, o limite de tolerância é de no máximo 2%, para mais ou para menos. No caso, 2% da medida original (77,6cm) é 1,55cm. Então, jogando para menos, o comprimento da roda desse modelo não deveria ultrapassar os 76cm. Logo, a medida dos pneus que vieram nos veículos não é adequada. Você perguntou quais são as consequências disso, então anote aí: as marchas ficam mais curtas, o velocímetro e hodômetro passam a marcar mais que o real e o centro de gravidade fica mais baixa.


PNEUS
Os do tipo run flat podem ser reparados quando furam?

Samuel Overbeck
Vale do Sol – RS


Estava prestes a comprar um BMW 120, quando o vendedor me falou que o carro vinha equipado com pneus Run Flat. Pensei: que diabo de pneu é este? Aí ele me falou que caso furasse o pneu, poderia rodar com este até uma distância de 80 quilômetros sem precisar consertar e que os modelos BMW vêm com este tipo de pneu, sem macaco, chave de rodas e estepe. Fui consultar na internet a respeito desse modelo de pneu e fique ainda com mais dúvidas, pois, pelo que vi, posso rodar com ele furado, mas ele não pode ser reparado, deveria trocá-lo por outro novo. Liguei para uma revenda da BMW e lá fui informado pelo atendente que pode ser sim consertado, dependendo do estrago.

Oi, Samuel. Os pneus run flat realmente eliminam a necessidade do estepe, pois têm uma cinta central e as bandas laterais reforçadas. Se furar, não solta da roda e permite que o veículo trafegue até 80 quilômetros de distância a uma velocidade máxima de 80km/h. E ele pode ser reparado sim, desde que o estrago não seja grande, com cortes extensos nas bandas laterais ou na de rodagem. Os fabricantes recomendam que o reparo seja feito nas revendas das marcas.




POLÊMICA
Kits de hidrogênio melhoram a performance do motor?

Alexsander Ramos
Varginha - MG

O que você me diz sobre os kits de hidrogênio vendidos na internet prometendo reduzir o consumo de combustível? Esse sistema funciona mesmo? Já vi alguns sites explicando sobre esse produto, que parece ser moda nos Estados Unidos. O que as montadoras e o governo devem falar sobre isso?

Caro Alexsander: o motor a combustão interna realmente funciona com o hidrogênio, mas é claro que os anúncios exageram o lado positivo. Já cansei de ver anúncio afirmando que "há uma redução de até 20% no consumo". Até nada significa, pois pode haver uma redução de 0,1% ou de 19%. Já houve tentativas – fracassadas – de grandes fabricantes de substituir a gasolina por hidrogênio e a BMW foi uma delas. A poluição é realmente reduzida, mas o consumo aumenta e a potência não muda muito. Mas não foi testado – oficialmente – o hidrogênio junto com outro combustível, de modo que não dá para confirmar se é verdade o que estão anunciando na internet. Se fosse tão bom assim, você não acha que as fábricas de automóveis já teriam aderido à ideia?




TRANSMISSÃO
Câmbio automatizado influencia no consumo?

Israel Rodrigues
israelrodrigues99@hotmail.com


Estou comprando um carro com motor 1.6 e tenho uma dúvida sobre o câmbio automatizado (Dualogic da Fiat e I-Motion da VW). Queria saber se esse câmbio faz o carro beber mais ou ser mais econômico. Se ele apresenta desgaste mais rápido do que kit de embreagem e se é resistente como o câmbio manual ou quebra mais fácil.

Caro Israel: o câmbio automatizado, ao contrário do automático, reduz o consumo de combustível. A embreagem terá o mesmo desgaste do carro com câmbio manual, ou até menor um pouco.

ADIANTADO
Qual a explicação para o carro de duas cabeças?

Eraldo Santos Tessarolo
Aracruz - ES


O que ocorre com os fabricantes de carros? Estamos em 2012 e eles já estão vendendo modelos 2013. Não entendo mais nada. Qual a explicação para isso?

Oi, Eraldo. Tudo é questão de marketing. Os novos modelos eram lançados no segundo semestre do ano anterior. Depois passou para junho, maio e até em fevereiro, exatamente pelo fato de o novo modelo atrair mais compradores. E depois, quando são revendidos, não valem como os fabricados no ano seguinte. Pura sacanagem com o consumidor. Mas não é só no Brasil, não, Eraldo, se é que isso serve de consolo: uma vez, nos Estados Unidos, a GM cancelou um ano de um modelo. Lançou em 1985 um Buick modelo 1987.

DIMENSÕES
Qual o significado das medidas das rodas?

Ávilo Silva de Meireles
avilo@ipw.com.br

Em uma roda 6J x 14 eu sei que 14 é o aro em polegadas, mas o 6J me deixou curioso. Já fiz umas pesquisas, mas foi em vão. Você pode me explicar o que significa e que relação tem com as medidas dos pneus?

Oi, Ávilo. É simples: o 6J significa que a roda tem seis polegadas de largura e 14 polegadas de diâmetro. Essas medidas são relacionadas, sim, às dimensões do pneu.




MANUTENÇÃO
Retificar o motor faz reduzir o consumo?

Vagner Zanardo Macedo Ferreira
vagnerzmferreira@hotmail.com


Tenho um Fiat Tempra 2.0 8V 1994/1995, que apresenta consumo de 6km/l ou 7km/l na cidade e entre 9km/l e 11km/l na estrada. Esse consumo é policiado a todo tempo e dirijo sem abusos no acelerador. Quando comprei o carro, sugeri ao mecânico abrir o motor e dar uma geral, trocando anéis, juntas, retificar pistãos e tudo mais que fosse necessário. Porém, o mecânico disse que não. Mas, ao fazer tais melhorias no motor, o consumo não seria reduzido? Já troquei velas, de posto de abastecimento e nada faz o consumo melhorar. O que você sugere?

Olha, Vagner: peça ao seu mecânico para medir a compressão dos cilindros. Se ela estiver correta, é sinal de que uma retífica não resolverá o problema de consumo do seu automóvel. E nem adianta recomendar trocá-lo por um mais novo, com injeção, pois os motores flex têm o mesmo consumo de gasolina ou pior.

Mande suas perguntas para:  borisresponde.mg@diariosassociados.com.br