CONSUMO
Será que um carro 1.6 vai beber menos que um 1.0?
Ricardo Rodrigues
ricardo33_rodrigues@yahoo.com.br
Tenho um VW Gol G4 1.0 e ele fazia média de 10km/l (gasolina) na cidade. Mas agora estou morando numa cidade que tem muitos morros, então o rendimento do carro caiu para, no máximo, 8km/l. Quero saber se, andando numa cidade assim não compensa eu ter um carro com motor 1.6. É que eu vou trocar de carro no final do ano e quero saber se o 1.6 vai beber o mesmo que o 1.0 (supondo ser o mesmo carro e mudando apenas a motorização).
Olha Ricardo, está aí uma pergunta difícil de responder, pois depende muito do peso do seu pé, do peso levado pelo carro e da topografia da cidade. Pode ser que o carro com motor 1.6 realmente reduza o consumo, pois você vai pisar muito menos. Mas depende de outras variáveis também.
MOTOR
Qual a melhor posição para o comando de válvulas?
Isaac Freitas
Belo Horizonte
Qual a diferença de comando de válvulas no bloco ou no cabeçote do motor? E quais as vantagens e desvantagens de um e outro?
O eixo de comando no bloco exige as varetas para acionar as válvulas, o que limita a rotação e a potência do motor. Se o eixo está no cabeçote, o sistema é mais simples e pode ser projetado para girar em rotações mais elevadas, com maior potência específica.
MANUTENÇÃO
Quais cuidados devo ter com a direção hidráulica?
André Garcia
Londrina (PR)
Há algum cuidado a ser tomado com o sistema de direção hidráulica? Alguma manutenção preventiva que deva ser feita periodicamente em oficina ou algo do tipo? Tenho um carro 1997 que com 125 mil quilômetros foi necessário praticamente refazer toda a direção hidráulica, o que me custou R$ 1.070. Na oficina, o cidadão disse que tenho que voltar de seis em seis meses para fazer um determinado procedimento e que isso é feito ao valor de R$ 120. Pegando a calculadora, em nove visitas (que seriam feitas ao longo de quatro anos e meio), teria gastado R$ 1.080 e nunca na vida que em apenas tão pouco tempo eu rodaria mais 125 mil quilômetros, pois rodei tudo isso sem gastar um centavo, sem qualquer problema com a direção. Portanto, como nunca fiz qualquer tipo de manutenção preventiva e nunca tinha dado problema, fiquei na dúvida se vale a pena deixar rolar a situação ou se é interessante comparecer ao estabelecimento e pagar R$ 120 de seis em seis meses, se é que realmente existe algo para fazer nesse sistema.
Olha André, que eu saiba não existe essa revisão da direção hidráulica a cada seis meses. Siga o que diz o manual do fabricante, verifique periodicamente se não há vazamentos nem a formação de espuma no fluido.
TRÂNSITO
O velho problema dos motoristas que travam a faixa da esquerda
Jason Trajano Cutler
Belo Horizonte
Fiz uma viagem de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro pela BR-040. Na saída de Belo Horizonte, durante alguns quilômetros a pista é muito boa, iluminada, com canteiro central, porém tive dúvida em um certo momento, pois como a lei diz, quem estiver na faixa da esquerda tem preferência, então basta o condutor que estiver na minha frente com uma velocidade menor mudar para a faixa da direita para que eu possa ultrapassá-lo. E foi exatamente isso que não aconteceu. Eu estava trafegando na velocidade estipulada pela via quando me aproximei de um carro, mais lento, obviamente. Pisquei as luzes do farol diversas vezes pedindo passagem e o motorista não cedeu. Não tive outra escolha: mudei para a faixa da direita e fiz a ultrapassagem. Gostaria de saber se cometi algum erro, pois essa situação acontece com várias pessoas e muitos motoristas não dão passagem. Se eu estiver errado, o que devo fazer nessa situação? Passar por cima?
Oi, Jason. Infelizmente, você tem razão mas vai preso assim mesmo. É enervante encontrar pela frente um motorista que tem o péssimo hábito de rodar na faixa da esquerda e não dar passagem para quem vem mais rápido. E a gente tem a impressão de que a maioria tem esse comportamento. A faixa da esquerda deve ser sempre liberada para ultrapassagens. Mas se você ultrapassar pela direita estará cometendo uma infração de trânsito. Se passar por cima dele, também. Mas que dá vontade, dá!
DESGASTE
Descansar a mão sobre o câmbio gera problema?
Claudia Gonçalves do Nascimento Balestrini
Belo Horizonte
Gostaria da opinião de vocês sobre a inconveniência ou não de dirigir com a mão direita apoiada na alavanca do câmbio de marcha do carro. A questão é sobre possíveis danos que venham a atingir a máquina do veículo, não quanto a evidência de transgressão às leis de trânsito, que proíbem dirigir só com uma das mãos.
Se sua caixa for manual, evite apoiar a mão na manopla, pois pode causar desgaste dos componentes internos da transmissão. Se for automática, em um automóvel moderno, não há problema.
COMBUSTÍVEL
Dúvida sobre abastecer com aditivada ou comum
José Antônio Saadi Salomão
Ribeirão Preto (SP)
Recentemente comprei um Tucson GLS 2.0 2001/2012, automático, e tenho uma dúvida sobre qual gasolina usar: aditivada ou comum?
Caro doutor José Antônio, em relação à gasolina, se o posto onde o carro é normalmente abastecido for de confiança, use a aditivada. Se o abastecimento é em diversos postos, nem todos de confiança, vale mais a pena abastecer com a comum e usar um aditivo que se vende em postos, lojas de peças e concessionárias.
ZAFIRA
Mudanças na embreagem deixam cidadão na mão
Odacilio Ventura
Franco da Rocha (SP)
Gostaria de saber quando é que ficamos sabendo que a embreagem hidráulica do Chevrolet Zafira (de câmbio manual) está no fim. E como o atuador chega ao fim sem dar sinal nenhum – quando menos se espera, você engata uma marcha e o carro não se movimenta mais. Segundo a GM, unificou-se o platô, pois o primeiro que saiu tinha um reforço na borda e agora não tem mais. Será que o atual é suficientemente resistente para aguentar?
Oi, Odacílio. Quanto à sua pergunta, é um detalhe muito específico e que eu não sei responder. Se a própria GM diz que mudou o projeto da peça e por isso ela não "avisa" mais que está no fim e a resistência foi reduzida, quem sou eu para dar outra opinião? Mas que deve ter alguma coisa errada, deve.
CÂMBIO
Pular marchas nas trocas pode gerar problemas?
Maicon Almeida
maiconmc_almeida@hotmail.com
Gostaria de saber se é verdade que, quando eu for passar a marcha no carro, eu pular alguma marcha poderei danificar a transmissão, mesmo que o motor esteja em rotação adequada. Me disseram isso uma vez, mas achei que não teria nada a ver.
Oi, Maicon. Quanto a pular marchas (você deve estar sugerindo pular de 2ª para 4ª, é isso?), não tem nenhum problema mecânico. Há até quem defenda uma ligeira redução de consumo, desde que o pulo seja nas rotações certas.
DURABILIDADE
Quanto tempo resiste o motor de um carro em condições ideais?
Airton Klann
Balneário Camboriú (SC)
Qual o tempo (em média) de vida útil do motor de um carro? É claro que na posse de um condutor responsável, cuidadoso, que respeita todos os itens constantes no manual do proprietário.
Olha, Airton. Tem motor e tem motor. Tem motorista e tem motorista. Mas vamos a um chute científico: o motor de um automóvel a gasolina (ou etanol, ou gás) tem que durar cerca de 100 mil quilômetros antes da primeira retífica. Mas existem motores que chegam a – acredite se quiser – 500 mil quilômetros ou mais.