IMPOTÊNCIA
Por que meu carro fica fraco
quando ligo os faróis?
Airton Ferreira da Silva
Botucatu (SP)
Tenho um Fiat Uno EP 1996 a gasolina e quando ligo os faróis ele perde força e o motor diminui a rotação. Já troquei a bateria, o alternador, os rolamentos, rotor e o regulador de voltagem. O que pode ser?
Oi, Airton. É bem provável que seu carro esteja com problema de aterramento, que pode ser provocado por motivos diversos. Para solucioná-lo, é preciso procurar um bom eletricista, que vai conferir todos os pontos de aterramento.
COMBUSTÍVEL
Por que meu carro solta
água pelo escapamento?
Jonildo Barbosa
nilbaza@yahoo.com.br
Tenho um Fiat Uno 2000/2001 Smart. Nunca mexi no sistema de injeção do motor, mas já tive problemas no cabeçote. Costuma sair muita água no escapamento. Os mecânicos dizem que é por causa do combustível, mas costumo abastecer com gasolina aditivada e em postos de bandeiras conhecidas. O que pode estar causando esse problema?
Oi, Jonildo. Excesso de água pelo escapamento pode ser realmente consequência de uso de gasolina com muito álcool. Experimente abastecer em postos diferentes, para ver se o problema desaparece ou diminui.
PROCEDIMENTO
É preciso desligar o som
e o ar para dar a partida?
Marlon P. de Souza
Teresina (PI)
Dar a partida no motor com o ar-condicionado ou o som ligados prejudica a bateria ou algum outro componente do carro?
Caro Marlon: se você aciona o motor de arranque já tendo ligados o ar-condicionado ou o som, certamente vai forçar um pouco mais a bateria, mas não vai danificá-la. O ideal é desligar tudo para dar a partida. Vale lembrar que em alguns modelos quando se vira a chave para o arranque desliga tudo.
(Volkswagen/divulgação)
ESTRANHO
Por que meu carro quica e
treme em situações diferentes?
Roberto Venâncio
Goiânia
Tenho um Volkswagen Polo hatch 2004 e queria tirar algumas dúvidas. O carro não é total flex. Teria algum problema fazer uma modificação para adaptá-lo para flex? Quando estou dirigindo na cidade, ao fazer uma parada no semáforo, piso no freio e então o carro vai parando quicando. O que pode ser? E quando vou pegar a rodovia para viajar, ao passar dos 100km/h sinto a direção tremer e quando aciono o freio o carro também treme. O que pode estar acontecendo com o meu carro?
Olha, Roberto, adaptação para transformar o motor do seu carro em flex não tem jeito. Certamente, valeria mais a pena vender o carro e comprar outro com motor flex. Quanto aos problemas que você mencionou, pode ser que o carro esteja com os discos de freio empenados, que causam trepidação quando você pisa no pedal de freio. E em relação à tremedeira quando passa dos 100km/h, é provável que seja problema de balanceamento das rodas. Recomendo levar o carro à oficina para uma revisão.
POLÊMICA
Usar diesel S-50 em motores
antigos pode gerar problemas?
Rafael Bahri Neto
Prudentópolis (PR)
Tenho uma caminhonete Ford F-250 2004/2005, motor MWM Sprint seis cilindros, 18 válvulas, que está beirando os 200 mil quilômetros. Abasteci com o novo diesel S-50 achando que teria alguma diferença de rendimento ou melhora no consumo, pois ele é mais caro que o outro. Mas na verdade minha caminhonete perdeu um pouco de rendimento e acabou ficando ainda mais beberrona do que já era. Notei que o novo diesel parece ser mais oleoso do que o antigo e talvez por esse motivo ela tenha diminuído a quantidade de fumaça. Antes, a média de consumo da minha caminhonete era de 10,5km/l na estrada e agora caiu para 6,5km/l nas mesmas condições de uso. Sei que esse novo diesel foi feito para diminuir a emissão de poluentes, mas com o aumento de consumo que ele proporciona não vai ser equivalente à mesma ou maior quantidade de poluentes no ar? Os automóveis e caminhões mais antigos vão precisar fazer alguma alteração ou regulagem específica para usar esse combustível? Esse S-50 não vai causar danos aos motores que não foram preparados para ele?
Olha, Rafael: um aumento de consumo nessa proporção, gerado unicamente pelo uso do S-50, não é tecnicamente justificável. Alguma coisa pode ter mudado sem que você tenha percebido, talvez andado com mais carga, a adoção de um novo trajeto, aumento da velocidade praticada na tentativa de confirmar um esperado aumento de potência ou até um filtro de ar entupido. Tudo, menos a simples adoção do diesel com menos enxofre. O uso do S-50 em motores Euro 3 (os mais antigos) tem um ganho em emissões praticamente nulo, mas também provoca efeitos positivos, como menor desgaste de anéis e cilindros, menor consumo de óleo, melhoria na partida a frio, redução de depósitos e menos manutenção no sistema de injeção. Quanto à “oleosidade”, diferente do que você afirmou, o S-50 tem densidade menor que o diesel convencional. Mas, seja qual for a densidade do combustível, o volume injetado sempre será o mesmo. A diferença de densidade pode mudar o consumo em 0,5% (para mais ou para menos), mas nunca nessa proporção que você informou.
VENTILAÇÃO
Ar quente também aumenta
o consumo de combustível?
Anderson Barbosa Martins
andersonb.martins@googlemail.com
Sou proprietário de um VW Gol Power 2012/2012 e gostaria de saber se quando ligo o ar quente do veículo existe um aumento no consumo de combustível, assim como ocorre quando ligo o ar-condicionado.
Olha Anderson, o ar quente não sobrecarrega o motor como o ar-condicionado. O sistema de ar quente aproveita o calor gerado pela água que circula no motor e um ventilador cuida de direcioná-lo para dentro do carro. Com isso, não há aumento de consumo de combustível como quando se liga o ar-condicionado.
PINTURA
Qual a cor que dá menos
trabalho de manutenção?
Alexandre Gaspar
São Carlos (SP)
Gostaria de saber qual é a cor que dá menos trabalho, ou seja, em que o risco aparece e é mais fácil para limpar. Adoro carro preto, mas para mantê-lo limpo é muito difícil. A cor branca, que está na moda, é de fácil manutenção? Não fica amarelada? A melhor ainda é a cor prata? O carro vermelho perde a cor se ficar exposto o dia inteiro ao sol?
Oi, Alexandre. Se sua preocupação for a cor que mais aparece a sujeira, tanto o branco quanto o preto vão dar o mesmo trabalho. Mas se a questão for os arranhões, no preto certamente aparece mais. A cor prata esconde mais a sujeira e os arranhões, mas é apontada pelos reparadores como a mais difícil de retocar. Já o vermelho exposto ao sol certamente vai ficar queimado e pode perder o brilho.
REPAROS
O que posso fazer para
recuperar as rodas do carro?
Arthur Napoleão
napoleao-arthur@hotmail.com
Usinar ou diamantar enfraquece a roda de liga leve ou não tem perigo?
Caro Arthur, se você fizer um reparo na roda apenas para eliminar arranhões, dando um polimento, tudo bem. Mas se for preciso alterar as características do componente, submetendo-o a temperaturas elevadas, para soldar partes trincadas, ou a pancadas fortes, para desempenar, aí não é recomendado. Dessa forma, você poderá alterar as características originais da roda ou até mesmo provocar fissuras internas, que só podem ser detectadas com equipamento específico.