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Boris responde - 14/10/12

Mande suas perguntas para: borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

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ÓLEO
Continuo usando óleo sintético ou troco por um mais viscoso?

Bruno Rodrigues de Oliveira - Contagem

Tenho um Palio Weekend 2009, que usa óleo sintético 5W30. Depois dos 100 mil quilômetros rodados, posso continuar usando esse óleo ou seria melhor trocar por outro mais viscoso? Isso é verdade ou mito?


Bruno, faça assim: se o óleo não tiver baixando, continue usando-o. O lubrificante mais viscoso é indicado quando o consumo estiver elevado, para compensar um provável desgaste interno do motor, que favorece a queima do óleo.

NA TROCA
As eternas dúvidas sobre as medidas de rodas e pneus

Rozeli Ferreira - rozeli_62@yahoo.com.br

Tenho um VW Gol 1.6 1996. O modelo é equipado com rodas de liga leve 185/65 R14. Tem algum problema trocá-las por rodas de ferro aro 13 polegadas? É que os pneus aro 14 são bem mais caros.

Olhe, Rozeli, depende. Se você trocar para aro 13, terá que compensar com um modelo de pneu com perfil maior. O diâmetro do conjunto roda/pneu original do seu carro é de aproximadamente 59,5cm. Lembre-se que essa medida não pode ser extrapolada (para mais ou para menos) em mais de 2%. Se não fizer essa compensação, algumas coisas vão mudar: relações de marcha, hodômetro, velocímetro e conforto. Já o material da roda não altera nada.

DESCARBONIZAÇÃO
Esse tipo de serviço deve ser feito apenas quando necessário?

Felipe Carvalho - felipedc_rn@yahoo.com.br

Tenho algumas dúvidas sobre o serviço de descarbonização do motor, oferecido por algumas autorizadas e oficinas. A descarbonização é realmente eficiente para motores mais rodados (acima de 60 mil quilômetros)? Como descobrir quando o serviço é necessário? Quais os testes realizados para detectar a carbonização do motor? As concessionárias realizam esses testes a partir de determinada quilometragem?


Felipe, descarbonizar é como limpar bico injetor: só deve ser feito quando realmente necessário. E só precisa quando existe alguma manifestação do motor, como seu funcionamento irregular em marcha lenta, “tosse” ou “espirro”. No caso da carbonização, o que pode ocorrer é a detonação (ou batida de pino). Para se ter a certeza de que existe carbonização, só abrindo o motor para examinar. Em resumo: descarbonização é, quase sempre, picaretagem, principalmente se o motor é flex e o combustível usado é o etanol.



MISTÉRIO
Qual a solução para o marcador de combustível do meu carro?

Wagner Moreira Fontes - Belo Horizonte

Estou com um problema no meu Chevrolet Celta. O ponteiro que registra o nível do combustível não está marcando corretamente. Levei à concessionária, onde fizeram um teste na parte elétrica do painel. Foi constatado que tudo estava certo. Então disseram que o problema estava na boia no tanque de combustível, que foi trocada. Mas o marcador continua com o problema. Mesmo com o tanque vazio, ele marca que tem mais de 10 litros de combustível. Você tem alguma ideia do que tem que ser feito?

Wagner, não vejo mais o que fazer. Mas se a concessionária não deu jeito, acione os canais de atendimento ao consumidor da Chevrolet.



CONCEITO
Por que esses carros de salão nunca chegam às nossas ruas?

Rafael Fonseca - rafa2405fonseca@yahoo.com.br

Por que os carros conceito (muito mais bonitos) mostrados nos salões de automóveis não vão para as ruas? Exemplo: Hyundai Curb.


Carro conceito é mostrado no salão exatamente para chamar a atenção do público para os outros modelos da marca. Mas alguns deles acabam sendo fabricados. E de outros se aproveitam algumas ideias em lançamentos futuros.



COMBUSTÍVEL
Qual usar para evitar a famosa “batida de pino”?

Fernando Jorge Fernandes - fjorgef8@gmail.com

Tenho um Chevrolet Vectra Elegance 2006 flex com 95.878 quilômetros rodados. Aparentemente, meu carro está com o mesmo problema já relatado aqui por outros leitores, ou seja, um barulho estranho vindo da frente do carro diagnosticado como “batida de pino”. Só abasteço com gasolina aditivada e o barulho acontece quando o motor está funcionando em baixas rotações. Entendi suas explicações anteriores sobre a porcentagem de etanol na gasolina, porém, se for mesmo essa a causa, vale a pena continuar abastecendo com gasolina aditivada?


Pelo contrário, Fernando. No caso do motor estar "grilando" ou "batendo pino", o que se recomenda é o etanol, que tem mais octanagem do que a gasolina, seja ela comum ou aditivada. Para quem boiou, chamamos de “batida de pino” quando ocorre a pré-ignição da mistura ar/combustível dentro do cilindro, que é um descompasso em seu funcionamento. Quando falamos que o etanol tem maior octanagem que a gasolina, na prática significa que a gasolina explode com mais facilidade. Isso ocorre porque os motores flex funcionam com taxas de compressão mais altas, o que favorece o uso do etanol.



SEGURANÇA
Posso instalar airbag e ABS depois que o carro sai da fábrica?

Lukss Souza - lukss.souza@bol.com.br

Há alguns meses comprei um VW Fox 1.6 2012/2103 sem ABS e airbag. Teria como instalar esses itens de segurança agora? Qual o valor? Vale a pena?


Possível é, Lukss, pois a própria fábrica oferece esses equipamentos de segurança como opcionais. Mas agora é tarde. O custo é enorme e não vale a pena instalar depois que o carro sai da linha de montagem.

VAZAMENTO
O que fazer com o radiador furado, e o que é torque?

Ana Tavares - anatavares@unifei.edu.br

Tenho um Suzuki Vitara 1995 em boas condições. Ele está com um pequeno vazamento de água no radiador. Creio que seja buraco de ferrugem. O que o mecânico deve fazer? Apenas soldar? Apesar de o modelo ter pouco espaço para bagagens, estou satisfeita com ele. Outra pergunta: o que é torque? Como devo medir a sua capacidade de força?


Ana, vamos por partes. Dependendo do lugar onde está o vazamento, é possível soldar, sim. Se não tiver jeito, você tem a opção de trocar o radiador (é o que as concessionárias mais gostam de fazer). Torque é o que determina a arrancada e a retomada do carro, enquanto a potência está relacionada à velocidade. Agora, se você quiser medir essas grandezas, compre um dinamômetro, um “aparelhinho” que deve custar uns 100 mil dólares. Não existe um parâmetro para afirmar que um carro tem o torque bom ou ruim. Depende de cada modelo. O torque de 10kgfm pode ser bom para um carro bem leve e péssimo para outro. Você pode colocar o motor de um Uno Mille em uma Ferrari que ela vai andar, porém muito menos que o compacto da Fiat, já que ela pesa muito mais.

SPAM
É verdade isso que está circulando na internet?

Ronaldo Luiz - Piraúba (MG)

Gostaria de saber se procede a informação que recebi por e-mail, no qual o gerente de uma empresa especializada em ar-condicionado desaconselha o uso do equipamento quando o veículo estiver em alta velocidade. O suposto profissional alega que o compressor tem um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de carro. Quando você aperta o botão do ar-condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor instantaneamente. Então, se você estiver com o carro em 3.000rpm ou 4.000rpm, esse acionamento daria um tranco violento no sistema, o que poderia danificar o compressor.


Ronaldo, eu também recebi esse e-mail algumas vezes. Acho que é um excesso de zelo que não se justifica, o mesmo que procurar pelo em ovos. Se fosse verdade, as próprias fábricas fariam essa recomendação.