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Boris Responde - 14/08/2011

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MANCHAS
Fezes de passarinho na pintura geram problema


Marcelo Ferreira
Piumhi (MG)

Gostaria de saber como tirar manchas de cocô de passarinho da lataria do carro. Tem algum produto específico?

Caro Marcelo: as indesejáveis fezes de pássaros danificam o verniz da pintura do seu carro, pois contêm substância ácida. O ideal é retirá-las o mais rápido possível, usando um pano úmido, quando ainda estão moles. Depois que as fezes secam, a melhor opção é usar água em abundância e deixar dissolver, para retirar aos poucos. A pintura que fica frequentemente encerada evita danos maiores quando o carro é bombardeado pelos pássaros.

PINTURA
Cuidados com o carro que fica no sereno e no sol


Jussara Matta Alves
Belo Horizonte

Moro em condomínio onde não há garagem e nem posso construir. Todas as manhãs tenho que jogar água no carro por causa do sereno, para evitar que a pintura manche com o sol, já que não tenho tempo de secar. Mantenho a carro sempre encerado. Isso realmente reduz o risco de a pintura queimar, pois meu veículo é um VW Gol e fico com receio de em um futuro próximo surgirem problemas no teto e capô?

Olha, Jussara, se você joga água e não tem tempo de secar, o problema continua, pois também não se deve deixar o carro molhado sob o sol, com risco de manchar a pintura. Não se esqueça de que cada gota é uma verdadeira lente que concentra os raios solares na pintura.

TECNOLOGIA
Desgaste irregular nos pneus afeta sistema eletrônico?


Ney Costa
Belo Horizonte

Pneus com diferentes níveis de desgaste interferem no funcionamento do controle de estabilidade (ESP)?

Oi, Ney. Se a diferença entre os dois pneus for muito grande, os sensores do sistema eletrônico podem interpretar que o carro está descrevendo uma curva com uma roda (a de fora) andando mais que a outra, e interferir no ESP.


PICASSO
Dúvida sobre consumo de óleo do motor do Citroën


Manoel Inácio
Anápolis (GO)

Tenho um Citroën Xsara Picasso 2001 Exclusive 2.0 16V manual. Está com 119 mil quilômetros rodados e queimando em média meio litro de óleo do motor a cada 1.500 quilômetros. Gostaria de saber se isso é normal. O que devo fazer?

Caro Manoel: com essa quilometragem toda, essa queima de óleo não é assim tão anormal. De qualquer forma, experimente usar um lubrificante com mais viscosidade.

MOTO
As melhores opções para dar um trato na corrente


André Souza
Belém do Pará

Qual o melhor lubrificante de corrente de moto: graxa branca ou óleo?

Caro André: o mercado já tem óleos em spray, específicos e apropriados, que penetram mais, inclusive nas correntes com anel de vedação. A desvantagem é seu custo. A graxa deve ser a náutica, resistente a água. A desvantagem é a difícil penetração e o acúmulo de impurezas abrasivas, que lixam a transmissão. Outra solução é o uso de óleo novo, tipo 90, mais grosso. A desvantagem nesse caso é que respinga na roda, pneu e até no disco de freio traseiro. Antes de lubrificar, em média a cada 400 quilômetros, deve-se lavar a corrente com querosene. Se rodar na terra, após cada utilização.

LUBRIFICANTE
Tem óleo específico para motor mais rodado?


Gilberto Veiga
Joinville (SC)

Meu carro é 1.6 16V e está com 140 mil quilômetros rodados. É necessário usar um óleo específico para o motor com essa quilometragem? No momento, estou usando o óleo semisintético 15W40.

Olá, Gilberto. Depende do consumo do óleo. Se não estiver baixando muito, pode continuar com o mesmo. Caso contrário, experimente um óleo com mais viscosidade, tipo 20W50 ou 20W60.



PALIO
Que estranho barulho é esse que vem do motor?


Rodrigo Goes Silva
rogoessilva@yahoo.com.br

Gostaria de saber porque o meu Fiat Palio 2007 1.0 flex, com 49 mil quilômetros rodados, está fazendo barulho de válvulas quando abastecido com gasolina, e quando utilizo o etanol não faz barulho algum.

Rodrigo, o barulho que você está ouvindo não deve ser de válvulas, mas de autoignição, ou detonação. Ou ainda, a popular batida de pino. Pois é exatamente esse o fenômeno que desaparece quando se passa a abastecer com etanol, que tem mais octanagem que a gasolina.


PARTIDA
Pisar ou não no pedal da embreagem na hora de ligar?


Guilherme Albuquerque
Itapetininga (SP)

Algumas pessoas dizem que não é aconselhável ligar o carro pisando no pedal da embreagem, enquanto outras afirmam que é até melhor. Afinal, ligar o carro acionando a embreagem pode causar algum prejuízo para o funcionamento do automóvel?

Oi, Guilherme. Pode acreditar na segunda opção. Pisar no pedal da embreagem é importante para desacoplar o motor da caixa, reduzindo o esforço do m otor de arranque e da bateria.