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Boris responde - 13/05/2012

E-mail para esta coluna: borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

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PESADO

O que faço para manter a altura que meu carro tinha antes?

Vítor Santos - vitorsantos15@hotmail.com

Como coloquei um kit de GNV de dois cilindros de 8m³ e tenho um som que tem um bom peso, a suspensão evidentemente abaixou demais e gostaria de corrigi-la. Qual o procedimento mais indicado em termo de custo x beneficio? Colocar um calço de borracha? Ou existe alguma outra solução?

Oi, Vítor. A primeira coisa que você deve procurar saber é quanto pesa o kit gás e o equipamento de áudio que colocou no carro , pois não pode ultrapassar a capacidade de carga (ocupantes e bagagens) do modelo. Além disso, geralmente as empresas que vendem e instalam kit para GNV disponibilizam molas mais rígidas para compensar o peso extra dos cilindros.

MEDIDAS

Trocar roda por outra de aro maior provoca alguma alteração no carro?

Marcelo - São Gonçalo (RJ)


Comprei meu primeiro veículo no fim do ano passado e minha duvida é sobre o aro da roda. Tenho um VW Gol 1996, com rodas aro 13 e pneus 175/70 R13. Gostaria de saber se eu trocar o aro 13 por um de 14 polegadas, mantendo diâmetro e altura, faria alguma diferença no consumo ou segurança do veículo. Vi numa revista especializada que, para fazer essa troca, deve-se seguir uma regra. Para cada polegada acrescida ao tamanho da roda (13, 14, 15), subtraem-se 10 pontos percentuais da porcentagem equivalente à altura do pneu (70, 60, 50) e somam-se 10 milímetros à largura da roda (175, 185, 195). No meu caso, seria 185/60 R14. Essa regra procede?

Oi, Marcelo. A troca da roda aro 13 pela de aro 14 nas medidas informadas não altera significativamente o diâmetro final do conjunto e pode ser feita. Mas o carro com pneu de perfil mais baixo ficará mais duro e menos confortável, ganhando, em compensação, um pouco em estabilidade. Nenhuma diferença de consumo deverá ser percebida.

PNEUS

Se mudar as medidas dos pneus vai afetar o velocímetro?

Joisse Ferreira Fonseca - Quatá (SP)

Um automóvel sai de fabrica com pneus de um determinado tamanho, como o meu, que veio na medida 195/55 R15. Se eu colocar 195/60 poderá ocorrer diferença no marcador de velocidade? Ou seja, poderá andar mais do que está marcando no velocímetro ou só influenciará no conta-giros?

Olha, Joisse, a troca do pneu 195/55 pelo 195/60 vai provocar diferenças no velocímetro e hodômetro e também deixar o carro mais alto e ligeiramente menos estável, ganhando, entretanto, em conforto.

GÁS

Vale mesmo a pena instalar o kit GNV no meu automóvel?

Ailson Rogério da Rosa Matos - Araranguá (SC)

Tenho um Chevrolet Astra 2.0 Advantage, automático, 2008, mas como uso o carro também para o trabalho seu consumo não passa de 7km/l na cidade. Tenho conversado com diversos mecânicos e amigos sobre a adaptação para o gás natural veicular (GNV), mas ainda estou com dúvidas, pois dizem que como o motor trabalha a seco, acaba danificado, além de que não agrega valor ao veiculo. Afinal, vale a pena instalar o kit gás?

Oi, Ailson. Não há qualquer problema mecânico ao instalar o gás. O valor agregado é difícil de avaliar. O cuidado que deve ser tomado é no sentido de analisar se a quilometragem rodada mensalmente compensa o investimento para instalar o equipamento.

MISTÉRIO

De onde vem esse incômodo barulho que me atormenta?

Rosinaldo Sales - rosinaldoc@gmail.com

Tenho um Renault e ao atingir 25 mil quilômetros rodados tive a decepção de começar a ouvir um barulho chato, que me incomoda muito. Adiantei a revisão e o técnico da concessionária disse que se tratava de problema de pneu. Pensei que fosse rolamento, mas ele garantiu que estava tudo certo com o componente. Isso é possível?

Sim, Rosinaldo, muitas vezes um barulho vindo da roda dá a impressão de ser rolamento, mas pode ser, de fato, proveniente do pneu. Há pneus que são mesmo barulhentos.

INSEGURANÇA

Posso ter problema com reposição de peças do carro que saiu de linha?

Roberto Ribeiro - Campo Formoso (BA)

Quero comprar um Palio ELX 1.0 2008/2009, só que vi que a Fiat não vai mais fabricar esse carro. Fiquei preocupado com relação a troca de peças. Minha dúvida é: depois que um carro deixa de ser fabricado, a lei brasileira impõe que o fabricante continue fornecendo peças para esse respectivo automóvel por quanto tempo?

Olha, Roberto, o Palio ganhou nova geração recentemente. Não existe nenhuma lei no Brasil que exija o fornecimento de peças de reposição para modelos que deixam de ser fabricados. Entretanto, como o modelo foi produzido em grande volume, dificilmente a Fiat vai deixar de abastecer o mercado com seus componentes, até por ser interessante economicamente para ela e para os concessionários.

MANUTENÇÃO

Dúvidas sobre a troca de óleo e aditivo para o radiador

Willian Virgílio Santos - Belém (PA)

Tenho algumas dúvidas sobre o meu Chevrolet Opala 1977, com motor de quatro cilindros, todo original. O manual manda trocar o óleo a cada 5 mil quilômetros ou a cada dois meses, o que ocorrer primeiro. Como rodo muito pouco com ele, troco na segunda opção. Porém, o mecânico disse que não preciso mais ficar trocando o óleo com essa frequência, pois a cada seis meses seria suficiente. Fico na dúvida se sigo a dica dele ou se mantenho a troca a cada dois meses. Preciso saber também se na próxima troca de óleo posso colocar sintético ao invés de mineral, lógico, respeitando as especificações do manual. Posso também colocar aditivo no radiador? O radiador do meu carro não é selado. Posso mandar selar?

Caro Willian: o prazo para a troca de óleo é de seis meses e você pode usar o sintético. O radiador não é selado, por isso não vale a pena usar o aditivo. É possível mandar selar, mas é economicamente inviável pelo benefício advindo.

MOTOR

Por que o meu carro demora a pegar quando está aquecido?

Luiz Carlos Macedo - Niterói (RJ)

Tenho um Renault Clio Sedan 2006 com apenas 19.200 quilômetros rodados, pois praticamente só saio com ele nos finais de semana. Sempre que viajo ou fico muito tempo em um engarrafamento com o carro ligado, quando desligo e tento ligar novamente ele não pega de primeira. Parece até que está com a bateria fraca. No uso normal, o carro costuma pegar sem dificuldade, inclusive quando fico mais de uma semana sem ligá-lo. Esse problema me deixa preocupado, pois acho sempre que o carro não vai pegar na próxima tentativa. O que deve ser isso e como devo proceder?

Olha, Luiz, esse problema diz respeito à injeção eletrônica. Ela deve ser submetida a uma análise em um computador da concessionária (ou oficina habilitada), para descobrir por que a dificuldade do motor pegar quando está aquecido.