FLEX
Sistema de partida a frio funciona somente em dias mais frios
Gustavo Henrique Rodrigues de Almeida
ghralmeida@oi.com.br
Tenho um Nissan Livina 1.8 e sempre uso álcool e, às vezes, gasolina. Acontece que nos dias mais quentes, quando vou dar a partida pela manhã com o carro abastecido com etanol, o motor tem dificuldades para pegar. Nos dias frios, a gasolina do reservatório é injetada, mas nos dias quentes não. Ou seja, o motor só recebe álcool para ligar e fico tentando por um bom tempo. O cheiro de etanol é forte, pois o carro parece que afoga, como nos carburados.
Gustavo, o tanquinho de gasolina só funciona nos dias mais frios, pois o etanol tem dificuldade de vaporização nas temperaturas mais baixas. A gasolina não tem mesmo que ser injetada em temperaturas acima de 14°C ou 15°C e o problema do seu motor não pegar em dias quentes deve estar no sistema de injeção. Leve-o à oficina da concessionária ou outra que tenha um computador com o programa específico para o seu carro.
PALIO HLX 1.8
Defeito na embreagem não tem conexão com o sistema de ar-condicionado
Marcos Tadeu
marcostadeu28@yahoo.com.br
Depois de levar meu Palio HLX 1.8, 2004, a muitas oficinas e até em concessionária e ouvir várias coisas absurdas, resolvi pedir sua ajuda. Meu carro tem um problema crônico, que foi se agravando até culminar na troca da embreagem. O carro se comporta normalmente, mas, quando eu ligo o ar-condicionado, a embreagem começa a endurecer, o pedal vai ficando cada vez mais fundo até a perda total da embreagem, imobilizando o veículo. Depois que desligo o ar e aguardo um tempo, a embreagem volta e tudo fica normal. Depois que troquei a embreagem (aos 60 mil quilômetros), o carro ficou um tempo sem apresentar o problema. Mas depois de rodar cinco mil quilômetros o defeito voltou. Não há vazamento algum e nenhum problema aparente que pudesse explicar isso.
Marcos, o fato de o defeito na embreagem coincidir com o ar-condicionado parece mera coincidência. Mas, pelo que você relatou, uma dica é pedir ao seu mecânico para checar se existe algum problema no atuador hidráulico da embreagem.
VW POLO
Leitor reclama de barulhos irritantes na suspensão
Edinaldo Silva
silva.edinaldo@gmail.com
Depois de quatro anos com meu Ford Fiesta 1.6 hatch, resolvi trocá-lo por um VW Polo 1.6 hatch 2011/2012. Vi vários testes e avaliações do Polo, inclusive no Vrum TV, em que sempre falavam muito bem dele. Realmente o carro é muito bom. Porém, tem uma coisa que me incomoda muito: o barulho na suspensão ao rodar por terrenos irregulares. O ruído parece de carro velho com a suspensão estourada. Será que isso é realmente um problema do Polo? Ou é o meu carro que deve tem algum problema?
Oi, Edinaldo. É estranho o barulho do seu Polo, pois a plataforma é semelhante à do Fox e do novo Gol e não há reclamações a respeito da suspensão barulhenta. Você já levou para avaliação em uma concessionária?
LUBRIFICANTE
Óleo não precisa ser da mesma marca, mas atender as especificações SAE e API
Francisco Pedruzzi Júnior
São Paulo (SP)
Sou proprietário de um Fiesta 2010/2011 e estou com dúvida em relação a qual óleo lubrificante usar na hora troca. A Ford recomenda o Motorcraft 5W30, que atenda à especificação Ford WSS-M2C913-B. Posso usar óleo de outro fabricante que atenda as especificações, ou devo utilizar o óleo Motorcraft?
Você pode usar óleo de outra marca, desde que atenda as especificações, não somente de viscosidade (SAE 5W30), como também a de aditivação (API).
CITROËN C4
Modelo apresenta trancos no câmbio automático ao arrancar ou parar
Marcelo Fontan
mfontan01@gmail.com
Tenho um Citroën C4 automático 2011 que chegou agora aos 10 mil quilômetros. Na revisão, reclamei de um problema na caixa de marchas que, de vez em quando, dava um tranco ao arrancar ou parar. Inicialmente falaram em problemas eletrônicos, depois em trocar uma tal de eletroválvula e, por fim, que a caixa deveria ir para São Paulo, pois aqui não poderiam reparar. Procurei mais informações sobre o travamento e me assustei com um fórum na internet em que havia uns 100 veículos com problemas semelhantes. O que define a necessidade de um recall? Tem que atingir algum percentual? Ou a montadora pode optar por deixar ocorrer e recuperar conforme reclamações por entender que é mais barato?
Marcelo, recall só se faz quando há um problema de segurança envolvido. No caso da caixa de marchas, que dá tranco ao arrancar ou parar, é claro que a fábrica tem que resolvê-lo, mas não é o caso de recall, pois não prejudica a segurança, como o freio, ou risco de incêndio ou fixação de cinto de segurança etc.
ESTICADA
Motor pode funcionar em altas rotações sem nenhum prejuízo
Pedro Henrique Gianvecchio
Bela Vista (PR)
Gostaria de saber se, numa ultrapassagem, o fato de "esticar" a marcha (diga-se reduzir e acelerar até cortar a injeção eletrônica, devido a alta rotação) prejudica a durabilidade do motor ou eles são projetados para suportar giros muito altos de vez em quando.
Pedro, o corte da injeção eletrônica é exatamente para proteger o motor, limitando o giro no máximo previsto pela engenharia da fábrica (zona vermelha do conta-giros). Então, não há riscos de danificar o motor.
NOVO UNO
Pré-ignição em baixas rotações não é um problema normal
Humberto de Oliveira Rocha
Belo Horizonte
Tenho um Fiat Novo Uno 1.0, 2011/2011 e o carro “grila” (parece pré-ignição ) insistentemente quando o motor está em baixa rotação. Ao ser questionada na revisão dos 15 mil quilômetros, a concessionária informou que isso é normal, conforme descrito no manual do veículo. Atualmente, o carro está com 30 mil quilômetros e faz um barulho que incomoda todos os ocupantes.
Humberto, se o seu carro é abastecido com gasolina, a pré-ignição (batida de pino) é problema de calibração do motor. Experimente abastecê-lo com etanol ou com gasolina de alta octanagem. Se sumir a pré-ignição, é sinal de que há um problema no motor e deve ser resolvido pela fábrica. Se disserem que é normal, não aceite. Carro flex foi feito para funcionar corretamente com gasolina ou etanol.
DAKOTA
Motor retificado começa a falhar quando motorista troca de marcha
Maurício Sell
Juiz de Fora (MG)
Tenho uma Dodge Dakota Magnun 2.5 a gasolina, ano 2000. Depois de tentar desviar de um outro veículo que vinha na contramão, caí em um buraco, que danificou o radiador. Não percebi a problema e continuei a viagem, o que acabou fundindo o motor. Em Belo Horizonte, consegui um outro motor à base de troca e, depois de retirar o veículo (com o motor substituído) da oficina, ele começou a falhar quando trocava as marchas, como se tivesse um problema na bomba de gasolina. Já verifiquei bomba, sensores de velocidade e rotação, possíveis sujeiras nos bicos, filtro de combustível, tanque... e já não sei onde mais procurar esse defeito... O fato interessante é que, usando o GNV, a picape funciona normalmente... Já levei em duas oficinas, que passaram o aparelho "raster" e nada é identificado. Por favor dê-me uma dica.... o que fazer???
Oi, Mauricio. Assim a distância é difícil dar uma dica. Mas você mesmo já matou parcialmente a charada, ao comentar que, com o GNV, o problema desaparece. Significa que o defeito está no circuito da gasolina e tem que ser identificado num computador com o programa específico.