REPAROS
O que eu faço para acabar com as estrias na pintura?
Daniel de Souza
Teresina (PI)
Menos de dois meses depois que comprei meu carro zero quilômetro, fui surpreendido com riscos na pintura (sólida). Queria saber quais as melhores técnicas para remover esses riscos, pois já ouvi falar em polimento, cristalização, espelhamento e uma caneta chamada Fix It! Pro.
Caro Daniel, o melhor método vai depender da real necessidade do reparo. Se forem apenas riscos discretos, normalmente adquiridos quando se lava o carro com aqueles rolos de náilon ou com buchas e panos sujos, o polimento ou a cristalização podem resolver. Porém, se forem riscos mais profundos, o mais indicado são as tais canetas, que preenchem todo o sulco com tinta.
ESTRANHO
Quem foi que pintou os pneus do meu carro?
Luiz Fernando de Almeida Santos
luizfernando267@yahoo.com.br
O que significam aquelas listras coloridas em alguns
pneus? O que elas querem dizer?
Caro Luiz Fernando: os riscos coloridos que você vê nos pneus têm a função de identificar as medidas deles, facilitando o armazenamento na fábrica, nas revendas e na exportação. O recurso é usado também para diferenciar as medidas na hora da moldagem, tornando mais fácil a identificação para os profissionais envolvidos na produção. Com as listras coloridas, o profissional sabe diferenciar um pneu 175/70 R13 de um 165/70 R13. E ao contrário do que se diz por aí, tais riscos coloridos não indicam que o pneu tem defeito. Isso é balela!
MANUTENÇÃO
O tal verniz que protege a pintura é alérgico a cera?
Ricardo Mingordo Faria
Vila Velha (ES)
A empresa que aplicou uma película protetora na pintura do meu carro disse que não devo usar cera nas lavagens cotidianas, pois arrancaria a proteção. Isso procede? E essa proteção protege tanto ou mais do que uma cera comum?
Oi, Ricardo. Você deve seguir as orientações da empresa que aplicou o produto no seu carro. Eles são responsáveis pelo serviço, inclusive pelas informações prestadas. Realmente, esse tipo de verniz aplicado na pintura é uma proteção a mais que requer apenas a lavagem para manter a boa aparência. Pode ser que a cera, com componentes abrasivos, venha retirar esse produto no decorrer do tempo, manchando a pintura.
ELÉTRICA
Por que eu viro a chave e as coisas não ligam?
José Luiz Pires
josepirez@hotmail.com
Eu me lembro que a conexão elétrica dos carros mais antigos (acho que até os anos 1970), na chave de ignição, permitia a ativação ou alimentação dos acessórios quando girada e colocada na primeira posição, o que não é possível na atualidade. Gostaria então saber o porquê dessa modificação ou eliminação dessa possibilidade, pois acho que era uma opção que facilitava, por exemplo, ter alimentação no acendedor de cigarros sem ter que girar completamente a chave para ativar o painel, permitindo ligar nele muitos acessórios, como o aspirador, o minicompressor de ar para os pneus, carregador do celular etc. A outra coisa curiosa é que todas as chaves de partida que conheço têm essa primeira posição, mas ela não é usada.
Olha, José Luiz, na maioria dos modelos comercializados no Brasil, quando a chave é virada na primeira posição já é possível acionar alguns equipamentos, como vidros elétricos. Porém, nos carros mais modernos, já existe a tomada de força, onde podem ser ligados todos esses equipamentos.
DIFERENTES
Por que meu carro tem rodas aro15 e o estepe veio aro 14?
Marcelo dos Santos
marcelo-oli@ig.com.br
Comprei um Chevrolet Agile LTZ 2012 zero quilômetro e notei que as rodas de série do veículo são aro 15 polegadas, porém o estepe é 14 polegadas. Liguei na concessionária e, para minha surpresa, disseram ser normal. Gostaria de saber se isso é mesmo normal e se em uma eventual emergência, em uma rodovia, isso não traria algum risco, sendo que o automóvel estaria com três rodas 15 polegadas e
uma 14 polegadas?
Se for respeitado o diâmetro total (roda/pneu), não há problema algum, Marcelo. Ou seja, se a roda de aro 14 polegadas do estepe for calçada com pneu maior, que compense a diferença, você pode rodar com segurança.
LUBRIFICANTE
Qual óleo devo usar depois de uma retífica no motor?
Renato Amâncio Rodrigues
São Paulo
Tenho um Chevrolet Astra 2.0 8V 2004, a gasolina, e no manual diz que o óleos recomendados são o 15W40, 15W50, 20W40 ou 20W50. Eu acabei de retificar o motor por completo, com a medida 0,50mm. O mecânico me disse que o melhor seria usar o óleo 5W30. Qual eu devo usar? Optei por um 10W40 SM mineral. Qual é o mais indicado? Seria o 20W50 muito grosso para a primeira partida pela manhã? O 5W30 e o 15W40 seriam muito finos em temperatura normal de funcionamento?
Oi, Renato. O melhor é você usar uma das opções indicadas pelo fabricante do seu carro, para não prejudicar o funcionamento e a durabilidade do motor. E se ele foi retificado recentemente, é mais interessante usar o óleo de viscosidade mais baixa, como o 15W40.
FLEX
Por que meu carro treme quando não bebe álcool?
José Reinaldo Martins
jrmadv@uol.com.br
Tenho um Chevrolet Vectra 2010 automático e já tive um 2007. Ambos, quando abastecidos apenas com gasolina, fazem o motor vibrar ou bater pino, principalmente quando força em primeira marcha. O mecânico da concessionária informou que o problema seria da regulagem do motor e que eu devia sempre usar um pouco de etanol, em torno de 10%, para evitar o barulho. E realmente diminuiu o ruído. Isso é normal?
Olha José Reinaldo, o problema que afeta o seu Vectra é o mesmo que atinge a maioria dos modelos flex. Tais motores funcionam melhor com etanol, pois quando abastecidos com gasolina normalmente apresentam o fenômeno da pré-ignição, ou batida de pino, que é a queima antecipada da mistura ar/combustível. Com mais etanol no tanque o problema tende a desaparecer. Isso não deveria ocorrer, já que os motores flex foram feitos para funcionar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. E o problema ficou ainda pior, já que o governo reduziu o percentual de etanol na gasolina de 25% para 20%.
CARRO PARADO
Quem é o chupa-cabra que rouba a carga da bateria?
Raimundo Pascoal
Rio de Janeiro
Minha esposa tem um VW Space Fox 2008. Como ela trabalha, só liga o carro nos fins de semana e a bateria está sempre arriada. Já foi dito a ela para desligar o alarme, manter o som do carro também desligado, mas o problema permanece.
Caro Raimundo: leve o carro a uma autoelétrica ou à concessionária. Desligue todos os equipamentos e peça para medir a corrente que passa pelo cabo da bateria. Existe um limite para cada carro, em função de aparelhos que continuam ligados, como o relógio, por exemplo. Se a amperagem estiver superior, é porque tem algum curto-circuito no sistema elétrico.
MANUTENÇÃO
O que fazer para prolongar a durabilidade do motor?
Márcio Luiz Corrêa Filho
themarcio@gmail.com
Tenho uma dúvida intrigante: gosto muito do carro que tenho e não gostaria de vendê-lo, mesmo tendo outro mais novo para rodar. Então, se eu quero ter o carro por muito tempo, independentemente do custo, o que se deve ser feito? Devo trocar o óleo antes da quilometragem recomendada e antes de completar seis meses? E se eu abastecer somente com etanol, gasolina, gasolina comum ou premium, qual irá resultar em menor desgaste no motor a longo prazo? Qual iria acumular menos material dentro do motor?
Olha, Márcio, quanto mais frequente a troca do óleo, tanto melhor para o motor. Trocando o lubrificante e o filtro de óleo a cada cinco mil quilômetros está de bom tamanho. E quanto mais usar o etanol, também melhor para o motor.