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Boris responde - 11/03/2012

E-mail para esta coluna: borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

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CONSUMO

Dirigir com o carro na banguela realmente economiza combustível?

Walter M. Ramos Júnior - Recife

Tenho o novo VW Fox com computador de bordo, faço um mesmo percurso diário e testei várias vezes o mito que diz que banguela economiza combustível e realmente melhora o desempenho. O computador de bordo do carro registrou consumo médio com freio motor de 11,3km/l (gasolina) e na banguela de 16,5 km/l (gasolina). Acho que seria um bom teste a fazer. Não acho correto a imprensa dizer que o freio motor é mais econômico. Correto seria dizer que é mais seguro. Aqui em Pernambuco chamamos de banguela aquela técnica de dirigir em declives sem marcha engrenada, no ponto neutro.

Oi, Walter. Coloque seu computador de bordo no consumo instantâneo e você vai comprovar que o motor não bebe nada quando está descendo uma ladeira com a marcha engrenada. E vai beber um pouquinho se estiver na banguela (ponto morto).

CUIDADO

Desligar ou não o motor do carro na hora de abastecer?

Denison Machado - denisonmachado@bol.com.br

Com esses novos dispositivos de abertura interna do tanque de combustível, é perigoso abastecer no posto sem desligar o carro?

Claro que sim, Denison. A recomendação pode ser vista em todos os postos de abastecimento. Ao chegar para abastecer você deve desligar o carro e todos os aparelhos que possam produzir faíscas, inclusive telefone celular.

PARTIDA A FRIO

O que fazer se a gasolina fica velha no tanquinho?

Carlos Naves - Valença (RJ)

Tenho um Ford Fiesta Sedan flex 2008 e desde que deixou de ser viável abastecer o veículo flex com etanol nunca mais abasteci o reservatório de partida a frio, pois estou usando somente gasolina. Você já disse que é recomendado manter o reservatório de partida a frio abastecido para evitar ressecamento. O que sugere fazer com a gasolina velha que está lá nesse reservatório? Tentar drenar com uma mangueira bem fina ou abastecer o reservatório com gasolina aditivada, completando o combustível que lá está?

Olha, Carlos, se a gasolina estiver realmente muito velha, a melhor opção é levar o carro a uma oficina e pedir para retirar o reservatório e fazer a limpeza. Mas se não for tão velha assim, basta completar o nível, de preferência com gasolina podium, que tem maior durabilidade.

RODAS

Mudança de medidas de aro podem trazer problemas?

Henrique César - Divinópolis (MG)

Tenho um Fiesta Sedan 1.6 2012/2012 que vem de fábrica com rodas de 14 polegadas. Depois da garantia, estou pensando em trocá-las por rodas com aro 17. Eu perco estabilidade? Atrapalha o computador de bordo? O que posso fazer?

Caro Henrique: alterar as rodas de seu carro de aro 14 polegadas para 17 exige alguns cuidados. Para compensar o aumento do diâmetro, você terá que usar pneus de perfil mais baixo, o que vai comprometer o conforto. As caixas de roda podem não comportar um conjunto tão grande, prejudicando o diâmetro de giro. Além disso, vai haver interferência no velocímetro e até mesmo nos dados do computador de bordo, como hodômetro e distância percorrida.

ÓLEO

Dúvida na escolha entre lubrificante sintético ou mineral

Otávio César - Mauá (SP)

Gostaria de saber se motores que usam óleos sintéticos podem usar também óleos minerais. Se não, quais as consequências?

Oi, Otávio. O importante é você usar o lubrificante com as especificações (API e SAE) determinadas pelo fabricante. Mas o fato de ser sintético ou mineral não importa. Nesse caso, o que vai mudar é o prazo de troca, pois o mineral tem durabilidade menor.

SUSPEITA

Questionamento sobre serviços nos postos de abastecimento

Danilo Pimenta - danilo.ops@hotmail.com

Gostaria de saber se é mito ou verdade que quando se calibra o pneu no posto uma libra acaba ficando na mangueira. Então, se a calibragem é 30 libras acaba entrando no pneu 29 libras, o que prejudica a calibragem determinada no manual. E se esse mesmo problema pode existir com a gasolina na bomba de combustível.

Caro Danilo: se você considerar que os calibradores dos postos são aferidos e inspecionados pelos órgãos competentes, os números apresentados no visor devem ser reais. Ou seja, o ar que está na mangueira já está sendo compensado. O mesmo deve ocorrer com as bombas de abastecimento de combustível.

PAINEL

É mesmo preciso esperar as luzes apagarem para virar a chave?

Diego Queiroz - queiroz.diego@gmail.com

Diversas vezes ouvi falar da necessidade de aguardar uma determinada luz do painel do veículo apagar antes de dar a partida. Cada modelo tem a sua. No caso do Celta é a luz do combustível e no Fox a tal EPC. Ambas realmente apagam após alguns segundos depois de acionar a chave. Essa informação consta no manual, mas não encontrei em nenhum lugar orientação de que é preciso aguardar que ela apague antes de dar a partida. Alguns dizem que está no manual, outros dizem que são os mecânicos das concessionárias que recomendam. Só faltou alguém falar que recebeu uma mensagem divina dando a tal orientação. Dizem que não aguardar que a bendita luz se apague pode danificar algum mecanismo no carro. Afinal, isso é verdade ou é só mais um mito?

Olha, Diego, na verdade você não precisa esperar qualquer luz do painel apagar para virar a chave. Isso realmente é mito. Aliás, você deve ficar preocupado com o contrário. Se qualquer luz do painel não apagar depois de dar a partida, é sinal de que há problema em algum sistema do carro. E cada luzinha indica qual é o sistema que está com defeito.

MANUTENÇÃO

Dúvidas técnicas sobre a posição dos anéis do pistão do motor

Deyvid Silva - deyvid330@gmail.com

Sou ex-aluno do curso de mecânica do Senai e aprendi que os anéis do pistão têm as seguintes posições: o de compressão fica apontado para o lado liso do pistão; o de raspagem fica apontado para o lado oposto do de compressão; e o de lubrificação fica apontado para uma quina do pistão próximo ao pino da biela. Atualmente trabalho como auxiliar de mecânico e ao fazer um motor de um veiculo, mais especificamente um Siena Fire, o mecânico fez com a seguinte posição: o de compressão reto com o buraco do pino da biela: o de raspagem com o lado oposto ao de compressão e o de lubrificação apontado para o a quina próxima ao pino da biela. Queria saber qual das duas formas está correta. Em qual eu devo confiar? No meu professor, que é treinado em vários estados diferentes, ou no mecânico que eu ajudo? Qual é a forma recomendada pelos engenheiros mecânicos?

Oi, Deyvid. O importante é que os anéis não estejam apontando para o mesmo lado. O resto está sempre sujeito às mais variadas teorias, sem influenciar (ou influenciando desprezivelmente) o comportamento do motor e consumo de óleo.