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Boris responde - 08/01/2012

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MUNDO ANIMAL

Dúvida sobre a identidade do indispensável macaco

Jonathan Bettin - jobcunha1@gmail.com

Sei que existe elétrico, hidráulico e mecânico. Mas, por favor, qual o verdadeiro nome do macaco?

Grande questão, meu caro Jonathan. Macaco é a designação comum dada a todas as espécies de símios ou primatas antropoides. Brincadeirinha! Como você está falando da espécie automotiva, macaco é conhecido pelo singelo nome de macaco mesmo. Pelo menos não temos conhecimento de outra nomenclatura para o equipamento. Sabemos também, como você já mencionou, que existem os elétricos, os hidráulicos e os mecânicos. E tem até mistura de bichos, como o macaco jacaré. Mas no fim são todos macacos.

INCÔMODO

De onde vem esse cheiro forte de gasolina no carro?

Ronan Andrade - ronanandrade@hotmail.com

Meu pai tem uma picape Fiat Fiorino Working 97/97 que exala um forte cheiro de gasolina na cabine. Alguns mecânicos falaram que é comum no veiculo. Isso procede? O que causa o problema? Tem solução? É desagradável o cheiro o tempo inteiro no carro.

Caro Ronan: não é comum esse tipo de problema, pois cheiro de gasolina na cabine é sinal de possível vazamento. Para ter certeza do que está acontecendo, é preciso checar toda tubulação do sistema de alimentação, desde o motor até o tanque de combustível. Peça para verificar mangueiras, juntas e até a boia do tanque de combustível, pois um pequeno vazamento pode estar ocasionando esse problema.

CONSUMO

O carro bebe mais com os vidros abertos ou o ar ligado?

Marcos Veríssimo dos Santos - Duque de Caxias (RJ)


Gostaria de saber se o consumo de combustível é maior com ar-condicionado ligado ou com os vidros totalmente abertos. E se carro que tem corrente em vez de correia dentada dá sinal para trocar.

Olha, Marcos, alguns testes já comprovaram que, apesar do arrasto aerodinâmico, o carro que trafega com os vidros abertos apresenta um consumo de combustível menor do que com o ar-condicionado ligado. O aparelho proporciona conforto, mas rouba muita potência e exige mais do motor, aumentando o consumo. Quanto à corrente, ela costuma durar a vida toda e mais seis meses, mas pode também apresentar desgaste, só verificado no momento de um exame visual.

INCÔMODO 2

É mesmo comum o cheiro de gasolina dentro do Idea?

Roberto Correia - robertolcorreia@gmail.com

Tenho um Fiat Idea 2012 que exala um cheiro forte de combustível para dentro do carro durante o abastecimento, obrigando-me a desligar o ar-condicionado e abaixar todos os vidros. Levei o carro para a assistência técnica (o veículo tem apenas um mês e 1.500 quilômetros rodados) e o técnico disse que isso é normal nos modelos da marca. Acredito que não, pois tive um Punto e não acontecia isso.

Caro Roberto: como o fato ocorre sempre quando você abastece, pode ser que o problema esteja no bocal de abastecimento, com um possível desvio de combustível, ou na tampa do tanque, onde fica fixada a boia. Ali existe uma junta, que se não estiver bem encaixada vai permitir o vazamento do combustível dentro do carro, exalando cheiro forte.
(Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press -18/8/10 )

FLEX

A eterna dúvida na hora de abastecer o automóvel

Maria Edna Santos - mariaednasantos@rocketmail.com

Meu marido tem um VW Gol geração 4, 2011. Ele só abastece com gasolina e o carro é flex. Nunca abastecemos com etanol. Tem algum problema para o carro ou não? É preciso abastecer com etanol também?

Oi, Maria Edna. O motor do carro flex é projetado para funcionar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Portanto, você pode abastecer só com gasolina que não vai haver qualquer tipo de problema. O etanol só vale a pena se o preço for em média até 70% do valor do litro da gasolina ou se você quiser desempenho um pouco melhor.

LUBRIFICANTE

Qual o prazo correto para a troca do óleo e filtro?

Luís Carlos Godoy - Sorocaba (SP)

Minha dúvida é sobre o prazo de troca do óleo do motor e do filtro do óleo. No manual do meu carro diz que o óleo deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros e o filtro a cada 20 mil quilômetros. Mas os mecânicos em geral recomendam a troca a cada 5 mil e 10 mil quilômetros respectivamente. Quem devo seguir? Costumo rodar mais em rodovias pavimentadas, em trechos de 100 quilômetros, em uma velocidade superior a 80km/h.

Olha, Luís, teoricamente você deve seguir as recomendações do manual do proprietário, mas quando o assunto é óleo do motor, há controvérsias. Se você trafega com seu carro a maior parte do tempo em rodovias, significa que o motor trabalha em condições ideais de temperatura. Dessa forma, o lubrificante dura mais e assim você pode seguir os prazos determinados pelo fabricante. Mas se o carro trafega a maior parte do tempo em condições severas, ou seja, no para e anda do trânsito urbano, sem que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, é melhor seguir as recomendações dos mecânicos, trocando o óleo e o filtro a cada 5 mil quilômetros, para evitar a formação de borra no motor.

FREIOS

Troco as pastilhas junto com as lonas traseiras?

Otávio César - Mauá (SP)

Tenho um VW Gol geração 5 com 43.850 quilômetros rodados e já está na hora de fazer a segunda troca de pastilhas de freios. É necessário fazer a substituição das lonas traseiras também? O mecânico recomendou a troca somente acima dos 60 mil quilômetros. É isso mesmo?

Oi, Otávio. A substituição das pastilhas e lonas de freio vai depender muito do tipo de uso do carro. Quanto mais severas forem as condições de uso, mais rapidamente se dará o desgaste. Lembre-se que as pastilhas se desgastam mais rápido do que as lonas e que não há quilometragem determinada para a troca desses componentes. Porém, em condições normais de uso, o ideal é que a cada 10 mil quilômetros você leve o carro para uma revisão na oficina, pois assim o mecânico vai verificar a real necessidade da troca das pastilhas e lonas.
(Arquivo EM)

ÓLEO

Por que o lubrificante fica preto e o nível baixa muito?

Euler Ribeiro - euleribeiro@hotmail.com

Tenho um VW Logus 1.6 a gasolina, motor CHT, de 1994. Toda vez que viajo longas distâncias (4 mil quilômetros), quando chego ao destino o nível do óleo está muito baixo e preto, apesar de ter trocado antes da viagem. É normal?

Caro Euler: o óleo ficar mais escuro depois de rodar milhares de quilômetros é normal. Mas o nível baixar mais de um litro em cinco mil quilômetros deve mesmo ser sinal de algum problema no motor. Leve o carro a uma oficina especializada para uma averiguação mais detalhada, pois o motor pode estar precisando de retífica.