RUÍDOS
Se o tira-grilo for bom, o bicho para de cantar
Arlem Arrighi - Arlem.arrighi@hotmail
Alguns modelos de carros apresentam um nível de ruído interno excessivo. E existem algumas empresas que oferecem serviços que visam diminuir ou até mesmo acabar com esses barulhos dentro do carro, além de vedar o veículo por completo para evitar a entrada de água e poeira. Gostaria de saber se esse serviço é realmente eficiente e se não afeta no funcionamento do veículo? Vale a pena contratar tal serviço?
Oi, Arlem. Como em todos os setores do ramo automotivo existem profissionais e "profissionais". Se ele for competente, trocando corretamente as borrachas, isolando os pontos em que existem fontes de ruídos etc., com certeza o resultado será interessante, pois seu veículo ficará mais silencioso e vedado contra a entrada de água e poeira, sem que isso afete o funcionamento do carro.
PNEUS
Escamados indicam problema na geometria da suspensão
Paulo Adams - São Paulo
Tenho um Fusion que começou a fazer um barulho que parecia ser problema nos rolamentos. Fui a uma oficina e o mecânico me disse que eram os pneus que estavam "escamados". Realmente, ao passar a mão no pneu, notei que ele está cheio de degraus. O que ocasiona esse problema? Amortecedor, pneu de baixa qualidade, balanceamento? Há como recuperar um pneu escamado?
Paulo, os pneus "escamados" indicam , em geral, problema na geometria de direção. Comece, portanto, levando o carro para fazer alinhamento.
FREIOS
Disco empenado pode fazer o volante trepidar
Edson Carvalho - Edsonrc74@yahoo.com.br
Tenho um Astra Sedan GLS 2.0 8V MPFI, ano 2000. Há cerca de um mês, comecei a notar que quando estou a uma velocidade de aproximadamente 60km/h e aciono o freio, o volante trepida. Já troquei as pastilhas do freio, pois ao realizar a manutenção notei que estavam com "meia-vida", mas o problema, embora tenha diminuído, ainda persiste. Pensei que pudessem ser os discos, mas eles estão novos. Você saberia me dizer qual é o provável problema?
Edson, se o pedal do freio trepida, é porque o disco está aparentemente novo, mas ligeiramente empenado. Dependendo do quanto estiver fora do padrão, ele terá que ser retificado ou substituído.
COMBUSTÍVEL
Motor desenvolvido para o S-50 não deve usar outro diesel
Júlio César Zancan - jczancan@yahoo.com.br
Posso usar o diesel comum nos veículos que trazem a recomendação de rodar apenas com o combustível S-50, com baixo teor de enxofre? Caso contrário, como ficam os proprietários de veículos com essa tecnologia, já que, mesmo na capital do Brasil (e inúmeras outras cidades), praticamente não há postos com o novo diesel? Se a resposta for negativa, não resta dúvida de que o combustível que move as autoridades é mesmo a incompetência.
Júlio, realmente a resposta é não. Quer dizer, a indústria diz que o uso esporádico (em último caso para você não ficar parado na estrada) não tem problema. Mas se você fizer uso frequente do diesel comum nos veículos, que exigem o combustível com baixo teor de enxofre, certamente terá dor de cabeça. Nos modelos pesados, dotados de tecnologia SCR, a durabilidade do catalisador vai ficar comprometida. Já com a tecnologia EGR, usada nos leves, o diesel comum vai provocar o entupimento do filtro particulado e a corrosão das válvulas e do circuito em que os gases do escapamento recirculam.
FIELDER
Óleo mais grosso não resolve problema de “tik tik” do motor
Douglas Lopes - Brasília – DF
Tenho uma perua Toyota Fielder, ano 2005/2006, que está apresentando um barulho do tipo "tik tik" quando o motor está aquecido. Segundo o meu mecânico de confiança, esse ruído seria a falta de ajuste de válvula. Ele fez a regulagem mas, como o barulho continuou, recomendou que eu trocasse o óleo indicado no manual (que é o 5W30 ou o 10W40) por um 20W50. Isso faz algum sentido? Você poderia me sugerir uma solução para que eu não tenha problema no futuro?
Obrigado pela pergunta, Douglas. Seu mecânico deve estar desatualizado, pois o óleo que ele recomendou não combina com motores mais modernos. Trata-se de um lubrificante para motores mais antigos, que não tem nem o nível de viscosidade correto nem a resistência térmica adequada para suportar o funcionamento desse motor. Primeiro, troque de mecânico. Depois, procure outro mais atualizado para que ele possa dar um diagnóstico mais preciso.
MOTOR
Manutenção do oito válvulas é mais barata e menos complicada
Odailton Cezar Santos - São Paulo
Gostaria de saber se é verdade que o custo da manutenção de um carro com motor de 16 válvulas é bem maior em relação a outro carro com propulsor de oito válvulas.
Não é bem maior, Odailton, mas é um pouco mais cara, pois são mais peças a serem substituídas na hora de retificar o motor.
LUBRIFICANTE
Posso trocar o óleo do motor fora da rede de concessionários?
Breno Heringer - Brasília
Comprei um Sandero zero (12/12). De acordo com o manual, as revisões ocorrem a cada 10 mil quilômetros. Só que eu faço utilização "severa" do carro, rodando predominantemente por trechos urbanos com menos de 6 quilômetros. Nesse caso, a troca de óleo ocorre a cada 5 mil quilômetros. Eu posso fazer a troca fora da concessionária, utilizando o óleo com as especificações do manual? Ou tenho que obrigatoriamente fazer na concessionária para não perder a garantia?
Breno, se você usar um óleo com as mesmas especificações previstas no manual (e de marca reconhecida no mercado) e, no seu caso, realizar as trocas a cada seis meses ou cinco mil quilômetros (o que ocorrer primeiro), você não precisa necessariamente fazer esse procedimento em concessionários, podendo procurar um ponto de troca. Mas, sabe como são essas montadoras, né ? Consulte antes a Renault para evitar surpresa no futuro!
SEDÃS
Corrente de ar evita que a chuva atrapalhe a visão no vidro traseiro
José Pereira de Souza - torquato306090@gmail.com
Sou proprietário de um Chevrolet Prisma e tenho dificuldade para enxergar pelo vidro traseiro em dias de chuva. Acho que um limpador nesse vidro ajudaria o motorista. Por que as montadoras não colocam esse item em sedãs?
Ao contrário dos hatches e peruas, a própria corrente de ar que passa pelo vidro traseiro dos sedãs evita que eles fiquem sujos. Além do mais, nem tem espaço para adaptar o limpador e o lavador traseiros...
PROTEÇÃO
Veículos blindados passam por vistorias e revisões específicas
Artenio da Silva - Santa Maria (RS)
Estou pesquisando anúncios de venda de carros usados blindados e percebi que, em alguns casos, os veículos sem blindagem eram muito mais baratos ou tinham o mesmo preço. Gostaria de saber se a blindagem tem validade. Eles têm que fazer outros tipos de revisão? Têm que passar por algum tipo de vistoria para a emissão de laudos?
De acordo com Fábio Rovedo de Melo, da Concept Blindagens, não há uma validade específica para a blindagem, mas os fabricantes de materiais oferecem uma garantia de três anos para os vidros e de cinco a oito anos para a parte opaca (manta e aço) e para componentes alterados (como os mecanismos dos vidros, por exemplo). Fora a revisões normais do veículo (previstas no manual), os blindadores recomendam uma revisão após dois meses do serviço e, depois disso, anualmente. Todo veículo precisa de uma autorização do Exército para ser blindado (sistema Siscab). Depois de concedida essa permissão, o carro terá que ser submetido a uma vistoria de um órgão credenciado pelo Inmetro para que o documento, no qual constará que ele é blindado, seja liberado.