CUIDADOS
Muita calma na hora de puxar
o freio de estacionamento
Guilherme Duarte
Rio de Janeiro
Quando puxo o freio de mão devo fazê-lo de forma delicada, ou seja, puxar clique por clique, ou então brutamente, puxando tudo para cima de uma vez? Existe alguma maneira de prejudicar menos o equipamento?
Oi, Guilherme. Nem tanto ao céu nem tanto à terra. Se você puxar muito delicadamente, há riscos de o carro descer morro abaixo quando os componentes do freio esfriarem. Mas nem de forma bruta, pois você pode estragar o sistema. Procure um meio-termo dentro de um critério de bom senso.
(Marlos Ney Vidal/EM/D, A Press - 29/11/10)
AUTOMÁTICO
Posso reduzir para a posição L
com o veículo em alta velocidade?
Hudson de Carvalho Silva
Goiânia
No câmbio do Ford Fusion 2.5L tem a opção da marcha L. Se estiver andando com a sexta marcha e quiser reduzir para a quinta, posso mudar a alavanca para essa posição? E, por exemplo, depois da ultrapassagem mudar para a posição D?
Olha, Hudson: se você estiver de sexta marcha no câmbio automático e quiser reduzir para uma ultrapassagem, o que você deve fazer é pisar fundo no acelerador para acionar o sistema kick down, que vai mudar para uma marcha mais reduzida, sem tocar na alavanca. Voltar para L provavelmente nem será possível, pois a redução só acontece se o carro estiver em velocidades mais baixas. Há um bloqueio eletrônico para evitar que a marcha L seja engatada em altas velocidades, levando o motor a elevadíssimos giros, que poderia danificá-lo.
PNEUS
Existem vantagens ou riscos
em calibrar com nitrogênio?
Katie Borges Parente
Fortaleza
Um amigo me falou que trocar o ar dos pneus para nitrogênio proporciona mais economia de combustível. Existe mesmo essa vantagem ou alguma outra? Existe algum risco nessa troca?
Oi, Katie. Calibrar os pneus com nitrogênio é bastante recomendável se seu carro for um bólido de Fórmula 1. Mas, num automóvel normal, é jogar dinheiro fora.
SUSPENSÃO
Problema de rangido pode ser
resolvido com lubrificação?
Jefferson Júnior Soares
São Carlos (SP)
Minha esposa adquiriu recentemente um Renault Logan que tem um rangido na suspensão. O que poderia estar provocando esse rangido? Poderia aplicar um lubrificante à base de silicone nas partes móveis da suspensão para solucionar respectivo rangido?
Jefferson, é impossível diagnosticar a distância a origem do barulho na suspensão do Logan. Mas já tem tempo que os automóveis não precisam mais de nenhum tipo de lubrificação na suspensão, o que nos faz imaginar que essa não será a solução para o problema.
REVISÕES
Por que as pastilhas ficam de
fora dos itens que são checados?
Celso Moreira
Aracajú
Tenho um Renault Mégane Grand Tour. O carro tem três anos de garantia, entretanto nenhuma revisão oferecida inclui a troca de pastilhas de freio, mesmo que nesse tempo o carro chegue a 100 mil quilômetros rodados. Fiz uma pesquisa na internet com outras montadoras que também não incluem a troca de pastilhas. Apenas trocam óleo, filtros, de vez em quando velas e uma vez a correia dentada. Gostaria de saber porque as concessionárias não incluem nos itens trocados na revisão as pastilhas de freio? Gostaria de saber também se existe uma lei que rege as revisões obrigatórias nas concessionárias.
Oi, Celso. Os itens de desgaste normal do automóvel não estão compreendidos dentro da garantia. Isso se aplica aos componentes do freio, embreagem, pneus etc. Não existe legislação específica em relação às revisões obrigatórias ou garantia, exceto a que prevê seu prazo de, no mínimo, três meses, para automóveis novos ou usados.
CÂMBIO
O sequencial ajuda a
melhorar o desempenho?
Marcelo Tini
matadiver@hotmail.com
Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre os tipos de câmbios, mais precisamente em relação ao desempenho. O câmbio sequencial oferece a mesma possibilidade de desempenho do manual? Minha dúvida é porque pretendo comprar um veículo novo e sempre tive carros com câmbio manual, mas agora esse tipo de mecanismo está muito depreciado na hora da venda do veículo, então gostaria de outra opção sem perder no desempenho.
Oi Marcelo. Alguns sistemas de câmbio automático, os chamados sequenciais, permitem que a mudança de marcha seja também efetuada de forma manual, seja na alavanca, seja nas paletas atrás o volante. O desempenho depende do tipo do sistema e pode oferecer desempenho um pouco melhor ou idêntico ao manual.
(Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press -19/5/10)
IGNIÇÃO
Cuidados necessários na hora
de dar a partida no motor
Carlos Eduardo Leal de Gusmão
Rio das Ostras (RJ)
É verdade que para dar a partida no carro deve-se primeiro ligar a bateria e só depois que a luz da chave se apagar é que ligamos o motor?
Caro Carlos: não é necessário esperar as luzes do painel se apagarem para acionar o arranque. Mas é sempre interessante verificar, antes ou depois de acionar o arranque, se todas se apagaram, pois, caso contrário, é sinal de que há algum problema no automóvel.
Boris Responde - 07/08/2011
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