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Boris responde - 05/11/2012

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ESPANTO
Por que os pneus traseiros do meu carro acabaram tão rápido?

Sirlene Ramoniga
Quatiguá - PR
 
Comprei um Hyundai Tucson zero quilômetro e, aos 3.800 quilômetros, calibrando os pneus, o frentista me alertou que os traseiros estavam desgastados demais para um carro novo. Como na minha cidade não tem concessionária Hyundai, liguei para o 0800 e indicaram uma concessionária, em Londrina, aonde fui duas vezes e verificaram o problema, alegando que era preciso esperar a resposta da montadora. Uma semana depois veio o laudo, afirmando que o desgaste era normal. Passado este período, o carro está com 4.800 quilômetros e quase sem pneus traseiros. O que devo fazer, já que o carro tem cinco anos de garantia?

Olha, Sirlene, você deve exigir os seus direitos. Não tem lógica os pneus apresentarem um desgaste tão acentuado com quilometragem tão baixa. A menos que o carro estivesse totalmente desalinhado e com os rodas desbalanceadas. Mas, de acordo com seu relato, tais problemas não foram apontados pela concessionária da marca. Ou tem algum problema com o carro (na suspensão, talvez!) ou com os pneus. Mas se a montadora não der a devida importância para o seu problema, contrate um advogado, faça uma perícia no carro e entre na Justiça contra a mesma.
 

REVISÃO
É mesmo necessário fazer o balanceamento das rodas?

Renalvo Cavalcante Pereira
renalvocavalcante@ig.com.br

Faço alinhamento do meu VW Fox a cada seis meses e rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros, e o mecânico quer também fazer o balanceamento das rodas. Isso é necessário ou picaretagem?

Olha, Renalvo, é recomendável, sim, conferir o balanceamento das rodas quando você passa com o carro em algum buraco ou levou uma pancada. Se o serviço não for feito, certamente vai comprometer a dirigibilidade do automóvel, além de provocar o desgaste prematuro dos pneus. Mas nem sempre o alinhamento de direção indica a necessidade de se fazer o balanceamento das rodas.

 

 

 

 

POLÊMICA
Alinhamento de roda traseira é picaretagem ou é necessário?

Igmar Feitosa
igmarfeitosa@hotmail.com

É verdade que alguns carros necessitam de alinhamento nas rodas traseiras?

Oi, Márcio. É verdade sim. Os modelos com suspensão independente ou multilink exigem alinhamento tanto das rodas dianteiras quanto das traseiras. Por isso, carros com esses tipos de suspensões precisam de alinhamento das rodas de trás.

 

 

NA INTERNET
Chip que aumenta a potência e reduz o consumo é picaretagem?
 
Perivaldo de Silva Neves
Salvador

Há alguns anúncios na internet sobre um chip (Unichip) que pode aumentar potência e reduzir consumo. Dizem que é uma central eletrônica que trabalha em conjunto com a central eletrônica original do veículo. Gostaria de saber se você conhece ou já testou algo parecido, ou se é mais um tipo de picaretagem no mercado.

É "meia picaretagem", Perivaldo. Aumentar potência, pode ser que sim. Mas, no momento em que o ajuste da fábrica é alterado, pode ter certeza de que o consumo e as emissões aumentam junto. Se esse chip fosse mágico e aumentasse desempenho reduzindo o consumo, pode saber que a própria fábrica iria desenvolvê-lo.

 

 

 

MISTÉRIO
De onde vem o mau cheiro quando desligo o ar-condicionado do carro?

Eduardo Pereira
Rio de Janeiro

Tenho um Renault Logan 2008/2009 e o ar-condicionado desse carro exala um mau cheiro depois que é desligado.
Já foi trocado tudo, porém continua com um cheiro de mofo. Fui informado que esse modelo não tem filtro no
ar-condicionado. Isso pode provocar o mau cheiro?
O que devo fazer?

Caro Eduardo, realmente o seu carro não tem filtro de ar-condicionado e com isso os odores que entram pelo compartimento do motor acabam passando para a cabine. Estranho é você sentir cheiro de mofo, o que não é muito normal. A menos que seu carro esteja com algum componente umedecido. A melhor opção é levar o veículo a uma oficina especializada em manutenção de ar-condicionado automotivo para que o sistema seja revisado.

 

 

AMOLAÇÃO
Consumo elevado de água e óleo é certeza de problemas no motor?

Alexandre Siqueira
alexandre_siqueira@live.com
 
Tenho um Ford Ka 1999, equipado com motor Endura, que no caso está me dando dor de cabeça. O carro anda apresentando consumo de água e óleo de motor muito elevado. Chega ao ponto de ter que repor a água a cada três semanas e o consumo de óleo é de um litro por mês. Isso é normal?

Alexandre, se seu carro já tem uns 13 anos, deve ter cerca de 100 mil quilômetros rodados. Nesse caso, um litro de óleo a cada mil quilômetros é muito, mas não é exagerado. Quanto ao consumo de água, se ele não estiver esquentando, quase fervendo, é claro que tem um vazamento. Leve seu Ka a uma oficina para ver por onde a água está passando.



MANUTENÇÃO
O ronco do meu carro tem a ver com o catalisador ou o silencioso?

Márcio Carvalho
car_valho@hotmail.com

Tenho um Chevrolet Celta 2001. Ao ligar meu carro e acelerá-lo, ouço um ronco como se tivesse uma peça vibrando, que vem do escapamento. Levei-o a uma oficina especializada achando que alguma borracha que segura o escapamento estava solta ou ruim, mas o mecânico disse que o problema era no catalisador. Mas em alguns blogs descobri que o catalisador não dá problema: ou funciona ou não funciona. Se não funcionar, o carro morre, pois não tem passagem pela área de escape. Disseram ainda que o problema é no silencioso. E agora, troco o catalisador ou o silencioso?

Caro Márcio, geralmente, o catalisador dura em torno de 80 mil quilômetros, se for original, e 40 mil quilômetros se for de reposição, mas desde que sejam feitas as devidas revisões e que o carro seja abastecido com combustível de procedência. Um veículo com problemas nos bicos injetores ou na ignição tem grandes chances de comprometer a durabilidade do catalisador. Mas se seu carro já superou os 80 mil quilômetros, provavelmente o catalisador está velho e deve ser substituído, pois do contrário vai comprometer o desempenho do motor, além de aumentar o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O ronco que você ouve pode ser proveniente do catalisador ou do silencioso, mas é preciso retirá-los para que seja feita uma verificação detalhada.


CORRERIA
Por que o relógio do meu carro anda sempre apressado?

Sônia Quadros
Curitiba

O relógio do carro está sempre se adiantando sozinho. Já arrumei a hora três vezes nos últimos sete dias. Será que tem algum problema elétrico no carro? A bateria é relativamente nova, pois foi colocada em dezembro de 2011. Gostaria de alguma dica.

Oi, Sônia. Não acredito que o problema seja bateria, pois, se ela estivesse fraca, iria atrasar o relógio, e não adiantá-lo. O defeito pode estar no próprio relógio, que anda apressado. Mas, para eliminar a dúvida, procure um especialista em relógios.

 

 

MUDANÇAS
Por que não fazem mais carros com bom torque em baixa rotação?

Marco Calixto
mcalix@ig.com.br

Sou proprietário de um Chevrolet Astra hatch 2.0, 2009, com o excelente motor de alto torque em baixa rotação (19,1kgfm a 2.600rpm). Depois que a GM cometeu o equívoco de abandonar este motor para colocar um 1.8 de menor torque em rotação mais elevada, fiquei sem opção para comprar um carro nacional com esta característica de alto torque em baixa rotação. Sei que o excelente 1.6 da Volkswagem tem bom torque em baixas rpm (2.500rpm), mas os carros dessa marca têm acabamento incompatível com meu Astra. Entre os carros nacionais, existe outro com estas características de alto torque em baixa rotação?

Oi, Marco. Você tem razão: torque em abundância, em baixa, está acabando. Atualmente, só mesmo subindo o ponteiro do conta-giros. Saudades do Fusca!



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