MOTOR
Por que depois de quente meu carro não quer mais ligar?
Wagner Galergo - Novo Gama (GO)
Tenho um Fiat Palio Weekend 16V, e toda vez que o motor esquenta, quando desliga ele não liga mais. O que será que pode estar acontecendo? Poderia me ajudar?
Olá, Wagner. Deve ter algum sensor da sua injeção eletrônica com problemas. Faça o diagnóstico em alguma oficina de concessionária (ou outra que tenha computador com programa específico) para descobrir a causa do problema.
COMBUSTÍVEL
Nossa gasolina misturada com etanol pode prejudicar o motor?
Rafael Taveira - rtv.rafataveira@gmail.com
No Brasil, a gasolina é "aditivada" com certo percentual de etanol. Esse fato pode trazer algum prejuízo aos motores de veículos nacionais e importados que funcionam apenas com gasolina? Eles podem ter a durabilidade reduzida em função dessa mistura? O funcionamento pode ser comprometido? Ou existe alguma preparação feita pelos fabricantes e importadores nos motores dos veículos que consomem apenas gasolina, feita de forma prévia à importação ou fabricação no Brasil, para aceitarem o combustível nacional sem trazer prejuízos?
Oi, Rafael. Não há problema na aditivação do etanol na gasolina. Aliás, o Brasil não é o único país a fazê-lo. Até nos EUA existe o gazohol, também uma mistura de ambos. Até automóveis importados que não foram preparados para a gasolina com etanol funcionam sem problemas com o nosso combustível. É importante destacar que a Podium, gasolina comercializada em alguns postos BR, é uma das melhores do mundo. O que pode provocar problemas é uma proporção maior que 25% de etanol, o que já caracteriza uma gasolina adulterada e vendida em alguns postos desonestos.
COLEÇÃO
Qual o melhor cavalete para manter meu antigo suspenso?
Walter - dakota_c479@yahoo.com.br
Pretendo adquirir brevemente um Lincoln Town Car fabricado na década de 1990 para coleção, cuja quilometragem está bem baixa, porém não pretendo usá-lo para sair ou fazer compras. Pretendo apenas deixá-lo na garagem, sem uso, e ir limpando todos os dias. Ocorre que, para evitar estragos na suspensão e no motor, terei que ligá-lo de vez em quando. Por esse motivo, gostaria que me indicassem algum modelo ou tipo de cavalete. Também gostaria de saber quais os cuidados e procedimentos a serem tomados para essa finalidade, pois o peso do veículo se aproxima dos 2 mil quilos. O fato de ficar suspenso continuamente pode avariar algum mecanismo do carro? Tem conhecimento de alguma marca de cavalete de melhor qualidade?
Prezado Walter: se o carro for da década de 1990, é proibido importá-lo. Só veículos com mais de 30 anos de fabricação e considerados antigos é que podem ser importados para o Brasil. Mas se você conseguir comprar o carro aqui no Brasil de alguém que o trouxe zero quilômetro nos anos 1990, não é recomendável deixá-lo por muito tempo sobre cavaletes, pois certamente terá problemas em partes mecânicas, que ressecam, oxidam e deterioram. Carro foi feito para rodar, pois, do contrário estraga.
LUBRIFICANTE
É normal o consumo de um litro de óleo a cada mil quilômetros?
Leury Miguel de Souza Melo - Goiânia
Comprei um Audi A3 1.8 Turbo, automático, 2003, porém na primeira semana notei que estava diminuindo o nível de óleo do motor, na proporção de um litro para cada mil quilômetros rodados. Detalhe curioso é que o veículo não está vazando óleo nem aparenta estar “fumando” pelo escapamento. Mas em alguns momentos parece perder a força. Retornei à loja que me vendeu o carro, já que ele estava na garantia de três meses ou 3 mil quilômetros. Deixei o veículo na revenda para avaliação e disseram que aquele consumo de óleo de motor era normal para um carro com motor turbo. É picaretagem do vendedor ou não? Quais testes poderiam identificar o real problema?
Caro Leury: há fábricas que consideram normal o consumo de até 1 litro por mil quilômetros, embora o consenso entre os engenheiros da industria seja de no máximo 200ml a 300ml por mil quilômetros.
BARULHO
De onde vem o estranho ruído que me atormenta em meu carro?
Alexandre Arthur Avezum - Uberlândia
Tenho um Peugeot 307 Feline 2.0 16V, 2006, e o carro apresenta apenas um problema: quando trafego em ruas de pedras ou com asfalto irregular, faz um barulho nas rodas que parece que as pastilhas de freio estão batendo, ou outra peça de metal. Não chega a ser insuportável, mas incomoda muito. Parece um grilo! Li a respeito do problema e dizem que se trata de uma bucha de plástico que vai no eixo, e que basta enchê-la de graxa para pôr fim ao barulho, mas depois ele volta. Qual seria a solução para o problema?
Difícil um diagnostico a distância, mas você já experimentou rodar com o carro em um trecho em que o barulho normalmente aparece pisando de leve, só de leve, o pedal do freio? Quem sabe o barulho está aí?
SEDÃ
Dúvidas sobre caixa que arranha e uso de gás natural veicular
Roger A. Silva - São Gonçalo (RJ)
Tenho um Chevrolet Corsa Sedan Premium 1.4 Econoflex 2008. Por que ao engatar a primeira marcha e a ré quase sempre a marcha arranha? Percebi isso em outro Chevrolet que tive e também nos de outras pessoas que conheço. Isso é crônico? Por utilizar muito o carro, coloquei GNV, tendo que optar por um entre os dois combustíveis possíveis, mas a regulagem com gasolina não deu certo. Por isso, tive que optar por etanol e GNV, quando preferia gasolina e o gás. Gostaria de saber os cuidados que realmente preciso ter para manter o motor sempre em bom estado, pois procuro sempre rodar também com etanol, pois falam que GNV resseca o sistema. É verdade? Além do normal (óleo, filtros etc), preciso ter algum cuidado específico devido ao GNV?
Olha, Roger, quanto à caixa arranhar, o problema deve ser resolvido com uma revisão da embreagem. Quanto ao uso do GNV, desde que o equipamento seja de boa qualidade não há nenhum cuidado especial a ser tomado. Só uma boa manutenção no sistema do gás e do próprio carro.
ALINHAMENTO
Carro novo precisa realmente conferir a cambagem das rodas?
Rafael Almeida - Belo Horizonte
Tenho um Fiat Uno Sporting 2011/2012 com cerca de 13 mil quilômetros rodados. Levei-o para fazer balanceamento e alinhamento. Quando foi conferido o alinhamento, identificaram a necessidade de fazer cambagem nas rodas traseira esquerda e dianteira direita. Gostaria de saber se é comum ter que fazer a cambagem em um carro com seis meses de uso. Posso reclamar na garantia?
Oi, Rafael. A necessidade de alinhamento e balanceamento independe da quilometragem rodada. Você pode retirar o carro zero de uma concessionária e passar em seguida por uma estrada muito esburacada, que vai exigir reparos. Nos serviços de alinhamento são conferidos a convergência a cambagem e o cáster. Porém, tem sido prática comum das empresas especializadas nesse tipo de serviço cobrar a cambagem separadamente, sob alegação de que exige o uso de equipamentos especiais.
SERVIÇO
Os calibradores de pneus dos postos são de fato fiscalizados?
Márcio Urvinis - São Bernardo do Campo (SP)
Gostaria de saber sobre os calibradores de pneus que existem em postos de combustível. Eles são aferidos pelo Inmetro? Existe fiscalização? Quando se calibra em um posto 31 libras e logo em seguida vai a outro posto para calibrar, ele acusa que o pneu está acima ou abaixo da calibragem. O que fazer?
Caro Márcio: se não são aferidos pelo Inmetro, deveriam ser. E também deveriam ser fiscalizados periodicamente. Realmente, a prática mostra que existe diferença entre um calibrador e outro. A solução é utilizar o equipamento de um posto mais confiável, que demonstre de forma clara a aferição e a averiguação do aparelho, ou então comprar um calibrador portátil encontrado nas auto-peças.