VIDROS
Qual película posso usar?
Álvaro Braga
alvarobraga@terra.com.br
Boris, qual é legislação para o uso das películas? Agora aqui em Brasília não se pode usar mais nenhuma, pois se o carro tiver vidros verdes e qualquer película, a máquina do Detran aponta que ela está acima do limite permitido.
Álvaro, de acordo com a Resolução 254 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que se encontra em vigor, a transmissão luminosa do para-brisa incolor não deve ser menor que 75%. Já nos para-brisas coloridos, como os de vidro verde, esse valor é 70%, assim como o das janelas dianteiras (incolores ou coloridas). As janelas e o vidro traseiro não podem ter menos que 28% de transmissão luminosa. Películas refletivas não são permitidas.
CRIANÇAS
Assento infantil na frente, pode?
Deivison Jesus
dawydson@yahoo.com.br
Olá. Tenho um Chevrolet Kadett que, como é um carro mais antigo, não possui cinto de três pontos no banco traseiro. Posso instalar o bebê conforto no banco dianteiro? Se possível gostaria de saber qual resolução do Contran aborda isso. Obrigado!
Pode sim, Deivison. A resolução do Contran que trata do assunto é a 277. Porém, como ela não previu situações como a sua, em 2010 foi publicada a Deliberação nº 100, que permite o uso dos assentos infantis no banco dianteiro quando: o veículo só tiver esse banco; a quantidade de crianças com menos de 10 anos exceder a lotação máxima do banco traseiro; originalmente o veículo só tiver cinto de dois pontos no banco traseiro (seu caso!).
AMACIAMENTO
Dá para melhorar a performance do carro?
Fabiana Alves Ferreira
fabianaabril@ig.com.br
Acabei de comprar um Grand Siena Attractive 1.4 e vou pegá-lo daqui a alguns dias . Gostaria de saber como faço para amaciar o motor para que ele fique com um bom arranque. Agradeço pela atenção.
Não faça nada, Fabiana. Não há nada que prove que alguma técnica de direção, como fazer as trocas de marcha com giros altos do motor, possa aumentar sua potência ou torque. Pelo contrário, evite forçar demais o veículo nos primeiros 500 quilômetros rodados.
TROCA-TROCA
Rodízio de pneus: é para fazer?
Firmino Cota Souza Junior
souzajunior20@gmail.com
Prezado Boris, gostaria de saber se é recomendado fazer o rodízio de pneus. Se for, com quantos quilômetros devo fazer? Tenho um Renault Clio e já fiz duas revisões (de 10 e 20 mil quilômetros). Fui a uma oficina autorizada (Renauto, em Anápolis-GO) e disseram que esse procedimento não está previsto no manual do veículo.
O rodízio é recomendável, sim, para que todos os pneus se desgastem por igual. Ele deve ser feito a cada 5 mil quilômetros, conforme um dos diagramas que seguem: um usando o estepe e outro sem ele. Divirta-se!
SÃO TOMÉ
Como saber se o carro tem ABS?
Dante Scalioni
dantescalioni@yahoo.com.br
Olá, Boris! Comprei um Nissan Tiida com freios ABS. Como faço para saber se realmente o carro tem o equipamento?
Dante, a primeira evidência de que o carro tem o sistema antiblocante de freio é a luz do sistema, que se acende no painel de instrumentos ao virar a chave na ignição. Então procure por essa luz (como a da foto), que deve acender e em seguida apagar (caso o sistema esteja ok). Outra maneira de conferir isso é colocar seu carro à prova. Procure por um lugar seguro, uma reta, e aplique uma frenagem severa (sem virar o volante). Se você perceber que as rodas não arrastaram e que houve uma trepidação no pedal de freio (que é normal), é porque o ABS atuou. Agora, se você perceber que as rodas estão travando, há algo errado.
MOTOR
Ainda precisa amaciar?
Jailson Coutinho
jailsonrc@gmail.com
Prezado Boris, acabo de comprar um Siena EL 1.0 2013 e gostaria de saber qual a melhor maneira de amaciar o motor. Ainda existe essa necessidade atualmente? Desde já agradeço. Um forte abraço.
Não precisa, Jailson. O amaciamento é o processo de estabilização das peças móveis do motor por meio do atrito. Como as peças dos motores atuais são produzidas com ajustes mais precisos, esse cuidado não é mais necessário. Eu aconselho apenas um cuidado nos primeiros 500 quilômetros, que é não pisar muito fundo. Então evite subir muito os giros do motor nessa fase.
SEM EMBREAGEM
Tem problema trocar as marchas “no tempo”?
Thiago Vieira Rocha
thiago_vrocha@hotmail.com
Gostaria de saber se fazer as trocas de marcha “no tempo” traz algum malefício ao veículo, seja em progressão ou em redução. Reparei que se a troca é feita no giro certo do motor a marcha entra sem arranhar.
É isso mesmo, Thiago. Se trocar com a rotação certa, a marcha entra redondinha. Para quem não sabe, passar marcha “no tempo” é fazer as trocas sem usar a embreagem. Mas me explique uma coisa: você está com algum problema na embreagem? Porque passar marcha “no tempo” só se justifica se houver algum problema na embreagem ou nos anéis sincronizadores das marchas.
AUTOMÁTICOS
Como deve ser a manutenção?
Victor Belsito
victorbelsito@hotmail.com
Tenho um Focus 2.0 com câmbio automático. Comprei-o usado. Gostaria de saber quais cuidados devo ter para a maior durabilidade do câmbio. De quanto em quanto tempo preciso substituir o fluido da caixa? Obrigado.
O cuidado que você deve ter é seguir à risca a manutenção do câmbio prevista no manual do proprietário. Se seu carro não for muito antigo e você não tiver o manual, acesse o site da Ford e faça o download em PDF. Se você consultá-lo e não tiver chegado a hora da revisão, espere chegar. Mas se já tiver passado da hora e você não tem certeza de que o antigo dono
fez a manutenção,
providencie-a logo.